Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Ocyan Waves Booster seleciona nove startups para Pitch Day do ciclo 2023 - WITRI

Ocyan Waves Booster seleciona nove startups para Pitch Day do ciclo 2023

Ocyan Waves Booster seleciona nove startups para Pitch Day do ciclo 2023

Compartilhe este conteúdo:

A Ocyan, empresa do setor de óleo e gás, selecionou nove startups das 83 inscritas e/ou mapeadas para a segunda edição de seu programa de inovação Ocyan Waves Booster para o Pitch Day. Nesta fase, os participantes apresentam mais detalhes das soluções propostas para os desafios operacionais da companhia, que visa evoluir na agenda ESG e criar oportunidades de novos negócios. O Pitch Day acontece amanhã (06/07), em formato on-line, e a banca avaliadora contará com Roberto Ramos, CEO da Ocyan, membros do Comitê de Inovação e integrantes especialistas da empresa.

“Tivemos um número significativo de startups inscritas no programa, o que reforça a relevância do Booster para o ecossistema de inovação. O objetivo desta edição é mapear oportunidades alinhadas à evolução e eficiência energética, gestão de ativos operacionais e manutenção inteligente. O Pitch Day é uma etapa muito importante porque permite a interação entre as startups e a Ocyan. É o momento em que os integrantes da empresa podem fazer contato com os responsáveis pelo desenvolvimento das soluções, tirar dúvidas e avaliar de perto cada proposta.”

Patrícia Grabowsky

Após o Pitch Day, quatro startups avançarão para fase de Imersão, na qual irão se juntar ao time da Ocyan para desenhar a prova de conceito, com a construção do escopo dos projetos piloto. A prova de conceito será custeada pela Ocyan e o valor destinado a cada piloto irá variar de acordo com o projeto.

O programa de aceleração dura de três a cinco meses. Neste período, a Ocyan oferecerá mentorias necessárias para alavancar o crescimento das startups. O acompanhamento será feito pelas equipes técnicas da Ocyan. Além disso, cada startup terá um mentor padrinho ou madrinha, que serão representados pela liderança executiva da empresa da empresa.

Ao fim do processo de aceleração, serão realizadas avaliações das soluções e, dependendo do resultado, a Ocyan poderá fazer propostas de parcerias ou investimento nos projetos. A principal meta do Ocyan Waves Booster é estimular o crescimento das startups no ecossistema brasileiro de inovação, além de capacitar os empreendedores através de métodos personalizados e mentorias para que, no futuro, suas soluções possam impactar o mercado de Óleo, Gás e Energia. Para isso, o programa conta com um indicador específico de maturidade para avaliar, de forma tangível, a evolução das startups em aspectos tais como: Mercado, Gestão, etc.

Ocyan Waves Booster

O Ocyan Waves Booster foi criado em 2022 na plataforma Ocyan Waves e, ao longo de seis meses, disponibilizou 52 horas de mentorias e encontros, com debates e estudos sobre os temas mercado, produto, modelo de negócio, gestão de time e de capital.

O programa mobilizou 20 integrantes da Ocyan, que interagiram com os empreendedores. O time contou com mentores especialistas, mentores padrinhos e a equipe de inovação da empresa, além de mentores externos convidados, como Hector Gusmão, CEO e Co-Founder da Bolder, e Orlando Ribeiro, consultor em inovação na Neo Okeanos e investidor anjo da Urca Angels.

Na primeira edição, 73 startups entraram no funil do programa, sendo que 19 delas passaram pela fase de entrevistas, oito avançaram no Pitch Day e três foram aceleradas.

A plataforma Ocyan Waves foi lançada há três anos e, além do novo programa, também é formada pelo Ocyan Waves Challenge, que se tornou um programa consolidado e reconhecido no ecossistema de startups. O resultado dessas duas frentes de trabalho em inovação contribuiu para mostrar como a Ocyan se relaciona com o ecossistema. Em 2022, a empresa figurou na lista de empresas que melhor se relacionam com startups – esteve presente no ranking das 50 Open Corps e entre o top 3 da categoria Petróleo&Gás.