Pesquisar
Close this search box.

Inteligência Artificial oferece novas oportunidades para o setor de turismo

Compartilhe este conteúdo:

Embora vista como uma ameaça ao trabalho tradicional, a IA está abrindo portas para experiências mais completas 

A dinâmica do turismo está passando por uma transformação impulsionada pela crescente adoção da inteligência artificial (IA). Enquanto alguns veem essa tendência como uma ameaça à estabilidade profissional, outros a encaram como uma oportunidade de empoderamento para os trabalhadores do setor.

De acordo com Alexandre Rodrigues, gestor, CEO e cofundador da Wizzi, plataforma de inteligência artificial que oferece sugestões de destinos personalizados e roteiros únicos para cada viajante, com sugestões de voos, hospedagens e passeios agilizam e enriquecem as experiências de uma viagem, há uma preocupação de que a automação de tarefas rotineiras, como check-ins em hotéis e atendimento básico ao cliente, possa reduzir a demanda por mão-de-obra humana. “Essa perspectiva possui preocupações legítimas. No entanto, é fundamental adotar uma visão mais ampla”, revela. 

O especialista acredita que ao invés de encarar a IA como uma ameaça, as pessoas podem percebê-la como uma ferramenta que complementa e amplia as habilidades humanas. “Com a automação das tarefas operacionais, os profissionais do turismo podem se dedicar a oferecer experiências mais personalizadas e envolventes para os viajantes, proporcionando maior satisfação aos turistas”, pontua.

Segundo Rodrigues, um agente de viagens auxiliado por IA pode oferecer recomendações precisas e adaptadas às preferências individuais dos clientes. “Enquanto isso, um guia turístico com acesso instantâneo a informações detalhadas sobre destinos, pode enriquecer a experiência dos visitantes com narrativas envolventes e informações exclusivas”, relata.

Valorizando conexões

Embora a IA possa otimizar processos e fornecer personalização, é crucial reconhecer que a verdadeira essência do turismo reside na conexão humana. “A empatia, a compreensão cultural e o toque pessoal são elementos insubstituíveis, que enriquecem as experiências dos viajantes”, declara.

Assim, ao invés de competir com a IA, os profissionais do turismo têm a oportunidade de colaborar com ela. “Integrar a tecnologia de forma estratégica pode liberar tempo e recursos para fortalecer ainda mais os aspectos humanos do setor, agregando valor às interações com os turistas”, pontua.

Adaptação como chave para o futuro

O impacto da IA no turismo não se resume a uma discussão entre ameaça e oportunidade. Enquanto alguns empregos podem ser automatizados, novas oportunidades surgirão e as funções existentes serão transformadas.

Para Alexandre, a chave para o sucesso está na adaptação. “Os profissionais do turismo precisam abraçar a tecnologia, reconhecendo-a como uma ferramenta que pode potencializar suas habilidades e aprimorar sua capacidade de oferecer experiências memoráveis aos viajantes”, revela.

O cenário futuro do turismo com IA é repleto de possibilidades e oportunidades. “Cabe a nós decidir como encaramos essa evolução: como uma ameaça que mina nossos meios de subsistência ou como uma oportunidade que amplia nossos horizontes profissionais e impulsiona a inovação”, declara.

O fundador e CEO da Wizzi acredita que ao adotar uma abordagem proativa e colaborativa, é possível moldar um futuro onde a inteligência artificial e a expertise humana trabalham em harmonia. “Dessa maneira, será possível enriquecer a experiência do viajante e fortalecer a indústria do turismo como um todo”, finaliza.

Sobre Alexandre Rodrigues 

Alexandre Rodrigues é empreendedor e pai. Possui formação em direito e é autodidata em planejamento e investimentos financeiros. Cursou também dois MBA’s, sendo um em Gestão Empresarial e o segundo em Finanças pela FGV. Além disso, é Alumini da Singularity University.  Com 20 anos de experiência em administração e gestão, implementa de forma inovadora estratégias gerenciais e organizacionais. No turismo, possui mais de 15 anos de experiência.

Sobre a Wizzi

A Inteligência Artificial Wizzi entrega destinos e  roteiros personalizados, sugestões de voos, hospedagem, passeios levando em consideração o orçamento do viajante. Além disso, oferece dicas do que fazer e onde comer no destino, minimizando o estresse e maximizando as opções de lazer ao programar uma viagem.