Diariamente o marketing digital é impactado com novas possibilidades e mudanças frequentes, nas redes sociais, os desafios em produzir e impactar os clientes são inúmeros, mas com o olhar atento às novidades e a disposição para encarar os desafios é fundamental para empresas alcançarem resultados satisfatórios.
Quando falamos em novidade e transformação não podemos deixar de falar dos podcasts que tomaram conta das redes sociais e das plataformas digitais.
Ricardo Martins, CEO e principal estrategista da TRIWI, destaca a importância da criação deste modelo de conteúdo para as empresas em geral:
“É fundamental para as empresas e indústrias de qualquer porte, a atenção às novas mídias que estão em evidência no mercado; e isso não só quando se fala em podcasts. Recentemente, tivemos os exemplos do Reels e vídeos curtos em geral, além do Metaverso, que mais parece ser um projeto de longo prazo. Portanto, o podcast pode ser um dos primeiros passos para diversificar de vez o conteúdo de sua empresa.”
Contexto histórico
Podcasts, apesar de terem ganho muita visibilidade nos últimos três anos no Brasil, é muito mais antigo do que se imagina. O conceito de programa de rádio já faz sucesso na internet desde 1993, quando foi lançado o primeiro podcast, nesta época não existiam plataformas de distribuição de podcast, então os arquivos eram enviados online para as pessoas ouvirem em seus computadores.
Cada vez mais empresas têm adotado este modelo de distribuição de conteúdo como uma maneira de gerar fortalecimento da marca e reconhecimento.
Os podcasts estão surgindo como uma ferramenta importante para a diversificação dos conteúdos já gerados pela empresas, principalmente as que já possuem estratégias mais avançadas de marketing digital que já contam com criação de conteúdo para blog, desenvolvimento de e-books, produção de vídeos curtos entre outras atividades.
Planejamento, técnica e execução.
Planejar é a chave para sucesso em qualquer atividade, para podcast não seria diferente, comece alinhando as entrevistas, convidando pessoas que possam falar sobre os temas de interesse da sua empresa, assim como fornecedores e parceiros.
Vale lembrar que os equipamentos de áudio e vídeo podem ser os mais diversos, hoje com a facilidade dos aparelhos móveis, é possível captar imagem e som com qualidade equivalente a câmeras profissionais.
“Para começar um podcast você só precisa de um celular, é necessário um microfone, um gravador e um programa de edição, os dois primeiros você já tem no celular, para edição não recomendo o celular por conta da precisão que uma boa edição requer, aí você pode recorrer a programas gratuitos para computador”, assegura.
Ricardo Martins, CEO da TRIWI
Mas claro, se sua empresa puder investir em equipamentos específicos, consideramos alguns itens essenciais para obtenção.
“Do ponto de vista técnico é válido pensar em um microfone condensador ou dinâmico, uma interface de áudio para gravação de áudio individual e modulação de voz, além de headphones.É possível encontrar microfones para podcast desde R $50,00 a R$ 3.000. Tudo dependerá dos recursos financeiros disponíveis para a empreitada”,destaca.
Ricardo, afirma que para se conseguir evoluir em qualquer empreitada na internet é necessário tempo, consistência e qualidade de conteúdo. Para isso é preciso saber que para as empresas é preciso estabelecer suas metas de médio a longo prazo para obterem um conhecimento substancial.
Interação,conexão e conversão ainda mais eficiente
A prática do Podcasting, se realizada de maneira regular, ajuda seu negócio a construir relacionamentos eficazes com os ouvintes e, para eles, é produzida a sensação de proximidade com os hosts e convidados.
Afinal, as pessoas tendem a ouvir podcasts porque têm algo em comum com os apresentadores ou marca.
Quando os ouvintes pensam em você como um amigo em vez de um estranho, é mais provável que comprem de você, o que, por consequência, melhora as taxas de conversão.
Como começar?
Não espere o melhor momento e nem ter os equipamentos ideias. O mais importante é ter um conteúdo de qualidade e frequência. Muitos podcasts de sucesso, sejam de influenciadores digitais ou de empresas, começaram com poucos recursos. Vá para um lugar silencioso e sem interrupção.
Antes de começar a gravar, faça testes com você mesmo e mais uma pessoa. Faça perguntas, entenda os momentos de “cortar” o entrevistado e esteja atualizado com o que acontece em seu mercado. Depois dos testes realizados, faça uma lista de possíveis entrevistados, converse com eles e explique sobre o projeto. Certamente eles vão aceitar o seu convite para participar do podcast.
Muitas empresas de sucesso já estão adotando o podcast como uma ferramenta de marketing para interagir com clientes e atrair novos potenciais clientes. O que sua empresa está esperando?
Sobre a TRIWI
A TRIWI é uma agência de Marketing Digital e Assessoria de Imprensa especializada em B2B. Com atuação focada em Agronegócio, Indústria, Tecnologia e Serviços.
Fundada em 2018, a TRIWI iniciou as atividades para atender uma demanda do mercado, com soluções práticas, individualizadas e personalizadas, visando atender as reais necessidades de seus clientes, com planejamento estratégico, geração de negócios e auxílio das inovações digitais.
Seus parceiros estão entre as marcas mais consolidadas do mercado nacional e internacional, que buscam se posicionar de forma clara e evolutiva no mercado.
Sobre o fundador
Ricardo Martins, CEO e principal estrategista da TRIWI
Especialista em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu o Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA Idiomas.