Adoção de inteligência artificial vêm impulsionando resultados na Petronect, coligada Petrobras e líder no setor há mais de 20 anos.
A Petronect, que desde 2002 provê serviços de e-commerce relacionados à aquisição de bens e serviços para o setor de Petróleo e Gás, se uniu ao novo mercado e passou a implementar IA em seus processos.
Em novembro de 2023, a organização criou um núcleo de IA, buscando transformar sua operacionalização com a integração da IA ao fluxo do portal, que conta com mais de 170 mil empresas cadastradas realizando inúmeras transações todos os dias.
“Sempre com o foco nas pessoas, nossa prioridade é estabelecer uma cultura de IA que reflita resultados externos e internos. Criamos programas de incentivo para ideiais de utilização da Inteligência Artificial, divulgamos em nossos canais de comunicação conteúdos sobre o assunto, tudo sempre alinhado aos processos, objetivos e metas organizacionais. Este alinhamento estratégico é fundamental para garantir que a IA se integre às operações da Petronect, para gerar valor de verdade”, destacou Freire.
A implementação da IA na Petronect começou com a identificação de necessidades e oportunidades específicas através de workshop com as gerências. Esse evento proporcionou insights valiosos dos processos de cada área que ajudaram a estruturar e direcionar as iniciativas de IA.
Com mais de duas décadas de atuação no mercado, a organização tem investido em desenvolvimento tecnológico para otimizar processos e impulsionar a experiência de clientes e parceiros. A coordenadora comenta:
“Estamos em parceria com grandes empresas como a Google para Provas de Conceito (PoC) de soluções GenAI e com nossos fornecedores de atendimento ao cliente para implementar a GenAI em Chatbots por exemplo, visando maior agilidade no atendimento e melhor satisfação dos clientes.”
Para a experimentação e incentivo ao contato com a IA na prática, algumas licenças para o Chat GPT 4.0 foram disponibilizadas para teste e experimentação, e ferramentas de programação como o Azure, estão sendo utilizadas pela equipe de desenvolvimento para criar soluções internas como Provas de Conceito.
“A implementação de IA está sendo gerida através de um plano de ação detalhado e dinâmico, com atividades estruturadas, definição de responsabilidades e acompanhamento contínuo. Este planejamento garante que a IA seja integrada de forma eficiente nas operações da Petronect, resultando em benefícios significativos a curto e longo prazo”, comentou Freire sobre o processo de implementação da IA na Petronect.
A Petronect já colhe os frutos de sua jornada de IA. Neste mês de junho de 2024, a empresa foi premiada na categoria Ouro no Smart Customer, maior evento de CX do páis, em parceria com a Neo BPO, por um case de Inteligência Artificial. O reconhecimento ressalta o fato de estarem alinhados com práticas de grandes empresas de tecnologia, destacando a aplicação de tecnologias avançadas para melhorar e gerar valor em processos e serviços.
Jacqueline complementa que, a adoção de Inteligência Artificial no mercado já não é mais o futuro, e sim, o presente:
“Sabemos que a implementação da IA exige aprendizado constante e agilidade uma vez que o tema no mundo está em constante evolução. Mas é preciso entender que esta já é a nossa realidade, deixamos de esperar pelo futuro com a IA e estamos de fato vivenciando-o. Por isso, na Petronect estamos evoluindo, com governança, segurança e ética, para aplicar a IA de forma direcionada, agregando valor aos nossos processos e serviços.”
Sobre a PETRONECT
A Petronect é o maior Marketplaces do Brasil com soluções B2B atendendo toda a cadeia de suprimentos do segmento de Energia, Óleo e Gás, desde a requisição até o pagamento de pedidos. A empresa, que tem sede no Rio de Janeiro é uma sociedade com participação tríplice composta pela Petrobras, pela SAP e pela Accenture e sua gestão é acompanhada por um Conselho de Administração. Sua missão é prover soluções eletrônicas para seus clientes, de forma simples e econômica, com agilidade e confiabilidade, consolidando-se como canal preferencial de negócios eletrônicos ao integrar clientes e fornecedores de bens, serviços e para as indústrias de óleo e gás.
Com experiência de mais de 20 anos no mercado, a empresa registrou em sua plataforma, em 2023, mais de 183 bilhões de reais transacionados em nosso Portal, mais de 116 mil processos de compras realizados pela Petrobras, 72 mil pedidos emitidos por cotações, 24 mil usuários registrados Petrobras, somando 170 mil empresas cadastradas.
Clientes: Araucaria Nitrogenados, Baixada Santista Energia, Pb Biocombustível, Petrobras, Petrobras América, Petrobras Colômbia, Petrobras Logística de Exploração e Produção, Petrobras Netherland, Termo Bahia, Termo Macaé e Transpetro.