Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Empresas com TIs multicertificadas têm vantagem competitiva - WITRI

Empresas com TIs multicertificadas têm vantagem competitiva

Créditos: Adobe Stock

Compartilhe este conteúdo:

A fim de estarem à frente dos concorrentes, acompanhando as inovações tecnológicas e lançando soluções que facilitem a vida dos seus clientes, as empresas precisam contar com áreas de Tecnologia, sejam elas próprias ou terceirizadas, com várias certificações em TI. São elas que possibilitam a expertise para a implementação de uma série de tecnologias que contribuem para a devida gestão estratégica do negócio, em um mundo cada vez mais conectado e digital. 

De acordo com Walter Troncoso, CEO da Inove Solutions, as certificações não são voltadas apenas aos cargos mais elevados na área de Tecnologia. “As funções em TI exigem habilidades especializadas em segurança, rede, nuvem, arquitetura de soluções, entre outras, o que significa que profissionais de diferentes níveis podem obter certificações que auxiliam na transformação digital dos negócios”, afirma o especialista. 

Empresas com infraestruturas obsoletas de TI, evidentemente, possuem maior limitação para a transformação digital. “Equipes despreparadas, sem as certificações necessárias para a gestão da área, podem colocar todo o negócio em risco, inclusive do ponto de vista da cibersegurança”, aponta. 

Créditos: Adobe Stock

Falta de mão de obra especializada 

Segundo pesquisa realizada em julho deste ano pela Cortex, o avanço da tecnologia e a necessidade de as empresas se adaptarem às mudanças do mercado fizeram com que novas profissões surgissem na área tech. A pesquisa identificou mais de 77 mil vagas ativas em quinze principais portais de emprego do Brasil, para dezesseis profissões que, até pouco tempo atrás, não existiam ou eram pouco buscadas no mercado, e apontou a dificuldade que as empresas enfrentam em preencher essas vagas no país. 

“A realidade é que, diante de tamanha concorrência de mercado em busca de profissionais qualificados, há empresas optam por parceiros com certificação mínima, em que apenas um profissional da equipe é sênior e o resto é júnior, por exemplo”, ressalta Troncoso. “E quando a equipe de tecnologia é limitada, sem flexibilidade suficiente para gerir a área e só oferece soluções básicas ao cliente, isso acaba sendo mais custoso para a operação pelo simples fato de não se ter a inteligência e o valor agregados no longo prazo, resultando em erros na gestão da TI”, alerta Walter. 

Walter Troncoso, CEO da Inove Solutions

Já as empresas que contam com equipes ou parceiros multicertificados estão sempre à frente, acompanhando as inovações tecnológicas. “Isso se dá pelo simples fato de elas poderem contar com o apoio de profissionais preparados, com conhecimentos necessários para lidar com determinados produtos ou serviços, com maior flexibilidade para buscar soluções e aptos para encontrar diferentes alternativas para a operação”, explica o executivo. 

Habilidades para o futuro do trabalho 

Segundo estudo realizado em abril pela Salesforce com 23 mil pessoas, de 19 países, enquanto 60% dos entrevistados acreditam que não estão preparados com as habilidades digitais necessárias para as empresas hoje, no Brasil, onde foram entrevistados 1,4 mil profissionais, esse percentual é de apenas 32%. A conclusão é que, embora os profissionais brasileiros se sintam preparados em termos de habilidades digitais, eles se sentem menos preparados em tecnologia inteligente (aplicações que usam inteligência artificial) e análise de dados, em que a maioria dos brasileiros entrevistados diz estar em nível iniciante ou intermediário de conhecimento: 63% e 72%, respectivamente. 

“Ou seja, a percepção não condiz com as exigências do futuro do trabalho em termos de expertise, conhecimento e competências”, aponta Walter. 

Na foto: Walter Troncoso, CEO da Inove Solutions

Certificações valorizadas  

Para demonstrar as habilidades necessárias para executar determinadas funções, as certificações em TI precisam propiciar a solução de desafios dos negócios atuais. 

Ao se trabalhar com um parceiro certificado SAP, por exemplo, empresa fornecedora líder mundial de software de planejamento de recursos empresariais (ERP), o profissional passa a fornecer uma solução robusta para gerenciar as operações de uma organização, seja na área de finanças, cadeia de suprimentos, recursos humanos, entre outros.  

A certificação “SAP Certified Technology Professional – System Security Architect”, por exemplo, comprova que o candidato possui conhecimento avançado como Consultor de Tecnologia e é capaz de aplicar essas habilidades de forma prática e fornecer orientação em implementações de projetos SAP na função de Arquiteto de Segurança SAP. Além disso, ele é capaz de revisar e avaliar o nível de segurança de arquiteturas complexas de sistemas on-premise, cloud e híbridos. 

Outras certificações específicas SAP são a SAP Certified Technology Associate – Root Cause Analysis for SAP Solution Manager 7.1, que é uma ferramenta que permite gerir todas as fases do ciclo de vida das aplicações; SAP HANA 2.0 SPS05, banco de dados in-memory usado para as aplicações ERP da SAP que utiliza a memória de acesso aleatório (RAM) para ajudar a organizar, analisar e enviar informações em tempo real sobre big data; System Administration (Oracle DB); e OS/DB Migration for SAP NetWeaver 7.52, que oferece habilidades técnicas avançadas de migração, estrutura de arquivos de controle e dados para cópias do sistema, exportação e importação de cópias do sistema, ferramentas de migração SAP, migração do sistema SAP, entre outros. 

Outra certificação importante adotada pelo mercado de tecnologia é a ITIL (sigla de Information Technology Infrastructure Library), que oferece um conjunto de boas práticas operacionais aplicadas na gestão de TI, cujo objetivo principal é realizar a melhoria da qualidade dos serviços de TI por meio de uma gestão que tenha foco no cliente.  

Por sua vez, o COBIT (sigla para Control Objectives for Information and related Technology) oferece um framework de governança de TI que permite o controle de informações e infraestrutura para ambientes corporativos de qualquer tamanho. “A certificação COBIT V5 tem o intuito de atestar os conhecimentos de quaisquer profissionais de TI, desde analistas até desenvolvedores e gerentes”, explica Walter. 

E por fim, entre as certificações da AWS (Amazon Web Services), a AWS Certified Solutions Architect Associate é direcionada para profissionais que atuam com arquitetura de soluções, atestando que são capazes de construir ambientes escaláveis, livres de falhas e seguros sob a infraestrutura da AWS. Já a certificação AWS Certified Cloud Practitioner Certification verifica a capacidade do profissional de TI de definir a arquitetura de nuvem central e os princípios arquitetônicos, bem como serviços importantes da AWS. 

“Com todas estas certificações na Inove Solutions, seguiremos apoiando as empresas que desejam crescer no mercado, prezando pela qualidade, produtividade e processos”, conclui o especialista. 

Walter Troncoso, CEO da Inove Solutions