Pesquisar
Close this search box.

Inovação em laboratórios de controle de qualidade

Inovação

Compartilhe este conteúdo:

Startup supera concorrentes ao criar uma plataforma intuitiva, fácil de usar, configurável e flexível que centraliza todas as informações do laboratório e, de brinde, democratiza o acesso aos sistemas LIMS.

Com clientes no Brasil, Peru, Colômbia e Costa Rica, a Actiz, empresa de tecnologia especializada em otimizar operações laboratoriais, vem ganhando destaque massivo no setor industrial por implantar, em apenas dois meses, um software acessível e inovador para a gestão dos laboratórios de controle de qualidade, superando a média de seis meses de implantação dos concorrentes com uma metodologia própria e por um custo bem abaixo do mercado.

Segundo Felippe Domingos, CTO e fundador da Actiz, por mais que a tecnologia seja fundamental para qualquer empresa do mercado, a sua aplicação ainda é desafiadora no contexto do controle de qualidade. “Ainda é muito comum que os laboratórios sejam reféns de softwares de alto custo ou que demandam meses de implantação, mesmo que a adoção de sistemas LIMS (Laboratory Information Management System) sejam a chave para garantir a rastreabilidade, a conformidade regulatória e a eficiência operacional tão exigidos pelo ritmo acelerado da indústria”, explica. 

O LIMS, ou Sistema de Gestão de Informações de Laboratórios, é um software capaz de centralizar todos os dados e informações gerados nos laboratórios, além de possuir recursos de automação, gerenciamento de amostras e conformidade regulatória. No último ano, um estudo da Business Research Insights apontou que o mercado de LIMS pode alcançar mais de US$ 1.195,88 bilhão em um período de 10 anos, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) estimada em 5,8% até 2031.

A pesquisa comprova que a evolução de um sistema tão importante para os laboratórios de controle de qualidade só pode ser impulsionada pela demanda urgente da digitalização e da automação, que, ainda tão inéditas para o setor, possuem um poder expressivo para aumentar a produtividade, reduzir erros e garantir a qualidade dos produtos e serviços no setor.

No entanto, como explica Domingos, a famosa Indústria 4.0 empurra os laboratórios para um grande dilema: pagar caro por um software de ponta ou arcar com os prejuízos da velha rotina manual, baseada em Planilhas Excel e papelada?

“Laboratórios que continuam a depender de planilhas e processos manuais correm o risco de aumentar a ocorrência de erros e, por consequência, de retrabalho. Por outro lado, no mercado atual de LIMS, ainda prevalece uma abordagem tradicional, que parece não priorizar tanto a praticidade e o dinamismo. Além de custar caro, investir na capacitação da equipe e esperar pelo longo processo de implantação para reorganizar suas atividades, os laboratórios também se veem obrigados a utilizar um software que não oferece tantas soluções de automação para o controle de qualidade.”

Por isso, o CTO decidiu reverter os obstáculos do setor criando o ActizLab, software da Actiz capaz de centralizar informações, automatizar a análise de dados e digitalizar processos operacionais do controle de qualidade. Com mais de 25 projetos já realizados, a solução permite que as empresas configurem fluxos de trabalho, formulários e relatórios de acordo com suas necessidades específicas. Além disso, a plataforma possui armazenamento em nuvem, o que garante a disponibilidade e a segurança dos dados, bem como a escalabilidade e a integração com outros sistemas. 

“O papel da Actiz no setor laboratorial é ajudar empresas de diversos portes e segmentos a otimizarem seus processos de controle de qualidade e se tornarem referência, inclusive, com o único software da América Latina que atende às principais normativas da Anvisa e da FDA. Portanto, em apenas dois meses, proporcionamos uma ferramenta que une as principais funções operacionais e, de brinde, democratiza o acesso ao sistema LIMS para indústrias farmacêuticas, cosméticas, químicas, de alimentos e demais laboratórios prestadores de serviços.”

Felippe Domingos, CTO e fundador da Actiz.