Mercado de franchising cresce 14,2% no último trimestre de 2023

Mercado de franchising cresce 14,2% no último trimestre de 2023

Compartilhe este conteúdo:

Em destaque, os segmentos de Comunicação, Informática e Eletrônicos e também Educação que esperam crescer ainda mais em 2024

Na última quinta-feira, 8 de fevereiro, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) apresentou os números da franchising em 2023 e também as projeções para 2024. Para este ano, o setor está ainda mais otimistas possíveis, estima-se um crescimento de faturamento de 10% e um aumento no número de empregos de 5,5%.

Especialmente os segmentos de Comunicação, Informática e Eletrônicos e também Educação, que cresceram 13,9% e 6,5% respectivamente, a expectativa é de que as divisões permaneçam em ritmo acelerado impulsionados pelo crescimento do número de novas marcas no mercado franchising, e pela oportunidade de manter um negócio independente a partir de uma marca que já é consagrada no mercado.

Esse foi o caso do administrador Narciso Mauro Dunke, que conheceu a Iopoint, startup que oferece soluções para atender a controle de jornada de trabalho enquanto atuava como Diretor Administrativo numa empresa de construção de rodovias. Na ocasião, teve a oportunidade de contratar e implantar o sistema de ponto na empresa em que trabalhava e a partir daí, viu uma oportunidade de negócio a partir da solução e funcionalidade que a ferramenta gera para as empresas.

“Adquiri a franquia para ter uma renda extra paralela ao meu emprego, no entanto, senti a necessidade de dedicação exclusiva no negócio. Busquei novos sócios e saí do emprego para empreender e em apenas, seis meses com dedicação em tempo integral, o faturamento cresceu 220%.”

Narciso Mauro Dunke.

Um bom exemplo disso exemplo disso são as franquias que crescem em números de unidade em todo o país. Confira algumas opções em destaque:

Iopoint

A Iopoint desenvolveu uma solução que propõe um controle de gestão em um formato eficiente e rápido, fornecendo ao gestor exatidão, adicionando a certeza de local e horário e acima de tudo a garantia que seu colaborador está batendo o ponto. Por meio de reconhecimento facial, a ferramenta traz benefícios como segurança na identificação dos funcionários, agilidade no registro de horários e facilidade de uso. Criada em 2019, a Iopoint hoje é uma rede de franquias que tem modelo de negócio 100% digital – e home based – com 16 unidades em todo o país e 50 mil usuários cadastrados. Com um Investimento total de R$40 mil a expectativa de faturamento médio mensal estimado é de R$50.000,00 e o retorno de investimento em torno de 18 meses.

SuperGeeks

A rede de franquias SuperGeeks nasceu com o objetivo de formar não apenas consumidores, mas também criadores de tecnologia. Desde 2014 a marca assume uma posição importante ao preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do futuro tecnológico, dedicando-se a ensinar programação e robótica de maneira lúdica e criativa, atendendo a todas as faixas etárias. A partir do modelo Standard, o investimento inicial é R$ 200mil, a lucratividade média entre de 20% a 30% e um retorno de investimento entre 28 a 36 meses.

Funil de Vendas

A rede Funil de Vendas™ se destaca no cenário empresarial como pioneira, oferecendo uma metodologia exclusiva sendo referência em negócios. Além de inovação, a empresa registrou o termo “funil de vendas”, tornando-se uma força propulsora no setor de franquias. Seu diferencial inclui treinamento específico e é o único CRM no Brasil com Gamificação em vendas, posicionando-se como um dos maiores Softwares do mercado. Além disso, o grupo presta treinamentos exclusivos que ajudam as empresas a estruturarem o processo de vendas para bater meta todo dia. Já são mais de 30 mil alunos formados e 22% em média de aumento das vendas após o treinamento. Com investimento inicial de R$45 mil, o faturamento médio mensal fica entre R$35 mil a R$70 mil mensais ou de R$400 mil a R$800 mil ao ano. O prazo de retorno do investimento é de 3 meses.

Instituto Gourmet

O Instituto Gourmet é a maior rede nacional de franquias especializada em cursos profissionalizantes na área de gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou na franchising em 2017 e já conta com mais de 135 unidades comercializadas em todo o país. A marca tem investimento inicial de R$193 mil, lucro médio mensal de 30% e prazo de retorno de investimento em 19 meses.