Nestes últimos tempos especificamente acompanhamos o movimento crescente e podemos dizer até “forçado” das lives em nossas redes sociais, a necessidade de se comunicar, de fazer o tempo passar mais rápido ou até mesmo de não surtar, foi um alternativa muito utilizada por vários perfis em tempos que fomos obrigados a desacelerar.
Com essa ascensão do movimento, marcas e principalmente personalidades produtoras de conteúdos encontraram uma alternativa de trazer para as lives, produtos a serem demonstrados aos seus clientes e consumidores, quebrando objeções e alcançando resultados e vendas em tempo real.
O CEO da TRIWI Consultoria em Marketing Digital, Ricardo Martins destaca que esse movimento era muito comum nos Estados Unidos e algumas empresas já tinha essa estratégia na sua rotina diária seja da equipe comercial e marketing e também dos consumidores que habituados a verem as lives commerces estão mais preparadas para a compra de forma mais eficiente.
Enquanto atuou como gerente de marketing digital da Polishop, entre 2015 e 2017, iniciou o Live Commerce, estratégia até então desconhecida por muitos varejistas brasileiros. A proposta era levar a mesma experiência dos comerciais da TV para as redes sociais, aproveitando ainda a interação do público. Inicialmente a ideia não ganhou muito crédito dentro da empresa, mas tão logo os resultados em vendas apareceram, o movimento foi ganhando espaço. Neste período realizaram diversas lives, tornando-se referência no Facebook com o primeiro varejista brasileiro a utilizar as lives no Facebook para comercializar produtos.
“Foi importante medir todos os passos do projeto, seja engajamento, interação e o mais importante: vendas. Só assim foi possível mostrar para os diretores o potencial das lives e ganhar a proporção que se tornou. Fico feliz em saber que até hoje é uma estratégia importante dentro da empresa.” Comenta Ricardo Martins.
Outro Casos
Case Grand Cru
A rede de lojas físicas de vinho trouxe o formato da live de uma forma bem espontânea e informativa. Com as lojas fechadas e impossibilitados de trazer a experiência de consumo aos seus clientes. A Grand Cru adaptou trouxe para a live um sommelier que faz toda a apresentação e características dos vinhos e de como harmonizá-lo. Quem está ao vivo durante a live pode enviar perguntas e ao final é oferecido um desconto para compra ali na hora.
Case Americanas.com
A Americanas.com trouxe a live para dentro do seu aplicativo, em alguns períodos durante do dia surge a live onde é apresentado produtos com desconto, a diferença nesse caso é que como se trata de uma plataforma que oferece inúmeros produtos, os detalhes e características dos produtos não são muito aprofundados, mas é possível ter acesso ao produtos de interesse clicando no próprio, é estratégia é mais dinâmica e rápida.
Case Enjoei x Thássia Naves
Quem acompanha o seguimento de moda certamente já ouviu o nome dela, Thássia Naves é um dos nomes mais relevantes no ramo e como influenciadora seu nome é sempre ligado a cases de sucesso. Anualmente a influenciadora promove um bazar físico onde destina às vendas para caridade. Impedidos pela pandemia de fazer de forma física, Thássia se uniu a um outro grande player de vendas online o enjoei.com e fez de forma online o seu tradicional bazar em forma de live.
E sua empresa?
Seja de forma mais simples capturada pelo celular ou até mesmo com um produção as lives movimentam muito as empresas nacionais e o movimento tende a ser cada vez mais frequente já que oportuniza as pessoas a terem conhecimento de empresas antes desconhecidas, aumentando o envolvimento entre cliente e empresa e como consequência a venda.
“É importante começar, pegue seu celular e comece a transmitir ao vivo. Aprenda com os erros e potencialize os acertos. Não espere ter o melhor equipamento, desta forma você nunca começará.” Finaliza Ricardo Martins.
Sobre a TRIWI
A TRIWI é uma agência de Marketing Digital e Assessoria de Imprensa especializada em B2B. Com atuação focada em Agronegócio, Indústria, Tecnologia e Serviços.
Fundada em 2018, a TRIWI iniciou as atividades para atender uma demanda do mercado, com soluções práticas, individualizadas e personalizadas, visando atender as reais necessidades de seus clientes, com planejamento estratégico, geração de negócios e auxílio das inovações digitais.
Seus parceiros estão entre as marcas mais consolidadas do mercado nacional e internacional, que buscam se posicionar de forma clara e evolutiva no mercado.
Sobre o fundador
Ricardo Martins, CEO e principal estrategista da TRIWI
Especialista em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu o Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA Idiomas.