Uma pesquisa realizada em outubro de 2022 pela Akamai Technologies, em parceria com a Cantarino Brasileiro, revelou que cerca de 70% dos adultos brasileiros possuem conta em banco tradicional ou digital. É um aumento de 89% em relação aos 37% que tinham conta em banco em 2020. O crescimento revelado na pesquisa pode surpreender alguns, mas não o alt.bank, empresa que lançou o novücard, cartão de crédito desenvolvido e pensado para os “planejados” brasileiros – aqueles que se planejam para o futuro. Desde o lançamento da versão beta do novücard em julho de 2022, o cartão atingiu rapidamente a marca de 150.000 clientes já em janeiro de 2023, chegando a conquistar até 3.000 novos clientes por dia.
Fundada pelo anglo-americano Brad Liebmann, a maioria dos novos clientes do novücard se originou de uma robusta lista de espera de 300.000 pessoas. 32% dos clientes novücard já possuem o cartão como principal cartão de crédito e 28% o utilizam diariamente. A expectativa da fintech é que o número de novos clientes aumente ao longo de 2023, chegando a um milhão de clientes em poucos meses.
“A demanda está acima do esperado, demonstrando que as duas características exclusivas do novücard no mercado – o ajuste automático de limites de crédito e descontos em milhares de lojas físicas – ressoam bem em nossa base de clientes”.
Brad Liebmann
O cartão foi o primeiro no Brasil a oferecer um limite de crédito dinâmico, ajustando o limite de crédito disponível para cada cliente individualmente – para cima ou para baixo – de acordo com seu comportamento financeiro e auxiliando no controle de suas finanças pessoais. A empresa destaca-se no terceiro maior mercado de cartões de crédito do mundo por oferecer crédito de forma justa e transparente a 100 milhões de brasileiros.
Os clientes do novücard que pagam suas faturas na totalidade e em dia têm R$ 1 de acréscimo no limite de crédito a cada R$ 100 utilizados. “Ao incentivar o pagamento integral da conta e acumular renda todos os meses – em vez de pagar taxas predatórias – ajudamos nossos clientes e suas famílias a construir riqueza e prosperidade”, enfatiza o fundador. “Os bons pagadores, pela primeira vez, verão o impacto de seu planejamento financeiro refletido automaticamente em seus limites de crédito. Isso mostra nosso compromisso em incentivar e premiar nossos clientes ‘planejados’”, finaliza o CEO.
Brad Liebmann foi o fundador e ex-CEO da Simply Business, a maior corretora de seguros online da Europa. A Simply Business foi posteriormente vendida para a gigante global de seguros Travelers por £ 400 milhões. Antes disso, ele foi vice-presidente sênior de Fusões e Aquisições de Tecnologia do Lehman Brothers, conhecido banco de investimentos americano. Hoje, o alt.bank emprega 130 pessoas em equipes baseadas principalmente em São Paulo/SP e São Carlos/SP.
Investimento
Em 2021, a empresa concluiu um financiamento Série A liderado pela empresa americana de capital de risco Union Square Ventures. Também agregou investidores como Michel Goguikian, ex-CEO do Santander LATAM; Taavet Hinrikus, fundador e CEO da TransferWise; Nick Talwar, presidente e CEO da CircleUp; e Steve Berger, ex-chefe global de banco de investimento do Lehman Brothers.