Pesquisar
Close this search box.

Histórias de empreendedorismo

Histórias de empreendedorismo

Compartilhe este conteúdo:

  • Carla Jasmini, da Bela Russa (1ª rede de franquias de estúdios especializados no método russo original de cuidados com as unhas)

Criada em 2021, a Bela Russa nasceu por iniciativa da economista Carla Jasmini, que após tentar diversas soluções para parar de roer as unhas decidiu investir no ramo da beleza. Durante suas pesquisas, ela descobriu a RNSA School – Escola Russa de Unhas, especializada no Método Russo Original de cuidados com as unhas, fundada em 2020, por Olga Radionova e Cassio Pantoja. Trazido ao Brasil sem adaptações, o Método Russo Original reúne técnicas e princípios que, juntos, ofereceram a solução perfeita para ajudar Carla a deixar o hábito de roer as unhas no passado. Após ver as suas próprias unhas longas e saudáveis, ela decidiu levar a sua experiência a outras brasileiras que, insatisfeitas com as técnicas limitadas do mercado nacional, procuravam por serviços e produtos capazes de recuperar, cuidar e valorizar suas unhas naturais. Para a criação de um autêntico estúdio russo em Goiânia (GO), Carla Jasmini contratou a RNSA School para realizar uma consultoria. Em apenas três meses, o sucesso da Bela Russa superou as expectativas e chamou a atenção da RNSA School, que adquiriu a marca Bela Russa. Essa união deu origem ao Grupo RNSA, que hoje é formado por três empresas: a RNSA Franchising, franqueadora especializada em estúdios russos de cuidados com as unhas; a RNSA School, focada em capacitar manicures no método russo original, e a RNSA Hunter, empresa dedicada ao recrutamento e seleção de candidatas com alto potencial para atuar nos estúdios BELA RUSSA. Em 2021, o modelo de negócios foi formatado para expansão por franquias. Atualmente, a rede Bela Russa é composta por 7 franquias, com presença em Goiás, Distrito Federal e em São Paulo.

  • Alessandro Pereira, Filliphe Camelo, Luis Yamanishi, do Mania de Churrasco ! (rede com 100 endereços no Brasil reconhecida por servir cortes de carnes nobres temperados apenas com sal grosso e preparados em fogo forte, como manda a tradição do bom churrasco)

Colocar uma marca no mercado, especialmente no setor de alimentação, requer muita dedicação. Fazer dessa bandeira uma referência é uma tarefa árdua, que exige muito trabalho, atenção aos mínimos detalhes – que são extremamente importantes – e a convicção de que é preciso se reinventar diariamente para conquistar a sonhada meta. Essa é a descrição perfeita de três empreendedores com perfis e competências altamente complementares: Alessandro Pereira, Filliphe Camelo e Luis Yamanishi, que se uniram e criaram, em 2001, o Mania de Churrasco!. O primeiro restaurante foi instalado no Shopping Ibirapuera, centro de compras tradicional e bem-posicionado, localizado na zona sul de São Paulo, sob o modelo de buffet. O restaurante tinha como conceito principal levar comida caseira e churrasco de qualidade para o corre-corre da praça de alimentação. O negócio deu tão certo que de lá para cá já são 8 restaurantes com o conceito Buffet & Pizza em atividade. Além do Shopping Ibirapuera, receberam a novidade: Shopping Eldorado (SP), Shopping Tamboré (Barueri/SP), Shopping Brisamar (São Vicente/SP), Shopping Praiamar (Santos/SP), Shopping Vila Olímpia (SP), Shopping SP Market (SP) e o ParkShopping (São Caetano do Sul/SP). Todas as unidades com esse conceito são próprias, contam com chef de cozinha e sistema self service, em que o cliente pode se servir escolhendo mais de oito tipos de saladas e diversas opções de pratos quentes, finalizando o buffet com os mais suculentos e saborosos churrascos, feitos apenas com cortes de carnes nobres, temperados apenas com sal grosso e preparados em fogo alto. Além disso, as unidades oferecem rodízio de pizzas após às 18h e realizam uma série de ações promocionais a fim de realizar Happy Hours animados. Em 2012, depois de muito aprendizado, persistência, diversos estudos e pesquisas, o trio começou a pensar em um novo modelo de negócio, que pudesse ser replicado de maneira consistente. Aprofundou-se, nessa época, o conceito de “steak house” e, então, nasceu o Mania de Churrasco ! PRIME STEAK & BURGER, concebido dentro do franchising. O conceito se revelou um sucesso. A rede tem unidades em operação nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás e Distrito Federal e deve finalizar 2022 com 115 operações.

