Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Os grandes vencedores do Festival SESI de Robótica 2023 - WITRI

Os grandes vencedores do Festival SESI de Robótica 2023

Robótica 2023

Compartilhe este conteúdo:

O grito da torcida ecoava do palco na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Andando pelo Festival SESI de Robótica, alunos correndo de um lado para o outro, barulho de ferramentas, visitantes impressionados e juízes apitando o sino para a largada. Que energia!

O festival rolou entre 15 e 18 de março, contou com a participação de 1.937 competidores e mais de 46,6 mil visitantes. As competições ocorreram nas modalidades de FIRST LEGO League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools.

  • Conheça cada modalidade das competições de robótica – FLL, FTC, FRC e F1 in Schools

O evento foi marcado por fortes emoções. A estreia da categoria FRC foi o elo que faltava para deixar o festival o mais emocionante possível. Nesses quatro dias, você conheceu mais sobre o FRC, as conexões que a robótica forma, as oficinas do Espaço SESI Lab, os alunos mais geniais do mundo dos robôs e muito mais. Muito além dos robôs, a robótica transforma a vida de todos que estão envolvidos: dos alunos, aos técnicos, juízes e pais.

  • Assista à transmissão ao vivo das finais do Festival SESI de Robótica

Confira os grandes ganhadores dos torneios de robótica 2022-2023!

Vencedores – FIRST LEGO LEAGUE CHALLENGE (FLL)

Desafio Aliança

  • Halley, da Escola SESI Samir Nakad, em Birigui (SP) + SESI Heroes, da Escola SESI de Jundiaí (SP)

Champion’s Awards

O grande prêmio. Ele celebra a equipe que incorporou a experiência da FLL, por meio de todos os Core Values, ao mesmo tempo que alcançou com excelência e inovação tanto no Desempenho do Robô, no Design do Robô e no Projeto de Inovação.

  • 1º lugar: Lego Bros MG, do SESI José Bento Nogueira Junqueira (MG)
  • 2º lugar: Red Rabbit, da Escola SESI de Americana (SP)
  • 3º lugar: Amigos Droids, equipe de garagem de Belo Horizonte (MG)
  • 4º lugar: Robotic Engineers, do SESI Campinas, em Goiânia (GO)

Prêmio SESI e Engie

Prêmio que reconhece o projeto de inovação na área de energia – tema da temporada

  • Red Rabbit, da Escola SESI de Americana (SP)

“É uma sensação muito única, é uma coisa muito inexplicável. Eu estou no meu último ano – eu participo de competições há 4 anos – e é uma sensação que nunca muda, de orgulho e satisfação, de saber que tudo o que eu fiz valeu a pena. Eu sou infinitamente grata por estar aqui e queria poder viver tudo isso de novo”, comemora a estudante Beatriz Gonçalves, da equipe Lego Bros.

Vencedores – F1 IN SCHOOLS

Equipes vencedoras do F1 in Schools

As equipes que melhor pontuarem em todos os requisitos avaliados é a grande vencedora do torneio.

  • 1º lugar: Mach One Planalto, do SESI Planalto (GO)
  • 2º lugar: SESI SENAI SC Alpha, Escola S – Sesi Senai Criciúma (SC)
  • 3º lugar: Hyoku, do Eurico de Aguiar Sales SESI Linhares (ES)

Corrida mata-mata

Em duas sessões de corrida, a equipe com o ‘tempo de corrida total’ mais veloz é a vencedora deste round do mata-mata.

  • 1º lugar: Tucuna, da Escola SESI de Araguaína (TO)
  • 2º lugar: SESI SENAI SC Alpha, Escola S – Sesi Senai Criciúma (SC)

“É uma sensação muito boa, inexplicável, saber que todo esforço, todo o trabalho, meses de trabalho, feriados perdidos, foram recompensados nesse torneio. Saber que a gente vai para o mundial é muito gratificante”, disse, em meio às lágrimas, o estudante Guilherme Lima, da equipe Mach One Planalto, que ficaram em 1º lugar no grande prêmio.

