Pesquisar
Close this search box.

Maior feira multissetorial do mundo desperta para tendências em curto e médio prazos

Compartilhe este conteúdo:

Pela primeira vez na Canton Fair, que ocorre na China anualmente em abril e em outubro, representantes da Solar Vale identificam que o Brasil está no caminho certo tanto no investimento em fontes renováveis de energia quanto no uso de tecnologia de ponta no setor. Para o diretor comercial da Father & Company Brasil, agenda é essencial para contato com fornecedores premium

A grandiosidade da Canton Fair, na China, impacta até mesmo quem já está acostumado a visitar a maior feira multissetorial do mundo. São mais de 50 mil expositores, distribuídos em meio milhão de metros quadrados, com uma dinâmica que divide o evento de 15 dias em três fases distintas para contemplar todos os segmentos de produtos – tudo com aquela organização característica dos orientais.

Acesso a variedade de produtos – passam de 3,3 mil itens diferentes –, oportunidades de contatos comerciais, tendências do mercado em primeira mão e negociações a preços competitivos são algumas das vantagens de participar da agenda já reconhecida pelos empresários brasileiros, que marcam presença crescente a cada edição. Para Thiago Raitez, sócio e diretor comercial da Father & Company Brasil, empresa especializada em internacionalização e processos de importação e exportação, a mostra chinesa é indispensável para quem busca novas oportunidades de negócios, com diversificação comercial.

“A Canton Fair voltou a ser presencial em abril do ano passado, então essa é a terceira edição com exposição física pós-pandemia. Percebemos uma força diferente na feira, os expositores estão claramente adaptados às novas posturas do consumidor e muito atentos às questões sustentáveis. É uma agenda bastante rica para conhecer tendências em produtos e para contato com fornecedores. Inclusive, esses têm se mostrado muito interessados em fazer negócios com empresas brasileiras, pois enxergam o nosso potencial competitivo. Além disso, os preços das negociações estão bastante atrativos e, sem dúvidas, são um chamariz para empresários interessados em novos contratos comerciais e parcerias”, comenta Thiago.

Acompanhando alguns empresários catarinenses na China, o representante da Father faz o apoio durante a visita à feira e já mapeia as melhores estratégias para elaborar a próxima missão internacional rumo ao Oriente, em outubro, quando a comitiva deverá ser mais robusta. “Além de entender o comportamento do evento para oferecer uma melhor experiência de viagem aos nossos clientes, também estamos visitando in loco vários fornecedores que podem ser traduzidos em novos negócios para os segmentos de empresas que atendemos”, explica o executivo.

É a mesma tática usada por Thomas Knoch e Marcos Almeida, sócios do Grupo Solar Vale, companhia catarinense de soluções fotovoltaicas. Pela primeira vez na Canton Fair, ficaram impressionados com a variedade de produtos e soluções apresentadas e perceberam o quanto o Brasil está caminhando para um patamar de excelência no segmento de energias renováveis. Além disso, os empresários estão visitando fábricas chinesas para conhecer os processos produtivos e ter a garantia de que os produtos são de qualidade. “Tem sido uma experiência muito positiva em todos os sentidos, desde identificar as inovações no segmento dentro da feira, como entender a fabricação dos itens que estão no nosso escopo de importação. E mais do que isso, constatamos o que já sabíamos: o que a gente usa no Brasil realmente é o que tem de ponta no mercado”, afirma Marcos, COO da Solar Vale.

“O setor de energia solar no Brasil está muito desenvolvido e isso abriu o mercado de forma global. Olhando para o nosso negócio, outra questão que chamou muito a atenção – e algo que a gente já vem vislumbrando há bastante tempo – é que o mercado de energia vai ter um boom significativo. Aqui na China é imensa a quantidade de carros e motos elétricos, quase nenhum a combustão. E essa é uma tendência inevitável no mundo. O Brasil vai passar por essa mudança de perfil dos carros, o que vai impactar diretamente na demanda por energia elétrica. Aí está a nossa grande oportunidade de expansão”, complementa Thomas, CEO da corporação. 

Esta é a 135ª edição da Canton Fair, que segue até o dia 5 de maio, na cidade de Cantão, na China.

Sobre a Father & Company Brasil 

Com mais de 25 anos de experiência em comércio exterior, a Father Estratégias Internacionais é especializada em projetos de internacionalização de empresas, com serviços como consultoria, planejamento estratégico internacional, expansão para o mercado externo, além de operações efetivas como exportação e importação, com metodologia própria e patenteada. Com escritórios próprios no Brasil e nos EUA, tem parceiros no Paraguai, Bolívia, Itália, Japão e Equador. Atua em mais de 30 países e é responsável por mais de 40 mil processos de negócios globais, além de ter participação na abertura de mais de 50 franquias internacionais.