Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Pesquisadores de PE escrevem em 4 dias livro gratuito sobre IA - WITRI

Pesquisadores de PE escrevem em 4 dias livro gratuito sobre IA

livro gratuito sobre IA

Compartilhe este conteúdo:

O livro Inteligências individual, social e artificial [um novo espaço estratégico para criar, colaborar e agir] foi lançado em formato digital e está disponível gratuitamente para download. A obra é organizada por Silvio Meira, PhD em computação e fundador do Porto Digital, em colaboração com André Neves, Filipe Calegário e Vinícius Garcia, também PhDs em computação; e Rui Belfort, PhD em design.

Nos últimos anos, a inteligência artificial tem se tornado uma realidade cada vez mais presente em diversos setores, desde a medicina e a indústria até a educação e as ciências sociais. No entanto, compreender suas bases não é uma tarefa simples e levanta muitas preocupações.

O livro é fruto da experiência teórica e prática de anos dos autores, mas foi escrito e lançado em apenas três dias com imagens e textos gerados com auxílio de IA. De mais de uma forma o livro é um retrato do estágio da IA disponível atualmente, capaz de escrever textos sofisticados, mas também pouco originais, sendo necessária a intervenção humana para validação do conteúdo gerado.

“Desde o início da humanidade, lidamos com a inteligência em três dimensões: a individual; a social, multifacetada, em rede, organizada em torno de agentes interdependentes; e a artificial, quando concebemos mecanismos de registro e processamento de informação para estender nossa inteligência, como um livro ou um simples algoritmo de multiplicação. Nos últimos anos surgiram sistemas que tentam realizar – de forma limitada – o processamento de algumas funções do cérebro, tornando sua manipulação intuitiva e acessível para as pessoas. Isso tem redefinido o espaço de performance ao nosso redor e criado um novo ambiente estratégico para pessoas, sociedade e empresas criarem, decidirem e agirem.”

Silvio Meira

Na obra, os autores apresentam 13 dimensões para integrar as inteligências individual, social e artificial,se articulando-as em um espaço figital de trabalho, o que apresenta um olhar orientado aos importantes potenciais dessa articulação.

Ao longo das páginas o leitor terá acesso a uma visão holística sobre a problemática, que busca um caminho de integração entre disciplinas e setores da sociedade para enfrentar os desafios emergentes e aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo entendimento e apropriação da tríade de inteligências para potencializar colaboração e compartilhamento.

Trata-se de uma visão robusta e inovadora, pois desmistifica a ideia de inteligência artificial como uma tecnologia que irá substituir os seres humanos e a situa como parte de uma tríade que, devidamente compreendida e articulada, dará novos papéis ao trabalhador. É senso comum entre os autores que as fundações para o entendimento e uso de IA devem abordar não só os aspectos técnicos e algoritmos, mas suas dimensões humanas.

Para Silvio Meira, um dos maiores nomes do país na área de empreendedorismo, tecnologia e inovação, o impacto da inteligência artificial é algo que impacta as pessoas, os mercados, a educação, enfim, tudo. E devemos estar preparados para lidar com esta forte onda de inovação que deve mudar tudo para sempre, ou, do contrário, corremos o risco de ficar à margem do processo de mudança.

“Estamos diante de um momento chave, uma enorme onda de inovação – que está apenas começando. A integração entre as inteligências individual, social e artificial potencializa pessoas, grupos e organizações. Compreendê-la será fundamental para se relacionar em um mundo cada vez mais figital. Pessoas e empresas que não quiserem ficar fora do mercado, devem entender e usar IA, de forma estratégica e associada às dimensões individual e social das suas performances, já”, conclui.

O DEBATE CONTINUA

Para estimular o debate com as pessoas, os autores criaram um fórum exclusivo para reunir leitores e especialistas no tema. O ambiente está devidamente estruturado para receber interessados em uma jornada colaborativa para aprofundar o conhecimento e compartilhar perspectivas sobre a inteligência artificial e suas implicações.