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Pesquisa aponta 4 impactos da tecnologia na decisão de compra dos consumidores

Pesquisa aponta 4 impactos da tecnologia na decisão de compra dos consumidores

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Pesquisa global realizada pela ESW com mais de 16 mil entrevistados em 16 países revela que os millennials (ou seja, os nascidos entre os anos de 1981 a 1996) devem liderar os gastos globais com comércio eletrônico em 2023, compondo uma parcela significativa do perfil de consumidor mais exigente de todos os tempos: o consumidor digital.

Ainda segundo o levantamento, entre os segmentos mais buscados no comércio digital por esse público neste ano estão saúde e beleza, luxo, vestuário e calçados e eletrônicos de consumo.

Seguindo, portanto, uma trilha de evolução dentro da jornada de transformação digital, tanto a indústria como o varejo permanecem cada vez mais impactados pela adoção de tecnologias que busquem posicionar o consumidor digital no centro das decisões de compra e consumo.

Para tanto, análise realizada pela Softtek – multinacional líder no setor de TI na América Latina – aponta que soluções tecnológicas que forneçam agilidade no ponto de venda, otimização de tempo e custos e um melhor atendimento ao cliente são alguns dos pilares para a evolução do segmento varejista nos próximos anos.

“A nova era digital é caracterizada por um consumidor cada dia mais conectado e exigente. Hoje, as ferramentas tecnológicas são um dos principais fatores de impacto na decisão de compra do cliente, seja no ambiente físico ou no digital. Por isso, fabricantes e varejistas estão investindo tempo e dinheiro em sistemas de tecnologia, na esperança de alinhar o melhor do investimento em promoção comercial, com retornos quantificáveis, e atender às expectativas do varejo e do novo perfil de consumidor digital”, explica Ana Dividino, vice-presidente de Negócios da Softtek Brasil.

Neste sentido, quatro impactos da tecnologia identificados na decisão de compra dos consumidores são:

  • Dados do produto

Os dados do produto são a principal matéria-prima para um cliente tomar uma decisão de compra. É por isso que os varejistas devem ter plataformas tecnológicas especializadas em dados de produtos, como Product Content Management – PCM, Master Data Management – MDM ou Product Information Management – PIM.

Isso porque ferramentas que ofereçam visibilidade em tempo real à camada estratégica, tática e operacional referentes às divulgações de um determinado produto são fundamentais para apoiar a tomada de decisão dos consumidores de maneira dinâmica e proativa.

Sem tais tecnologias, corre-se o risco de apresentar o produto com poucos dados ou informações errôneas, o que impacta diretamente na decisão de compra.

  • Logística e entrega

Os clientes esperam um bom atendimento e estão cada vez mais exigentes com o cumprimento da promessa de entrega de seus produtos e serviços.

Geralmente, os varejistas contam com a tecnologia para poder orquestrar a gestão de seus pedidos e conseguir colocar os produtos adquiridos nas mãos dos clientes.

Se os prazos de entrega não forem cumpridos, se os produtos entregues estiverem errados ou se os níveis de serviço não forem adequados, a probabilidade de compra cairá e afetará novamente as taxas de conversão.

  • Canais de comunicação

Os canais de comunicação e marketing são a imagem do varejista diante de seu cliente e geralmente são apoiados por tecnologia. Se o canal de comunicação e marketing tiver um desempenho ruim, não for amigável e/ou não atender aos padrões de segurança, a probabilidade de compra do cliente final diminui e, portanto, as taxas de conversão caem.

Uma dica para minimizar o risco de prejuízos nesse sentido é investir em soluções que otimizem a experiência do cliente, como hiperpersonalização, planos de fidelização e ativações que permitam uma experiência híbrida entre o comércio físico e digital, se apresentando como ótimas aliadas para impulsionar as vendas.

  • Segurança das informações

Em geral, quando um cliente faz uma compra em um varejista, dados sensíveis como informações de cartão bancário, endereço residencial e dados pessoais estão envolvidos no processo.

Se o varejista não cuidar da segurança desses dados nas diferentes plataformas tecnológicas envolvidas no processo de venda, além de infringir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), o cliente final poderá optar por não tomar a decisão de compra por medo de ter seus dados vazados.

Para evitar que isso aconteça, ferramentas tecnológicas que dão suporte à governança, qualidade e gerenciamento de dados são mandatórias às empresas, que hoje em dia já encontram no mercado soluções ou serviços que suportam a modernização e eficiência de seu ecossistema tecnológico, de forma a reduzir custos de TI e implementar monitoramento proativo, segurança e controles de qualidade para uma operação segura e eficiente.

“Estes impactos andam de mãos dadas com a seleção da ferramenta tecnológica correta e o envolvimento de parceiros experientes para sugerir e implementar a melhor solução. Especialmente parceiros que tenham conhecimento da indústria e sensibilidade para os processos e desafios, a fim de que possam aplicar a solução corretamente.”

Ana Dividino

Se bem implementada, a tecnologia traz inúmeros benefícios, como redução de custo; maior precisão de inventário; aumento do desempenho e engajamento dos funcionários; redução nos custos de mão de obra; redução de perdas; entre outros.

“Com um bom planejamento, e contando com tecnologia de ponta a fim de suportar este tipo de operação, a implementação tecnológica se traduzirá em mais vendas, clientes satisfeitos e rentabilidade para o negócio”, conclui a executiva.