Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Nottus lança serviço de consultoria meteorológica para negócios e prevê conquistar 30% de participação no mercado em três anos - WITRI

Nottus lança serviço de consultoria meteorológica para negócios e prevê conquistar 30% de participação no mercado em três anos

Nottus lança serviço de consultoria meteorológica para negócios e prevê conquistar 30% de participação no mercado em três anos

Compartilhe este conteúdo:

Serviços de previsão e análise meteorológica influenciam desde a semeadura da soja até a composição da vitrine de lojas em shoppings centers. Por isso, a confiabilidade das informações e a capacidade de traduzir termos técnicos, relacionando-os com os objetivos de negócios de diferentes empresas, são competências cada vez mais valorizadas no mundo corporativo. Este cenário levou à criação da Nottus, empresa de inteligência de dados e consultoria meteorológica, que chega ao mercado para ampliar oportunidades de negócios com base na compreensão dos impactos do clima.

A empresa recebeu aporte da Thymos Energia, uma das principais consultorias do País no setor elétrico. A expectativa da nova companhia é ultrapassar a fatia de 30% do market share em três anos, com atuação em energia, alimentos e bebidas, varejo em geral, seguros e agronegócios. Para Alexandre Nascimento, sócio-diretor e meteorologista da Nottus, o momento é favorável para impulsionar negócios dando suporte às empresas que necessitam da interpretação de dados meteorológicos para nortear planos estratégicos no curto, médio ou longo prazos.

“A capacidade de compreender os fenômenos meteorológicos sempre foi um elemento-chave para a economia, mas a conjuntura atual acentuou essa relação. As mudanças climáticas têm aprofundado os impactos de fenômenos atmosféricos na sociedade, intensificado ondas de calor ou de frio e influenciado regimes de chuvas; informação direcionada é, hoje, um grande diferencial.”

Alexandre Nascimento

Os boletins e relatórios de consultoria meteorológica consolidam referências dos principais modelos de previsão meteorológica, como os americanos Global Ensemble Forecast System (GEFS), Global Forecast System (GFS) e Climate Forecast System (CFS) e o modelo europeu European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF), além de dados detalhados de monitoramento climático brasileiro. Essas informações são processadas pelo time de inteligência em ciência de dados e apresentadas de maneira acessível e objetiva. “Queremos que os clientes da Nottus foquem unicamente em seus negócios e tenham a meteorologia como uma ferramenta de suporte estratégico”, reforça o executivo.

Para entregar soluções confiáveis, a empresa tem investido em tecnologia de ponta, com estudo de dados e machine learning, e no olhar experiente e acurado de seus especialistas. “Com análises meteorológicas direcionadas, uma empresa pode planejar sua atuação e identificar gatilhos que influenciam a tomada de decisão de consumidores em relação a seus produtos, além de gerir de forma mais eficiente seus insumos como água e energia”, explica Nascimento. Além de aplicações práticas, a questão climática está no centro das estratégias ESG do mundo corporativo e o conhecimento especializado sobre o clima contribui para a tomada de decisões.

A Nottus conta com a experiência de Alexandre Nascimento, que já atuou em grandes empresas de meteorologia e do setor elétrico. Complementam a equipe Desirée Brandt – meteorologista com trajetória reconhecida e atendimento a grandes veículos de imprensa, como Rede Bandeirantes, Jovem Pan, TV Cultura, TV Terra Viva e Canal Rural – e Guilherme Martins, meteorologista especializado em inovação e tecnologia, com passagens por renomados institutos de pesquisa, entre eles o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

No Brasil, o mercado de consultoria meteorológica ainda é restrito, mas a Nottus avalia que há grande potencial de crescimento, seguindo a tendência mundial. Grupos de pesquisa de mercado internacionais, como AMR e Acumen, calculam que serviços de previsão do tempo movimentaram cerca de US$ 2 bilhões no último ano e devem ultrapassar US$ 4 bilhões até 2030, registrando uma taxa de crescimento anual de aproximadamente 10%. No Brasil, esse mercado é estimado em R$ 40 milhões e deve ultrapassar R$ 100 milhões até o final desta década. Os setores que têm puxado esse crescimento são transporte e aviação, energias renováveis, seguros, agricultura e reflorestamento.