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Empresas de produtos e soluções tech inserem serviços ao portfólio para gerar valor ao cliente e turbinam os negócios

Empresas de produtos e soluções tech inserem serviços ao portfólio para gerar valor ao cliente e turbinam os negócios

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A concorrência nos negócios é um desafio que pode impactar nos lucros, na atração e confiança dos clientes e até no desenvolvimento ou sobrevivência de uma empresa. Mas também é uma oportunidade para as marcas inovarem e melhorarem seus produtos, gerando valor e se tornando referência em seus respectivos mercados. Mudam os setores, mas a tendência é a mesma: já não basta ser um mero fabricante ou fornecedor de um produto ou solução, é preciso criar uma conexão com os consumidores e parceiros — e agregar a oferta de serviços ao portfólio pode ser uma boa estratégia.

No universo da tecnologia, por exemplo, a possibilidade de desenvolver e aprimorar soluções para diferentes segmentos faz com que os investimentos em soluções de ponta a ponta e atendimentos personalizados seja uma crescente nos negócios de referência. Assim, além de um diferencial competitivo para a empresa, é possível melhorar a experiência, o relacionamento e a satisfação dos clientes, bem como gerar mais receita.

Conheça empresas que estão transformando o jeito de atender seus públicos e fazendo dos seus serviços uma maneira de se diferenciar — e se destacar — em seus mercados:

Serviço em evidência no setor de sonorização

Com mais de seis décadas dedicadas à fabricação de equipamentos eletrônicos e sistemas de sonorização, a indústria Frahm de Rio do Sul (SC) busca incorporar em seus produtos inovação e diferenciação. Este propósito a levou a ser a pioneira de diversas tecnologias, incluindo o primeiro rádio FM do país, além de caixas acústicas e aparelhos de som com entradas USB, Bluetooth, Tela Touch Screen, Controle Remoto e WIFI. O foco na fabricação de produtos como caixas de som, subwoofers, fones de ouvido, arandelas e amplificadores continuou nas últimas décadas, criando um mix de equipamentos que são vendidos em mais de 1,3 mil lojas e distribuidoras em todo o Brasil. Mas os planos de manter os produtos como carro-chefe da empresa mudaram devido às atualizações do mercado.

“Hoje a Frahm não se posiciona mais como uma fábrica de produtos, mas uma fornecedora de soluções de sonorização de ponta a ponta. Criamos projetos integrados à automação comercial e residencial e geramos experiências sentimentais e sensoriais através da música e do som. Além disso, temos um programa de capacitação e homologação de técnicos do setor para que tenha essa mão de obra especializada no Brasil todo. Já formamos 90 profissionais e a meta é chegar a 250. Eles estão aptos a desenvolver projetos completos em sonorização de ambientes para todo o tipo de cliente comercial e também residencial”, ressalta André Frahm, gestor de P&D e Marketing.

A vertical de negócios já corresponde a 80% do faturamento da Frahm e estimula um reconhecimento de marca junto aos consumidores. A empresa investiu mais de R$ 20 milhões para transformar sua linha de produção, substituindo as caixas de som multiuso por caixas com tecnologia para sonorização de ambientes, e a criação de projetos exclusivos. “O resultado é uma aproximação com as pessoas. Geramos valor ao negócio e para os clientes, prestando um serviço estratégico e de máxima qualidade”, conclui André.

Plataforma multifunção dá suporte aos novos modelos de trabalho

Plataforma multifunção para gestão do workplace especializada no conceito de escritório híbrido, a Deskbee oferece uma ferramenta que permite fazer reserva de estações de trabalho, salas de reunião, lockers e vagas de estacionamento no escritório físico; além de contar com recursos como abertura de chamados, reuniões virtuais instantâneas e gestão de entregas. A solução é totalmente personalizável, e reproduz no ambiente virtual a planta do espaço físico de cada cliente.

Desde o lançamento da ferramenta, em 2019, a Deskbee foi agregando mais funções, com o objetivo de se tornar um hub completo para gestão do workplace – e, assim, identificou a necessidade de oferecer aos clientes serviços de integração com outros softwares, atendidos por meio de um desenvolvedor interno. “Ajudamos nossos clientes a montarem seus próprios hubs do workplace, integrando outros softwares ao nosso app, para que eles possam ter tudo no mesmo lugar”, resume Flahane Roza, Head de Marketing da Deskbee.

Outro serviço oferecido pela empresa é a produção de plantas humanizadas e em 3D, conforme a necessidade do cliente: as plantas são desenvolvidas com um time interno de arquitetas. “Isso garante uma experiência mais imersiva na nossa plataforma, mas as plantas são entregues em definitivo para o cliente, que pode utilizá-las para outras necessidades futuramente”, explica Flahane.

