Tendo como ponto de partida o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher e por acreditar que a diversidade e a equidade são impulsionadores do progresso pessoal e profissional, a Teads, plataforma global de mídia, compartilha as conclusões de seu novo estudo sobre o que motiva ou desencoraja as mulheres a empreender no Brasil e apresenta o “Projeto ME – Mulheres Empreendedoras”, uma iniciativa que busca tornar visíveis pequenas e médias empresas com lideranças femininas no país.
Entre janeiro e fevereiro deste ano, 300 mulheres participaram da pesquisa que indicou que 51% das entrevistadas consideram que a busca por ser sua própria chefe e poder administrar melhor o seu tempo são os principais motivadores para iniciar seu próprio negócio; seguido da busca em obter maior renda (46%) e da falta de oportunidades de emprego (21%) como fator determinante da decisão. Ainda de acordo com o projeto, uma em cada duas mulheres considera que a principal barreira ao seu desenvolvimento profissional dentro de uma empresa é ter menos oportunidades do que os homens (45%), além da desigualdade salarial (39%).
No cenário em que já estão empreendendo, 57% das participantes da pesquisa afirmaram que o maior obstáculo para avançar é a falta de recursos econômicos e 32% apontam a dificuldade em divulgar seu negócio como outro dos principais desafios a serem superados – dentre elas, 74% afirmaram que usariam a publicidade online como meio de divulgação de seu negócio.
O Projeto ME
Com os insights fornecidos pelo estudo, a Teads lança sua nova iniciativa, o “Projeto ME – Mulheres Empreendedoras”, onde convida mulheres a participarem dando maior visibilidade ao seu pequeno e médio negócio ao compartilhar suas histórias. A vencedora do concurso alcançará milhões de pessoas por meio de uma campanha publicitária que será veiculada gratuitamente pela Teads em seu inventário, que abrange alguns dos veículos de mídia mais renomados do país.
As empresárias que tiverem interesse em participar deverão se inscrever entre 1 de março e 15 de abril pelo site proyecto-me.teads.com/pt-br, preencher o formulário e enviar um vídeo de no mínimo três minutos contando a história de seu empreendimento e porque ele deveria ser escolhido. Um jurado eleito pela Teads realizará uma primeira seleção das finalistas que, na segunda fase, serão eleitas por voto popular. O empreendimento vencedor terá acesso a uma campanha publicitária digital gratuita. Os requisitos para participar é que a dona do negócio seja mulher, tenha atividade empresarial comprovada, com existência entre 6 meses e 4 anos, e o serviço ou produto precisa ser comercializado no Brasil.
“Temos o prazer de apresentar uma proposta que tem nesta ocasião, como alvo, a mulher empreendedora. A Teads celebra todas as pessoas que buscam realizar seus sonhos, que colocam sua energia para materializar aquilo em que acreditam, promovendo projetos que fornecem serviços ou produtos para a comunidade. Para a Teads, é um orgulho contribuir com mais um grão de areia neste caminho, promovendo, através da publicidade digital, empreendimentos de mulheres que decidiram desenvolver o seu próprio negócio. Estou ansioso para conhecer ainda mais sobre o potencial empreendedor impressionante que existe no Brasil.”
Eric Tourtel