Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Parque Tecnológico Itaipu - Brasil apresenta soluções inovadoras no Summit Iguassu Valley - WITRI

Parque Tecnológico Itaipu – Brasil apresenta soluções inovadoras no Summit Iguassu Valley

Parque Tecnológico Itaipu

Compartilhe este conteúdo:

O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), esteve presente entre os dias 14 e 15 de junho, no Summit Iguassu Valley, evento de tecnologia e inovação e tecnologia voltado para negócios, em Foz do Iguaçu.

A feira reuniu cerca de 1.500 empreendedores, startups, universidades, pesquisadores, instituições públicas e privadas e contou com diversas palestras, conferências, oficinas e exposições em várias áreas. Durante dois dias, os participantes puderam realizar conexões estratégicas, networking e dialogar com diferentes players do mercado.

Educação, energia, inteligência artificial, ESG, 5G, empreendedorismo foram alguns dos temas que marcaram a participação do PTI-BR no evento. No estande institucional, o público pode conhecer os projetos e iniciativas da instituição voltadas para o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade.

A participação do PTI-BR no Summit Iguassu Valley, também incluiu uma série de palestras, painéis, oficinas e agendas estratégicas. A programação da instituição iniciou já no primeiro dia com a participação do diretor superintendente, Professor Irineu Colombo, na cerimônia de abertura.

Os cases de Datalab do PTI-BR, aliados à Gestão e Inteligência Territorial, estiveram em evidência em palestra apresentada pelo assessor da Diretoria Técnica, Rolf Massao. Em seguida, o analista de negócios e inovação, Rafael Campos, trouxe a expertise da instituição em Cidades Inteligentes.

O tema “Desafios da Transição Energética e o Papel do Brasil” também ganhou destaque por meio de um painel. O gerente do centro de empreendedorismo, Alisson Alves, destacou em sua participação a importância da hidroenergia, energia nuclear e biogás. “Discutimos soluções inovadoras, sustentáveis e o potencial do Brasil em liderar essa transformação”, disse. “Juntos, podemos construir um futuro energético mais limpo e resiliente”, complementou.

No segundo dia, os assuntos abordados pelo PTI-BR foram 5G e ESG. O coordenador do Centro de Tecnologias Abertas e IoT, José Alberto do Santos, falou sobre o Laboratório de Desenvolvimento Aplicado 5G.

“Apresentamos a nossa atuação com a criação do laboratório 5G, redes privativas e a ideia de desenvolver novas aplicações e novos negócios com a infraestrutura do 5G. Também estamos trabalhando com capacitação e formação de curso para disseminar o conhecimento do 5G na região.”

José Alberto do Santos

O ESG (ambiental (E), social (S) e de governança (G), foi debatido pelo PTI-BR em dois importantes momentos pela instituição, que também trabalha com as soluções ESG para implementação no mercado.

No painel “ESG Histórico Cenário Nacional e Oportunidade para o Futuro”, o assessor da Diretoria Técnica, Rolf Massao, contribuiu com o bate-papo sobre o tema. Na oficina ESG, os participantes do evento puderam interagir e dialogar sobre lições aprendidas e boas práticas do assunto.

De acordo com a analista de comunicação do PTI-BR, Poliana Cristina Correa, a oficina seguiu a metodologia Word Café – metodologia participativa – na qual vários atores e participantes de diferentes formações e empresas puderam colocar as suas percepções sobre o ESG a partir de temáticas como comunicação, governança social, ambiental e inovação. “A ideia é fazê-los refletir sobre o tema e também promover a temática e a cultura ESG no contexto da inovação”, afirmou.

Prêmio Iguassu Valley

Ainda durante a programação, o Parque Tecnológico recebeu dois reconhecimentos no Prêmio Iguassu Valley 2022. Os projetos premiados foram: Espaço impulso na modalidade Inovação Organizacional (categoria Instituições de Ensino e Pesquisa) e o Vila A Inteligente na modalidade de Inovação em Produtos (categoria Instituições de Ensino e Pesquisa).

Realização

O Summit Iguassu Valley foi uma promoção do Ecossistema Iguassu Valley, vencedor em 2022 do Prêmio Nacional de Inovação como melhor ecossistema do Brasil, juntamente com diversos apoiadores e patrocinadores.