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Estadão lança plataforma de avaliações e recomendações de produtos

Estadão recomenda

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Acelerada pela pandemia, a prática das compras online já é comum para mais de metade dos consumidores brasileiros. Nesse novo cenário, os consumidores conectados habituaram-se também a consultar serviços que apresentam produtos e mostram suas características, além de indicar os sites de e-commerce em que podem ser encontrados.

Para aperfeiçoar esse tipo de experiência, o Estadão desenvolveu e está inaugurando seu mais novo projeto digital, voltado para conteúdos relacionados ao mercado de compras online no Brasil. Fruto de uma parceria com a Zmes, agência e consultoria digital, foi criado uma plataforma de curadoria, avaliação e recomendação que busca ajudar o consumidor na tomada de decisões. O Estadão Recomenda permitirá que o consumidor encontre os melhores produtos disponíveis no mercado digital, oferecidos pelos sites e marketplaces mais relevantes do país. Todo o processo de apuração, avaliação e comparação é realizado por uma equipe de jornalistas do Estadão.

Nos primeiros lotes de produtos avaliados pelos profissionais destacam-se videogames e acessórios para os principais tipos de console, além de eletrodomésticos, TVs e produtos para cuidados pessoais. Mas a abrangência do serviço irá muito além. Todo e qualquer produto ou serviço que esteja sendo pesquisado com frequência notável na internet passará a integrar a lista de prioridades do projeto.

Os resultados das análises serão publicados em vários formatos: dos comparativos, que cotejam funcionalidades, eficiência e usabilidade de produtos concorrentes, às avaliações, com descritivos das características do objeto ou serviço, oferecendo ao consumidor a possibilidade de conhecer a oferta em detalhes antes de tomar a decisão de compra. Vídeos também serão produzidos pelo Estadão Recomenda, no caso de ofertas de alto valor ou grande procura.


Nas últimas décadas, com a ampliação do acesso à internet e o aumento dos sites de vendas online, tornaram-se comuns os serviços de avaliações de produtos com base na opinião dos usuários. Os consumidores interessados em conhecer ou adquirir produtos oferecidos em sites de e-commerce foram, paralelamente, descobrindo o valor dos reviews.

O Estadão Recomenda contribui, de certo modo, para o fim da era da incerteza diante de uma oferta crescente de itens cada vez mais complexos e de difícil comparação. Para Paulo Pessoa, diretor comercial do Estadão, o ‘Estadão Recomenda’ surge para oferecer um serviço de análise de possibilidades, com profundidade e credibilidade. “Identificamos uma excelente oportunidade de reforçar o Estadão como uma fonte de informação segura para o nosso público”, diz Paulo. ”Teremos opiniões e considerações sobre produtos reais, com conteúdo de
confiança para nossa audiência.”

A Zmes, parceira do Estadão na concepção e execução do projeto, atuou no desenho da experiência, implementação da tecnologia e growth além de suporte no processo de produção de conteúdos em vídeo. Para Marcelo Tripoli, CEO e fundador da Zmes, o projeto é uma excelente demonstração de como as empresas de mídia podem monetizar sua audiência qualificada.

“A transformação digital leva as empresas de mídia a buscarem novos modelos denegócio”, ele observa. “O Estadão Recomenda é um exemplo desta visão contemporânea de criar um produto digital com valor para o leitor e que ao mesmo tempo gera oportunidades comerciais para o veículo. Estamos felizes em contribuir com a materialização dessa proposta.”

Marcelo Tripoli