Principal objetivo é escalar a eficiência logística do negócio
A logtech Freto acaba de promover Shelbi Santos, que ocupava a cadeira de head, a diretor de Operações. O executivo está na empresa, fundada em 2018, desde o início de 2019, tem 15 anos de experiência em logística rodoviária e assume a nova posição para expandir a operação garantindo a eficiência logística do negócio. Em pouco mais de cinco anos, o Freto movimentou R$ 13 bilhões em fretes e 100 milhões de toneladas pelo Brasil.
Em março deste ano, o Freto finalizou um follow on de R$ 12,3 milhões para ser a transportadora digital que entende as demandas offline da indústria de baixo/médio valor agregado. Nos próximos anos, a empresa quer levar a eficiência logística ao “estado da arte”, enquanto expande a operação nacionalmente. “Somos pioneiros da digitalização da logística rodoviária, investindo em automações e tecnologia para tornar a operação mais eficiente. Cinco anos depois, trabalhamos para que os dados analógicos que trouxemos para o digital sempre viabilizem uma cadeia logística mais rápida e menos custosa”, aponta Shelbi.
Toda a tecnologia embarcada do Freto reduz em até 20% o custo do frete. Para essa conta fechar, Operações é estreitamente conectada às outras áreas da empresa. “Orquestrar a sinergia entre equipes, como Tecnologia, Marketing e Finanças, para alcançar os objetivos da operação, é o principal requisito dessa cadeira. Outro diferencial competitivo da nossa empresa que Shelbi incorpora muito bem é o conhecimento da operação raiz, analógica ou semidigital, muito importante para mostrar o valor da digitalização aos nossos clientes e prospectivos. Ele é a pessoa certa para fortalecer nosso Nível de Serviço, aumentar a Segurança e Compliance e reduzir a Conta Frete, três pilares estratégicos para a empresa”, afirma Thomas Gautier, CEO do Freto.
Antes de ingressar no Freto, Shelbi teve passagens pela JSL, onde ficou sete anos e alcançou o cargo de coordenador geral de Operações Logísticas, e pela Agrega Tech, ocupando a gerência de Operações de Logística. No último posto, foi responsável direto pela primarização dos transportes de cargas de embarcadores que representavam 3,5 mil embarques mensais com faturamento mensal médio de R$ 8,5 milhões. No primeiro ano de Freto, pôde conectar a tendência de primarização do setor com a digitalização da contratação dos fretes de grandes players do mercado, dando início à transportadora digital. “Pude liderar a implementação das áreas de torre de controle, que envolvem operações de contratação, agendamento de coletas e entregas, monitoramento, expedição, emissão
de documentos de viagem e validação de cadastros. Em plena era da Logística 4.0, cada vez mais buscaremos novas formas de operar e reinventar a cadeia de suprimentos e logística tradicional”, finaliza Shelbi.
Sobre o Freto
Com o propósito de simplificar a logística rodoviária, movendo caminhoneiros, o Freto é uma transportadora digital onde os melhores caminhoneiros e as melhores cargas se encontram. Uma organização que nasceu 100% digital com tecnologia e 100% raiz, a partir do know-how sólido de um time que possui anos de experiência nas rodovias brasileiras, focado em combater as ineficiências do modelo tradicional. Desde sua fundação, em 2018, até o final de 2023, a empresa movimentou mais de 100 milhões de toneladas, correspondendo a R$13 bilhões em fretes efetivamente contratados. Essas cargas são publicadas por grandes produtores de grãos, açúcar, siderúrgicas, fabricantes de papel e celulose e cimenteiras, para mais de 180 mil caminhoneiros qualificados e aptos a fretar. O Freto atua como uma logtech, aumentando a base de caminhoneiros e assumindo com tecnologia todas as etapas da logística. As cargas podem ser aceitas em até 1 minuto, ganhando agilidade, fortalecendo frentes de atuação e reduzindo custos operacionais. A empresa vem mudando a forma de usar a Estrada para fazer negócios, criando uma relação ganha-ganha entre embarcadores e motoristas.