Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Ocyan Waves Booster seleciona quatro startups para aceleração - WITRI

Ocyan Waves Booster seleciona quatro startups para aceleração

Ocyan Waves Booster seleciona quatro startups para aceleração

Compartilhe este conteúdo:

A Ocyan, empresa do setor de óleo e gás, selecionou quatro startups para o processo de aceleração do programa Ocyan Waves Booster. As startups selecionadas nesta segunda edição foram Confirm 8, de São Paulo (SP); IBBX, de Capivari (SP), Aquapower, do Rio de Janeiro (RJ) e Endserv, de Serra (ES).

Nesta etapa, as empresas irão se juntar ao time da Ocyan para desenhar a prova de conceito, com a construção do escopo dos projetos piloto. A prova de conceito será custeada pela Ocyan e o valor destinado a cada piloto irá variar de acordo com o projeto.

“Selecionamos startups que apresentaram soluções mais promissoras e inovadoras para os desafios operacionais que temos na companhia, além d alinhadas à nossa proposta ESG. Buscamos empresas ainda em um estágio inicial de amadurecimento com soluções inteligentes para que possamos crescer juntos. Por isso, nossa equipe se dedica e se coloca à disposição para contribuir e trocar conhecimento rumo a um objetivo sustentável em comum.”

Patrícia Grabowsky

O programa de aceleração cinco meses. Neste período, as startups receberão mentorias necessárias para alavancar o crescimento das startups. O acompanhamento será feito por uma equipe de especialistas da Ocyan. Além disso, cada startup terá um mentor padrinho ou madrinha, que serão representados pela liderança executiva da empresa.

A principal meta do Ocyan Waves Booster é estimular o crescimento das startups no ecossistema brasileiro de inovação, além de capacitar os empreendedores por meio de métodos personalizados e mentorias para que, no futuro, suas soluções possam impactar o mercado de Óleo, Gás e Energia. Para isso, o programa conta com um indicador específico de maturidade para avaliar, de forma tangível, a evolução das startups em aspectos tais como: Mercado e Gestão. A Ocyan integra o ranking das 50 Open Corps 2022 como a empresa top 3 da categoria Petróleo & Gás no relacionamento com startups.

Selecionadas

As quatro startups participaram de um Pitch Day e foram escolhidas dentre 9 empresas finalistas. A Confirm 8 entrega transformação digital e coleta de dados relacionadas às rotinas de manutenção, gestão de ativos, engenharia, segurança e controle. A IBBX propõe a reciclagem da poluição eletromagnética e a transformação em energia útil, sem fio e sem troca de baterias. A Aquapower fornece energia limpa e econômica, utilizando as redes hidráulicas existentes. A Endserv é especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas que auxiliam as empresas na redução de custos operacionais de manutenção, incluindo novos métodos de soldagem e reparos.

Ocyan Waves Booster

O Booster foi criado em 2022 na plataforma Ocyan Waves e, ao longo de seis meses, disponibilizou 52 horas de mentorias e encontros, com debates e estudos sobre os temas mercado, produto, modelo de negócio, gestão de time e de capital. O foco foi acelerar startups cleantechs, com soluções voltadas para energia limpa.

O programa mobilizou 20 integrantes da Ocyan, que interagiram com os empreendedores. O time contou com mentores especialistas, mentores padrinhos e a equipe de inovação da empresa, além de mentores externos convidados, como Hector Gusmão, CEO e Co-Founder da Bolder, e Orlando Ribeiro, consultor em inovação na Neo Okeanos e investidor anjo da Urca Angels.

Na primeira edição, 73 startups se inscreveram e foram mapeadas, sendo que 19 delas passaram pela fase de entrevistas, oito avançaram no Pitch Day e três foram selecionadas. Na edição de 2023, foram 83 startups inscritas e/ou mapeadas de todo o país, das quais nove participaram do Pitch Day e quatro foram selecionadas para o processo de aceleração.

A plataforma Ocyan Waves foi lançada há quatro anos e, além do Booster, também incorpora o Ocyan Waves Challenge, que se tornou um programa consolidado e reconhecido no ecossistema de startups. O resultado dessas duas frentes de trabalho em inovação contribuiu para mostrar como a Ocyan se relaciona com o ecossistema nacional. Em 2022, a empresa figurou pelo segundo ano consecutivo na lista de empresas que melhor se relacionam com startups – esteve presente no ranking das 50 Open Corps e entre o top 3 da categoria Petróleo&Gás.

5/5 - (1 vote)