  • Silvinei Toffanin e Márcia Abreu, da DIRETO GROUP (escritório e consultoria contábil com mais de 25 anos de mercado e unidades no Brasil e nos EUA, reconhecido pela integridade e solidez de sua estrutura corporativa)

A história da DIRETO GROUP começa em 1996 por iniciativa de Silvinei Toffanin, que descobriu, aos 13 anos, a vontade de trabalhar na área de contabilidade. Aos 16 foi emancipado pela mãe para que pudesse começar a trabalhar no setor, mesmo tão jovem e, logo, abrir uma empresa. Aos 17 anos saiu do emprego, onde atuava como office-boy, buscou formação e abriu a DIRETO GROUP. Daí em diante fez cursos técnicos, ingressou na faculdade de contabilidade e mais tarde fez também Direito para entender melhor as legislações e a área tributária e se aperfeiçoar no assunto, um dos muitos serviços oferecidos por sua empresa. Toffanin foi um jovem empreendedor muito visionário quando não executou apenas os serviços de uma contabilidade comum, mas decidiu aliar conhecimento de mercado, de empresas de outros segmentos e até de estudos da concorrência para dar consultoria de negócios aos clientes. Hoje, a empresa conta com cerca de 40 profissionais especializados em contabilidade e administração, que atuam nos dois escritórios da empresa, localizados em São Paulo (SP) e na Flórida (EUA). Além disso, há uma ampla estrutura de correspondentes que atuam em parceria com a DIRETO GROUP em praças como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Brasília. De acordo com Silvinei Toffanin e Márcia Abreu, sócios da DIRETO GROUP, o diferencial da empresa está no pilar: família, negócio e patrimônio. Isso, porque a DIRETO tem como proposta principal a oferta de uma assessoria personalizada, com foco nas necessidades e interesses de cada negócio.

  • Celso Sakamoto Jr. e Gabriela Zubek, da The Cookiery (1ª cookieria no modelo express to go, especializada nos melhores Chip Chocolate Cookies no estilo Ahoy americano, crocante por fora e extremamente macio por dentro)

O ano era 2020. Foi exatamente no meio da pandemia, na cidade de Curitiba (PR), que o casal Celso Sakamoto Jr. e Gabriela Zubek criaram, meio por acaso, a The Cookiery. Ele é um apaixonado por viagens. Ela é uma apaixonada por doces. Em uma das visitas feita aos Estados Unidos, provaram, na Flórida, um cookie que mudou completamente o conceito que eles tinham sobre a iguaria. A dupla voltou ao Brasil, mas jamais esqueceu o sabor experimentado naquela ocasião. Gabriela, então, decidiu se aventurar no universo da culinária. Experimentou diversas receitas, fez uma série de mudanças e chegou a uma fórmula própria, que tem como resultado ‘o melhor cookie da vida’. Não demorou para que familiares, amigos e uma série de outras pessoas conhecessem a novidade e a produção, que começou tímida, virou um negócio sólido e robusto. Tanto, que assim que houve permissão para o retorno das atividades dos comércios, mesmo com uma série de medidas restritivas, a primeira loja da marca foi inaugurada. A data não poderia ser mais emblemática: dia 12 de Junho de 2020. E os resultados foram surpreendentes! De lá para cá, a The Cookiery ganhou um novo sócio e CEO – Felipe Vieira – que é especialista em gestão de negócios e multiempreendedor. Também estabeleceu uma fábrica própria, de onde saem, diariamente, cookies fresquinhos para o abastecimento da loja estabelecida na região central de Curitiba e que está estruturada para o fornecimento de cookies para as 25 franquias que a rede deve ter, entre abertas e contratadas, até o final de 2023. No momento, já são 4 unidades em operação e outras 3 em implantação, com aberturas previstas para os próximos meses.

