A Prefeitura São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e sua Coordenação de Políticas para Juventude, promove a formatura dos estudantes do projeto Meu Trampo, no dia 11 de agosto, às 13h30, no Centro Cultural Vergueiro.
O projeto é uma parceria com a Besouro de Fomento Social, instituição desenvolvedora da metodologia “By Necessity”, que oferece curso de capacitação profissional com aulas de empreendedorismo para pequenos e novos empreendedores de 15 a 19 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social nas comunidades da capital.
O Meu Trampo já capacitou 3.200 pessoas na cidade e a meta é chegar a 10 mil até o final de 2023. O grande diferencial do projeto é o acompanhamento dos alunos por 90 dias após a conclusão do curso.
A metodologia “By Necessity” ensina os princípios básicos da administração, voltada para a abertura de pequenos negócios a zero ou baixo custo. Dividida pelas etapas Meu Sonho, Meu Perfil, Criatividade, Meu Negócio, Minha Marca, Minha Pesquisa, Minhas Vendas, Meu RH, Minha Análise e Minhas Finanças e mais um Plano de Ação, a metodologia tem linguagem e ferramentas que permitem pessoas com qualquer grau de instrução acompanhar as aulas.
“São Paulo é protagonista no âmbito das políticas para as juventudes e o projeto Meu Trampo visa fomentar a independência financeira desse público. Dar as ferramentas para a emancipação das juventudes em situação de vulnerabilidade é nosso foco e estamos trabalhando para atender cada vez mais pessoas na capital”, destaca Ramirez Augusto Lopes Tosta, Coordenador de Políticas para a Juventude da SMDHC.
“É um momento muito feliz e especial para os alunos. Temos certeza de que eles estão muito mais preparados para empreender e gerar sua própria renda. Também estamos muito contentes de fazer história com jovens talentosos e, agora, com mais conhecimentos para iniciação e gestão de seus negócios.”
Vinicius Mendes Lima