Hoje, a Deskbee já conta com mais de 400 clientes corporativos, e também atende clientes internacionais, em países como Estados Unidos, México, Japão e Alemanha. Mais de 350 mil usuários estão atualmente cadastrados na plataforma.

Redes e centrais de negócios no radar dos serviços inovadores

As redes associativas ou centrais de negócios, que surgem da união de duas ou mais empresas com a intenção de crescer no mercado de forma colaborativa, é um modelo de negócios que vem ganhando espaço nos últimos anos no Brasil. Hoje, são cerca de 500 grupos do setor, que, juntos, englobam mais de 25 mil empresas.

O segmento virou uma oportunidade para a Área Central, pioneira em soluções e inteligência para a gestão e automação de processos, comunicação, compras conjuntas e finanças das redes associativas e centrais de negócios. Com serviços utilizados por cerca de 220 grupos de negócios no país, a Área Central dita as tendências de mercado com produtos centralizados no cliente.

“Acompanhamos e fornecemos dados, indicadores e análises para diferentes estratégias, em tempo real, e com isso conseguimos gerar uma economia média de 18% nas transações realizadas por nossos clientes.”

Jonatan da Costa, CEO da Área Central.

Além da plataforma de gestão integrada AC Hub, a empresa agrega valor aos clientes por meio do portal Acrescenta, que compartilha conhecimento especializado para o setor, e o Acelera, que promove ações de mentoria, networking e capacitação. Recentemente o aplicativo Acerta, focado em criar programas de fidelidade para lojistas de forma mais acessível, também passou a fazer parte do negócio.

Software e serviço integrados na gestão de viagens e despesas corporativas

Especializada na gestão de viagens e despesas corporativas, a Paytrack, de Blumenau (SC), ampliou seu escopo de atuação nos últimos anos, somando prestação de serviços a tecnologia robusta – e, em 2022, cresceu 125%. “Vimos como oportunidade aumentar o portfólio e ajudar o cliente a centralizar processos, numa visão one stop shop para despesas e viagens corporativas”, diz a CEO Daniele Amaro, cofundadora da empresa ao lado de Edson Gonçalves. “Hoje oferecemos a plataforma completa, combinando software e serviços.”

A origem da Paytrack tem na base os softwares Expense e Travel: por meio das ferramentas, é possível organizar adiantamentos, prestações de contas, reembolsos, verbas de marketing, despesas de lojas e filiais e até mesmo de home office; além da compra de serviços e de todos os lançamentos relativos a viagens corporativas. Durante os cinco primeiros anos de existência da Paytrack, porém, o Travel era somente a ferramenta de reservas online – hoje, a companhia faz também a gestão de emissão de passagens aéreas, reservas de hotel, aluguel de carros no local de destino, entre outras demandas.

“Entregamos o processo de ponta a ponta, reduzindo intermediadores e trazendo oportunidades de melhores preços em serviços de viagens”, relata Daniele Amaro. “Quando se trabalha próximo do cliente, as demandas viram projetos: percebemos que co-criar com eles é o caminho para gerar valor.”

O serviço de agência já representa 8% do faturamento da Paytrack, e a projeção é que, até 2024, passe a representar 35% – no final de julho, inclusive, a empresa anunciou a contratação de Guilherme Rizzi, que tem 18 anos de experiência no mercado de turismo, como seu novo diretor de TMC (Travel Management Company). Em paralelo, a Paytrack também fornece ferramentas como carteira digital, cartão corporativo, e tecnologia para controle e auditoria do uso pelos colaboradores de aplicativos de mobilidade urbana.

Tecnologia para o manejo florestal

Nos processos florestais de plantio e colheita garantir que os equipamentos estejam sempre operacionais é essencial. Ter máquinas paradas é sinônimo de prejuízo e pode impactar negativamente os resultados de todo o ciclo de produção. Por isso, é importante que possíveis problemas sejam resolvidos de forma rápida e eficiente.

Na divisão de Agricultura da Hexagon — que desenvolve soluções para operações florestais, como piloto automático, controle de fertilizante e assistente de plantio mecanizado, 90% dos contratos são fechados na modalidade de comodato. Entretanto, o serviço vai muito além de apenas oferecer os equipamentos. Hoje, a empresa garante uma disponibilidade mecânica de 95% dos seus equipamentos.

“Devido esse comprometimento com os nossos clientes, temos uma equipe qualificada com grande conhecimento técnico e operacional para atender as frentes de serviços com exatidão, eficiência e segurança. Além disso, em todas as atividades podemos fazer o controle dos apontamentos dos motivos de parada, que é primordial para o cliente ter uma melhor gestão e eficiência operacional das frentes de serviço”, explica o gerente operacional da divisão de Agricultura da Hexagon, André Marcatti de Azevedo.

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