  • Mauricio Frizzarin, da QYON Tecnologia (empresa especializada no desenvolvimento de softwares para gestão de negócios com aplicação de Inteligência Artificial)

Criar uma empresa ainda na adolescência é tarefa para poucos. Desbravar um novo mercado, desenvolver uma nova tecnologia e ser bem-sucedido torna esse grupo ainda mais seleto. Se o adolescente tiver apenas 17 anos e o software tiver sido desenvolvido na década de 1990, a história fica ainda mais interessante, uma vez que, nessa época, o Brasil vivia em uma era jurássica em termos de desenvolvimento tecnológico. Essa é a história de Mauricio Frizzarin. O país ainda contava com uma reserva de mercado a computadores, quando, com apenas 17 anos, na década de 1990, ele criou um software dedicado à gestão de folha de pagamentos e lançamento de tributos, que transformou a rotina dos contadores e das pequenas e médias empresas. Apesar da pouca idade, o profissional já tinha uma qualidade bem desenvolvida: a de ouvir sobre as dificuldades enfrentadas em um determinado negócio, assimilar as informações e desenvolver soluções. Ainda sem saber, Frizzarin foi um dos primeiros a ofertar SaaS por aqui. A empresa, nascida na cidade de Americana (SP), ficou conhecida no mercado como Folhamatic. Em 2013, 75% da companhia foi vendida por um valuation de quase US$ 300 milhões para a Sage Software. Frizzarin permaneceu como sócio da Sage, no Brasil, por mais dois anos. Depois disso, o empreendedor resolveu se dedicar ao próprio aperfeiçoamento. Começou a estudar na Harvard Business School, cursou Executive Education em Inteligência Artificial na University of Califórnia e em Fintech na Harvard University. Toda a dedicação voltada a aquisição de conhecimento resultou na fundação de uma nova empresa, a QYON Tecnologia, que nasce, no início de 2020, especializada no desenvolvimento de softwares para gestão empresarial com inteligência artificial. Frizzarin voltar a ter como público-alvo os escritórios de contabilidade e amplia o leque para as pequenas e médias empresas clientes dessas companhias do segmento contábil. A Qyon entrega, a esses dois públicos, um sistema de gestão completo e totalmente integrado composto por todas as atividades pertinentes à gestão de um negócio, com controle de ponto, segurança no trabalho e obrigações fiscais, tudo com tecnologia embarcada de Inteligência Artificial e Big Data, além de integração com meios de pagamento, caso do Qyon Bank, que facilita a gestão de contas a pagar e receber sem a necessidade de sair do sistema para acessar o home banking.

  • Sueli Conte, do Espaço Saúde Integrativa by Sueli Conte (instituição, que oferece atendimento multidisciplinar para pessoas de todas as idades com aplicação de terapias corporais e espirituais, como Barras de Access e ThetaHealing, além de suporte pedagógico, fisioterapia da dor, psicoterapia com foco em empoderamento feminino, etc)

Apesar de ter fundado o Espaço Saúde Integrativa by Sueli Conte em 2022, a trajetória empreendedora de Sueli Conte é extensa. A profissional, que é aplicadora de Barras de Access e ThetaHealing, licenciada em Psicologia, Mestre em Educação e Doutoranda em Neurociências, tem mais de 40 anos de carreira como educadora, mais de 30 deles vividos como fundadora e mantenedora de uma escola tradicional da zona sul da cidade de São Paulo. Após a venda do antigo negócio, Sueli resolveu se dedicar a outra paixão, que também envolve cuidado com pessoas. O Espaço Saúde Integrativa nasceu com o objetivo de atender crianças, adolescentes, adultos e até famílias inteiras e auxiliar na resolução de situações que envolvam a saúde mental e emocional, traumas e travas criadas por uma vivência do passado, que impeçam o estabelecimento de relacionamentos sadios com outras pessoas, o autoconhecimento, o desenvolvimento de habilidades, etc.

5/5 - (1 voto)