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Eurofarma lança ferramenta digital inovadora para pacientes com Parkinson

Eurofarma lança ferramenta digital inovadora para pacientes com Parkinson

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A Eurofarma, companhia multinacional farmacêutica sediada no Brasil, com operações em 22 países, e a agência criativa Dentsu Creative, anunciaram hoje o lançamento de uma nova ferramenta experimental de reconhecimento de expressão facial, alimentada por inteligência artificial, que permite aos pacientes com doença de Parkinson controlar seu envolvimento nas redes sociais usando expressões faciais.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que 8,5 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a doença de Parkinson. Além de qualquer tratamento médico em vigor, os pacientes precisam passar por terapia física para retardar a progressão dos sintomas da doença neurológica.

A equipe do projeto se dedicou a desenvolver uma ferramenta digital inovadora experimental que pode auxiliar os pacientes a realizar exercícios faciais por meio das redes sociais, controlando os comandos no dispositivo por meio de gestos.

A partir da parceria entre a Dentsu Creative e a Eurofarma, com apoio da Associação Brasil Parkinson, nasceu a Scrolling Therapy, um aplicativo inovador integrado às redes sociais Facebook e Instagram, que, por meio do uso de inteligência artificial, incentiva os pacientes a navegar pelo feed apenas usando expressões faciais, como sorrisos, movimentos de boca, nariz, testa, sobrancelhas, entre outros. O objetivo é gerar estímulos no rosto e exercitar os músculos, como ferramenta que pode ser complementar a todos os tratamentos já realizados focados na condição. Um dado importante é que muitos pacientes com esse distúrbio não conseguem realizar exercícios faciais, que podem atrasar os sintomas de atrofia muscular no rosto, causando hipomimia (expressões faciais reduzidas).

A equipe da Dentsu Creative liderou a ideia, reunindo-se em torno do desenvolvimento em apoio ao colega Sebastián Porta, um paciente com a doença, que manifestou a necessidade de fazer algo para ajudar a comunidade do Parkinson. Aproveitando o avanço da tecnologia e o surgimento de novas inteligências artificiais e canais de comunicação, a equipe desenvolveu algo inovador que unisse exercícios faciais para pessoas com essa doença ao mesmo tempo em que oferecesse uma experiência social aprimorada para eles.

“É muito difícil sentar-se em frente a um espelho por 45 minutos por dia e ver suas expressões faciais mudando diante de seus olhos. Viver com a doença já é difícil o suficiente sem literalmente enfrentá-la no espelho todos os dias. Foi por isso que me senti muito motivado a propor uma tecnologia que pudesse apoiar todos os pacientes por meio de uma atividade divertida, que é navegar nas redes sociais.”

Sebastián Porta

A Eurofarma é uma das indústrias farmacêuticas que mais investe em inovação. Esta é a primeira vez que a empresa atua no mundo das ferramentas digitais. A Eurofarma acredita neste tipo de abordagem e, nos próximos anos, continuará motivada a priorizar projetos com esse foco.

“A Eurofarma sempre foi especializada em distúrbios do Sistema Nervoso Central e, com esta nova parceria, estamos buscando ir além, com opções que podem apoiar os pacientes com Parkinson. A inovação faz parte do nosso DNA desde que nascemos, há mais de 50 anos, e mais uma vez estamos trazendo algo inovador focado na qualidade de vida das pessoas”, diz Marco Billi, vice-presidente de Empreendedorismo e Digital da Eurofarma.

A ferramenta Scrolling Therapy está disponível gratuita e globalmente no Google Play e atualmente pode ser baixada em três idiomas: inglês, português e espanhol. Em breve estará disponível para download na Apple Store.

“Estamos muito otimistas em trazer uma opção que incentive as pessoas com Parkinson a se exercitarem. Nossa expectativa é que, associada à reabilitação especializada, essa tecnologia inovadora possa engajar nossa comunidade a se manter ativa. Estamos muito felizes em poder apoiar esta nova ferramenta”, acrescenta Dra. Erica Tardelli, fisioterapeuta especialista na doença e presidente da Associação Brasil Parkinson.

Desenvolvimento do aplicativo

A criação e desenvolvimento do aplicativo uniu esforços e colaboração das equipes da Dentsu Creative na Argentina, Brasil e EUA, com especialistas da Eurofarma e especialistas da dentsu health. “Esta inovação foi idealizada na Argentina, desenvolvida nos EUA e executada no Brasil, um esforço global de especialistas, médicos, criativos e desenvolvedores unidos por meio de geografias e idiomas para oferecer esta aplicação tecnológica inovadora”, disse Rafael Rizuto, Chief Creative Officer, US-Hispanic LATAM para a Dentsu Creative. “Em um momento em que a IA enfrenta ceticismo e é difamada, essa iniciativa está usando seus poderes para o bem, em benefício da sociedade e podendo apoiar na qualidade de vida de muitas pessoas que vivem com essa doença”.

Como funciona o aplicativo?

Após baixar o aplicativo em um dispositivo móvel, seja um telefone ou tablet, um breve tutorial será carregado e então o usuário só precisa abri-lo na tela para integração automática com o Facebook e Instagram. Em seguida, ao acessar uma das redes sociais, a ferramenta já estará em funcionamento.

À medida que o paciente progride com os exercícios, mensagens aparecerão na tela indicando o sucesso na execução das expressões. Quando forem completados 45 minutos de atividade, o objetivo diário será alcançado.