Pesquisar
Close this search box.

Engenharia e Construção: 5 mudanças advindas da transformação digital nos setores

Engenharia e Construção 5 mudanças advindas da transformação digital nos setores

Compartilhe este conteúdo:

De acordo com uma pesquisa realizada pela Data Corporation, 72% das empresas mundiais acreditam que a transformação digital é peça-chave para o desenvolvimento dos negócios, uma vez que a evolução tecnológica é cada vez mais uma demanda exigida no mercado. Dois dos setores são os de engenharia e construção. Para ter sucesso e vantagem competitiva, as empresas destes segmentos devem melhorar não só sua gestão de projetos, mas também acompanhar as constantes mudanças das normas e regulamentações.

A SoftExpert, empresa que oferece soluções para gestão integrada de conformidade, inovação e transformação digital, atende às necessidades específicas das empresas de engenharia e construção em todos seus aspectos. Do controle de projetos, riscos e monitoramento de indicadores à gestão do meio ambiente, saúde e segurança. Com o intuito de aprimorar processos do setor, obter informações dos consumidores de forma rápida e adaptar-se de maneira ágil às novas tendências, a transformação digital possibilita que as empresas do ramo respondam às principais demandas com maior rapidez.

Quando aplicadas, as tecnologias são capazes de reduzir custos, ajudar as empresas a aumentar a produtividade e reduzir os riscos dos projetos. Pensando nisso, Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil apresenta 5 mudanças advindas da tecnologia dentro do setor engenharia e construção:

1- Conexão entre profissionais

Um projeto de arquitetura ou design é multidisciplinar, ou seja, envolve diversos profissionais diferentes em um mesmo projeto. A partir de tecnologias, a comunicação entre os profissionais envolvidos é feita de forma instantânea e as atualizações de projeto acontecem em tempo real. Uma operação centralizada permite que todos os autorizados tenham acesso aos dados do projeto, mitigando a possibilidade de perda de documentos que geram retrabalho.

2- Maior confiabilidade

A utilização da tecnologia no setor de engenharia e construção diminui a probabilidade de erros, sejam eles de projeto ou administrativos. Isso resulta em um planejamento mais rápido, projeção mais precisa dos prazos de entrega, cálculos confiáveis, e maior segurança dos dados.

3- Governança

Somente com o apoio da tecnologia as organizações conseguem integrar efetivamente a execução da estratégia de negócios com as práticas de conformidade. Como resultado, os gestores trabalham para o atingimento de suas metas tendo o suporte da gestão de riscos e garantindo conformidade com as regulamentações. É possível definir indicadores específicos relacionados às metas e à gestão estratégica da empresa, como custos do projeto, número de reclamações de clientes, número de acidentes e cumprimento de regulamentações ambientais, entre outros.

4- Sustentabilidade

As empresas precisam cada vez mais garantir que seus processos sejam gerenciados de maneira integrada para manter a conformidade com uma miríade de Regulamentos, Leis e Padrões, e trabalhar para reduzir seu impacto ambiental. Por isso, os líderes de mercado estão cada vez mais confiando em maneiras de ajudá-las a registrar e rastrear os resíduos, para garantir que estão fazendo todo o necessário para reduzir sua pegada ambiental.

Outra preocupação das empresas deste setor é o otimizar o consumo de água e de energia. Para isso é fundamental que os equipamentos estejam com a manutenção em dia, a fim de evitar desperdícios e paradas, que atrasam a conclusão do projeto e elevam os custos da obra.

5- Gestão de Processos

Para empresas de engenharia e construção, reduzir custos e otimizar processos com o lançamento de produtos de alta qualidade é fundamental para manter uma vantagem competitiva. Ao digitalizar os processos, as empresas podem repensar suas funções de negócios e obter insights mais profundos para melhorar seus resultados. Identificar gargalos, automatizar atividades, aplicar formulários eletrônicos e criar regras de negócio dinâmicas são apenas algumas das muitas possibilidades que oferecem retornos de curto prazo para as empresas que aplicam o gerenciamento de processos de negócio.

5/5 - (1 vote)