Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Rio de Janeiro terá primeira favela do Brasil com telhas fotovoltaicas - WITRI

Rio de Janeiro terá primeira favela do Brasil com telhas fotovoltaicas

telhas fotovoltaicas

Compartilhe este conteúdo:

As telhas solares estão chegando nas favelas do Rio de Janeiro. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Eternit – companhia focada no setor de materiais de construção e líder de mercado no segmento de coberturas – e a Revolusolar, que está selecionando moradores das comunidades Chapéu Mangueira, Babilônia ou Ladeira Ari Barroso para fornecer e instalar telhas fotovoltaicas de fibrocimento em uma residência. A casa escolhida será a primeira localizada em uma favela do Brasil a contar com a inovadora tecnologia Eternit Solar.

Lançada este mês pela Eternit, a solução chega ao mercado com a perspectiva de democratizar o acesso à energia solar, já que possui compatibilidade com as amplamente conhecidas telhas onduladas de fibrocimento, carro-chefe da empresa. “É uma tecnologia revolucionária que beneficiará uma camada maior da população por seu custo mais acessível”, destaca Luís Augusto Barbosa, presidente da Eternit.

A Eternit doará 12 telhas, além de oferecer treinamento de instalação do equipamento e acompanhar toda a execução. A estimativa de geração mensal de energia é de 140 KWh e uma potência de 1Kwp.

Os interessados deverão se cadastrar até o dia 26 de maio. A casa selecionada entrará para a Cooperativa Percilia e Lucio, primeira cooperativa de energia solar em favelas, cuja operação teve início em 2021.

Seguem, abaixo, os critérios e requisitos para receber as telhas:

  • Ser Morador de Chapéu Mangueira, Babilônia ou Ladeira Ari Barroso;
  • Possuir telhado ou lage entre 28 e 32m2 e com bastante insolação;
  • Ter infraestrutura avaliada como segura pela equipe técnica da Eternit;
  • Ter medidor de luz bifásico;
  • Se reconhecer como produtor e consumidor da energia elétrica produzida pela telha solar de sua própria casa.