A Rede Inter Prime Lar & Construção, que reúne lojas tradicionais de materiais de construção em mais de 40 cidades de São Paulo, triplicou o número de matrizes do grupo empresarial de 9 para 27 unidades, além de chegar a 50 pontos de vendas nos últimos quatro anos. A rede também dobrou seu faturamento anual desde 2019. O período coincide com a modernização da coleta e análise de informações e dados do grupo, que eram feitas de forma manual desde sua fundação em 2008 e passaram a ser realizadas com tecnologias especializadas.
A escalada tem como aliada a Área Central, líder nacional em soluções e inteligência para grupos de negócios. De acordo com Juliana Menani Cano, gestora na Rede Inter Prime, em setembro de 2019 a Rede escolheu a empresa sediada em Rio do Sul (SC) para fornecer a plataforma AC Hub, dedicada a gerar inteligência para gestão, compras conjuntas e vendas e comunicação integrada para redes e centrais de negócios e franquias.
Desde então, as inúmeras informações e dados transmitidos em tempo real pela solução, deram um novo rumo para a empresa, tornando as tomadas de decisão mais céleres e assertivas, impactando nos resultados financeiros e no aumento considerável de associados.
A percepção tem razão de existir: a tecnologia da Área Central é referência no segmento e reúne cerca de 200 grupos empresariais e mais de 600 fornecedores em pelo menos 20 setores da economia. Somente em 2022 foram registrados mais de R$ 60 bilhões transacionados em compras na plataforma.
Conforme registros da Inter Prime, antes da parceria ser firmada o grupo mantinha um esforço para o negócio continuar dando certo, mas enfrentava alguns desafios como os relatório de controle que eram feitos de forma manual, tornando o processo oneroso e lento. “No nosso setor, as informações são preciosas e nós tínhamos dificuldade na velocidade de obtê-las de forma estratégica para o negócio. Esse era um processo que às vezes beirava o amador, não por falta de profissionalismo em lidar com os dados, mas pela falta de conteúdos e números obtidos, o que gerava poucos resultados”.
Adesão tecnológica
A quebra de paradigma veio da indicação de outra rede empresarial que utiliza a tecnologia da Área Central, por meio de um consultor em comum, que fez despertar a curiosidade da Inter Prime com a ferramenta.
“Quando tivemos acesso ao AC Hub, percebemos o potencial que tínhamos não só de manter a rede estável e mais profissional, mas de crescer em receita e faturamento. A capacidade de informações e a rapidez com que recebemos os dados é um diferencial extremo e que gera credibilidade e crescimento junto ao mercado.”
Juliana Menani Cano
Jonatan da Costa, CEO da Área Central, salienta que no caso da Inter Prime Lar & Construção, o diferencial do AC Hub foi gerar indicadores capazes de confirmar ou contrastar informações que antes eram difíceis de serem coletadas e checadas. Esse era um processo que gerava dúvidas na tomada de decisão e podava a rede em ousar nos seus projetos e desbravar outros mercados.
“Nossa plataforma possui multifuncionalidades que visam um planejamento financeiro mais estratégico para as organizações e a realização de compras e vendas conjuntas com real impacto econômico. Além disso, queremos gerar insights relevantes e ofertar tudo o que o grupo precisa para uma melhor gestão do negócio. Fazer essa diferença na Inter Prime é a realização deste objetivo e a certeza de que estamos cumprindo nosso propósito enquanto empresa de tecnologia”, afirma Jonatan da Costa.