Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Governo de São Paulo leva cursos de Tecnologia da Informação para transportes metropolitanos - WITRI

Governo de São Paulo leva cursos de Tecnologia da Informação para transportes metropolitanos

transportes metropolitanos

Compartilhe este conteúdo:

Na semana em que é celebrado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, os passageiros dos transportes metropolitanos poderão conhecer e se inscrever no “qualifica SP”, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Nos dias 24 e 25 de abril, das 07h às 13h, a estação Palmeiras-Barra Funda, integração entre as Linhas 7-Rubi da CPTM e 3-Vermelha do Metrô, e o Terminal Metropolitano Jabaquara, da EMTU, recebem, respectivamente, a ação que oferece 123 mil vagas para cursos de qualificação na área de Tecnologia da Informação.

Um dos objetivos do programa é formar mão de obra em áreas nas quais há déficit de profissionais no mercado de trabalho, como por exemplo Tecnologia da Informação (TI). Segundo relatório da Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, até 2025 serão necessários mais de 540 mil novos profissionais no país. Posteriormente, outras áreas também serão contempladas no programa. Ao final dos cursos, realizados de forma remota, os concluintes terão a oportunidade de concorrer a vagas de trabalho e estágio em empresas parceiras.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, é fundamental qualificar as áreas de maior demanda no mercado de trabalho: “O governador Tarcísio e a primeira-dama Cristiane de Freitas sempre falaram para montarmos um sistema de cursos rápidos de formação para empregabilidade em parceria com as empresas. E é isso que estamos fazendo. Juntamos grandes parceiros da iniciativa privada para vir conosco neste objetivo e oferecer capacitação e oportunidades nas áreas de maior demanda.”

“A iniciativa amplia as possibilidades de acesso à qualificação profissional dos jovens, ajudando a torná-los mais preparados para vagas mais procuradas no mercado e que demandam constante atualização de conhecimento. É muito gratificante poder oferecer esse serviço para os passageiros que transitam pela estação Palmeiras-Barra Funda e pelo terminal Jabaquara.”

Marco Antonio Assalve

Para essa primeira fase, os cursos serão realizados por meio de parcerias com três importantes empresas do segmento: a ADA Tech, que disponibilizou 60 mil vagas nos cursos “Desenvolvedor de Software Jr. e Softskills”; a Impacta, com 60 mil vagas em “Engenharia de Dados” e “Desenvolvedor Backend”; e Softex, com 3 mil vagas de “Desenvolvedor Full Stack e Desenvolvedor Mobile”.

Ao todo, serão 7 mil vagas destinadas a pessoas com deficiência, 58 mil para mulheres e 58 mil para homens. Dentro deste quadro, o público negro terá prioridade. A carga horária varia entre 140 e 360 horas.

SERVIÇO

Dia 24/04

Terminal Metropolitano Jabaquara – EMTU

Endereço: Rua dos Jequitibás, s/n – Jabaquara

Dia 25/04

Estação Palmeiras-Barra Funda – Integração CPTM (Linha 7-Rubi) e Metrô (Linha 3-Vermelha)

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda