Ibmec RJ recebe startups para Programa de Aceleração

Ibmec RJ recebe startups para Programa de Aceleração

Compartilhe este conteúdo:

O Ibmec receberá, até o dia 13 de novembro, inscrições de startups que desejam participar do Programa de Aceleração. Os interessados deverão preencher este formulário. A iniciativa é promovida pelo Ibmec Hubs, um espaço colaborativo de inovação e empreendedorismo conectado ao ambiente acadêmico, que estimula muito o networking entre mentores, empresas e startups. O programa, que é gratuito e dura seis meses, atende a comunidade empreendedora do estado do Rio de Janeiro, além de alunos e ex-alunos da instituição.

Com o objetivo de desenvolver startups que já validaram ideias, criaram ofertas e caminham para o crescimento comercial, o programa oferece capacitação e orientação empresarial de especialistas e mentores da instituição de ensino, além de profissionais do mercado. Outra possibilidade de conexão com o ecossistema do Ibmec tem chamado a atenção: o Summer Job, que aproxima empreendedores e estudantes em uma jornada de imersão. Os alunos auxiliam as startups em atividades compatíveis com suas habilidades e apresentam soluções para os mais diversos desafios.

A head do Ibmec Hubs RJ, Lucimar Dantas, destaca que esta edição conta com uma novidade. É que as empresas selecionadas terão mais uma dimensão em sua agenda de desenvolvimento com as startups: o ESG.

“Para apoiar o crescimento das startups atendidas, o Ibmec Hubs trabalha com as dimensões marketing e vendas, finanças, pessoas, operações, estratégia e governança, mas agora vamos ampliar nosso enfoque para o ESG. Afinal, acreditamos que não basta só cuidar da governança, precisamos atender às melhores práticas no ‘E’ de meio ambiente e no ‘S’ de social.”

Head do Ibmec Hubs RJ, Lucimar Dantas.

Para o reitor do Ibmec RJ, Samuel Barros, além de resultados financeiros, as empresas devem entregar benefícios para sociedade, tais como inclusão, preocupação com a sustentabilidade ambiental e garantia de uma governança justa e honesta.

“A entrega do nosso Hubs para os nossos mentorados deve considerar a agenda ESG como pilar. Queremos empresas sustentáveis, que fazem e farão um futuro melhor para todos nós. Esse é o nosso foco.”

O Ibmec Hubs já atendeu 69 startups em dois anos de operação. Uma das startups participantes foi a Nimbus Meteorologia, voltada para o gerenciamento de risco de impacto climático, que avançou em seus processos comerciais e alavancou suas vendas. A climatech encerrou o programa com reconhecimento e premiações.

“Quando entramos no programa, a Nimbus tinha necessidade de amadurecimento. O Ibmec Hubs foi fundamental para a empresa amadurecer do ponto de vista comercial, e de gestão, para criar processos e otimizar a entrega para nossos clientes. Ampliando, assim, nossa participação no mercado”, conta Luiz Silva, diretor executivo da Nimbus.

Como funciona o Ibmec Hubs no Rio de Janeiro

As startups que participam do programa podem usufruir de infraestrutura moderna da instituição, que disponibiliza espaço de coworking, salas de trabalho individuais e salas de reunião; ter mentorias com profissionais do mercado; participar de palestras, minicursos, workshops com professores do Ibmec, fazer networking com empreendedores locais.

Em contrapartida, as startups se comprometem a apoiar iniciativas da instituição, tais como oferecer estágios aos alunos, contratar as empresas juniores, fazer mentorias para alunos que tenham projetos acadêmicos com foco em empreendedorismo e, caso seja possível, participar de eventos promovidos pelo Ibmec.

O Programa de Aceleração está dividido em quatro fases: imersão – as startups selecionadas farão uma imersão com gestores do Ibmec Hubs para o alinhamento do seu projeto de negócio; mentoria – o Ibmec Hubs irá promover mentorias com especialistas de diversas áreas com encontros definidos previamente; investimento – os modelos de negócio são preparados para matchs (rodadas de negócios) com empresas parceiras; demoday – é promovido um evento em que os empreendedores apresentarão suas startups para os possíveis investidores, usando todas as técnicas e estratégias aprendidas no programa.

O Ibmec Hubs está presente nos dois campi do Ibmec RJ, na Barra da Tijuca e no Centro, com capacidade para receber até 20 startups. Após o período de inscrição, as propostas serão analisadas pela Comissão de Avaliação.

Serviço:

Programa de Aceleração do Ibmec Hubs no Rio de Janeiro

Quem pode participar: startups que já validaram suas ideias, criaram ofertas e caminham para o seu desenvolvimento comercial.
Inscrições: até 13 de novembro