“Eu estou extremamente feliz porque no ano passado a gente ficou em segundo lugar, então ficou aquele sentimento de ‘será que vamos ficar em segundo de novo?’. Então é algo muito reconfortante ter ganhado agora e eu tenho certeza de que isso foi muito justo porque nós merecemos de fato!”, comemorou Maria Moares Vieira, da equipe Tucuna (TO) – vencedores da disputa mata-mata.

Vencedores – FIRST TECH CHALLENGE (FTC)

Prêmio inspiração

A equipe que trabalhou em conjunto e desempenhou com êxito a tarefa de projetar e construir o robô.

  • 1º lugar: Justice FTC Team, do SESI Planalto (GO)
  • 2º lugar: Falcons, do SESI Escola Anna Adelaide Bello (MA)
  • 3º lugar: Ananintech, da Escola SESI Ananindeua (PA)

Aliança vencedora

Esse prêmio é concedido à Aliança vencedora representada na Partida final.

  • SESI SENAI SC AgroTech, da Escola S-SESI SENAI (SC) + Alpha Byte, da Escola SESI Jacarepaguá – Freguesia, no Rio de Janeiro (RJ) + Cavalo Vendado, do Colégio Marista Medianeira (RS)

Aliança finalista

Esse prêmio é concedido à Aliança finalista representada na partida final.

  • SESI FTCAMB, da Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes (AL) + SESI SENAI FTBEN, da Unidade integrada SESI SENAI Carlos Guido Ferrario Lobo (AL) + SESI SENAI SC TechMaker Challenge, do Espaço de Educação Maker Blumenau (SC)
  • SESI SENAI SC AgroTech, da Escola S-SESI SENAI (SC) + Alpha Byte, da Escola SESI Jacarepaguá – Freguesia, no Rio de Janeiro (RJ) + Cavalo Vendado, do Colégio Marista Medianeira (RS)

“A minha equipe mereceu esse prêmio e é inspiração para as demais porque demonstrou diariamente como é possível ter uma segunda família fora de casa. Não tenho como explicar a sensação de gratidão por saber que vou competir para fora!”, celebrou a estudante Ana Gabriela de Mello, de 17 anos, da equipe Justice.
A FRC é considerada a olimpíadas dos robôs! A maior competição de robótica traz robôs de porte industrial, com mais de 55 quilos.

Vencedores – FIRST ROBOTICS COMPETITION (FRC)

Batalha dos robôs

Participaram das disputas finais 6 equipes.

  • Finalistas aliança azul: 7563 SESI SENAI Megazord, do SESI SENAI Jundiaí (SP) + 1156 Under Control, do Colégio Marista Pio XII (RS) + 9168 Agrobot, do SENAI Rondonópolis (MT)
  • Finalistas aliança vermelha: 9175 BrainMachine, da Escola SESI SENAI Catalão (GO) + 7565 SESI SENAI Robonáticos, do SESI CE 111 (SP) + 9200 Stardust, do SESI Jardim Nova Suíça, em Limeira (SP)

Regional Finalist

3 equipes que ficam em segundo lugar nas finais do torneio.

  • Vermelha: 9175 BrainMachine, da Escola SESI SENAI Catalão (GO) + 7565 SESI SENAI Robonáticos, do SESI CE 111 (SP) + 9200 Stardust, do SESI Jardim Nova Suíça, em Limeira (SP)

Regional Winner Award

3 equipes que vencem as finais do torneio.

  • Azul: 7563 SESI SENAI Megazord, do SESI SENAI Jundiaí (SP) + 1156 Under Control, do Colégio Marista Pio XII (RS) + 9168 Agrobot, do SENAI Rondonópolis (MT)

FIRST Impact Award

É o prêmio de maior prestígio da FIRST, homenageia a equipe que melhor representa um modelo para outras equipes imitarem e melhor incorpora a missão da FIRST. 

  • 7563 SESI SENAI Megazord, do SESI SENAI Jundiaí (SP)

“O resultado é fruto do trabalho de muitas pessoas. Nós trabalhamos muito duro durante seis semanas. Alunos que não tem nem dois meses de curso ainda. E trabalhamos fortemente no projeto. A gente fez um bom trabalho, teve o melhor robô, viemos ganhando, batalha por batalha, perdemos algumas, mas o robô se mostrou forte, convenceu as demais alianças.”

Diego Henrique de Andrade

Muitas outras equipes foram reconhecidas nas categorias técnicas das competições.