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MPE’s: 4 Estratégias que se renovam e ainda podem impulsionar as vendas no e-commerce.

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Especialista em e-commerce traz dicas de como as empresas podem se destacar no mercado com o uso de tecnologia

As MPE’s estão em crescimento no país. O país registrou a abertura de 859 mil micro e pequenas empresas no ano passado, o que representa uma alta de 6,62% em comparação com 2022.Com o mercado cada vez mais competitivo, é importante que as marcas invistam em tecnologias e estejam sempre atentas às mudanças de comportamento dos consumidores para sair na frente dos concorrentes e se destacarem no comércio eletrônico. 

Torna-se relevante prestar atenção em todas as mudanças para garantir o sucesso dos negócios que atuam no espaço online, sem resistir às novidades. “O Brasil conta com cerca de 87,8 milhões de consumidores virtuais, e esse número vem crescendo ano a ano devido a uma série de inovações e maior integração dessas tecnologias nas experiências de compra”, afirma Daniela Torres, Sócia e CEO da Simples Inovação, empresa modeladora de e-commerces. 

Uma pesquisa realizada pela Microsoft feita com 312 líderes, mostrou que 98% das empresas afirmaram que a tecnologia possui impactos positivos nos negócios.

Acompanhando o mercado, Daniela pontua quais são as inovações e estratégias que vêm sendo aplicadas e que tanto impulsionam o sucesso aos comércios eletrônicos. Confira: 

ChatGPT-4

Modelos de linguagem baseados em aprendizagem, tais como o ChatGPT-4, podem ser utilizados nos aplicativos de e-commerce, uma vez que são treinados para prever palavras em sequências de texto. Essa função pode agilizar respostas aos usuários e indicar produtos personalizados com base nas preferências do cliente.

“O ChatGPT vem sendo um assunto muito comentado e não é à toa. Nos aplicativos, ele pode melhorar a experiência dos usuários e aumentar a probabilidade de conversão por fornecer assistência personalizada”, pontua a executiva. 

Super apps

Os denominados super apps visam a experiência unificada em uma plataforma, diminuindo fricções em jornadas de compras e facilitando um maior número de atividades num só local. 

“Essa tendência vem do mercado asiático, da China, para ser exato, e integra ecossistemas ampliando os serviços oferecidos em um único aplicativo, como transações financeiras, pagamentos e carteira digital. Dessa forma, torna-se mais fluida a experiência do usuário”, continua Daniela.

Programa de pontos

Considerada uma estratégia de fidelização de clientes, disponibilizar um programa de pontos no e-commerce pode fazer com que os usuários optem por usar o aplicativo com mais frequência, pelo incentivo de acúmulo de benefícios e futura troca por produtos. 

Compras em lives

Também conhecida como live commerce, a estratégia de usar transmissões ao vivo para vender produtos já se provou efetiva lá fora, em países como China e Estados Unidos. É uma aplicação com muito potencial: a taxa de conversão é de 16%, enquanto a do e-commerce tradicional é de 2%, segundo pesquisa do Grupo Bittencourt.

Com o aumento do uso de vídeos nas redes sociais, Daniela acredita que as lives com objetivo de venda são uma tendência que ainda está aflorando no Brasil. “O Tik Tok, Kwai e Instagram costumam ser palco para essas lives, fazendo seguidores da marca acompanharem esses eventos e acabarem por comprar produtos anunciados, que muitas vezes são vendidos com preços promocionais por códigos divulgados durante as transmissões”, finaliza a especialista.

Sobre a Simples Inovação

Simples Inovação é uma empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce. Fundada em 2013, por Hawan Moraes, indicado na edição da Forbes Under 30 de 2022, a empresa é certificada e reconhecida pelas principais plataformas de e-commerce do Brasil e do mundo como Shopify Expert e Vtex Partner. Ao todo, conta com mais de 2 mil clientes, como Fluminense, Arno, Everlast, Fiber, Disney, entre outros. A Simples Inovação também possui atuação internacional na Europa, Dubai e Estados Unidos.