Pesquisar
Close this search box.

Empresa de tecnologia voltada para e-commerce oferece espaço de debate seguro para discutir temas como racismo, machismo e homofobia

Empresa de tecnologia voltada para e-commerce oferece espaço de debate seguro para discutir temas como racismo, machismo e homofobia

Compartilhe este conteúdo:

A M3 E-commerce – empresa especializada em implantação e evolução de e-commerces B2B, B2C, Marketplaces, Cross Border e omnichannel na VTEX – criou um comitê interno, o Diversos, que já conta com 32 membros e acaba de completar um ano de existência. Nesse período, o comitê trabalhou temas como burocracia e direitos básicos homoafetivos, machismo, racismo, equidade de gênero, religiões, acessibilidade e a importância da empatia nas relações, inclusive em ambiente corporativo. 

“É um espaço que busca estimular a reflexão e gerar conhecimento. O comitê desperta a atenção de colaboradores que desejam desconstruir seus pré-conceitos e acolhe e dá voz a grupos que são minoria, tornando a empresa um lugar mais diverso, inclusivo e empático, no qual as pessoas podem se sentir livres para serem quem são”.

Afirma Dávila Amaral, Diretora de People & Business, da M3. 

Segundo a pesquisa Tendências de Gestão de Pessoas 2022, realizada pela consultoria global Great Place to Work, o tema diversidade e inclusão, em boa parte das empresas, ainda é apenas um discurso ou uma intenção, distante de ações concretas. Apesar de a maioria dos colaboradores terem afirmado que essas pautas são estratégicas para a organização em que trabalham, somente 12% disseram que suas empresas têm maturidade no tema.

Ainda que essas diretrizes façam parte de políticas organizacionais, muitas empresas falham na definição de programas e ações efetivas na área. Acabam se destacando e conseguindo resultados mais palpáveis aquelas que deslocam profissionais para cuidar do assunto e disponibilizam espaço e estrutura para esse debate, como a formação de comitês internos de diversidade e inclusão.

Mudança de mindset e debate seguro

Apesar da iniciativa do comitê ser recente, a M3, empresa que possui o selo Great Place to Work e tem mais de 100 colaboradores em 4 países, já testemunhou mudanças de mindset e a realização de ações internas a partir do olhar do comitê, como a abertura de vagas de Desenvolvimento exclusivas para mulheres (setor ocupado majoritariamente por homens) e a criação de um canal de denúncia para o tratamento de situações contrárias aos valores e princípios da empresa.

“O Diversos é um lugar de acolhimento, ensinamento e empatia, onde estamos seguros para conversar com respeito e paciência. É um lugar onde o principal é você olhar para o outro e tentar entendê-lo melhor, mas onde também podemos nos olhar no espelho e refletir sobre tudo o que possa estar enraizado em nós e que nem sabíamos que precisávamos melhorar”.

Comenta Rogério Vieira, Desenvolvedor Front-end e integrante do comitê.

Ambientes mais criativos e engajadores

Além do objetivo principal de promover diversidade e inclusão e, consequentemente, contribuir para um mercado mais igualitário, a atuação efetiva das empresas nesse sentido traz outros benefícios, como maior criatividade e engajamento das equipes, valor para a marca e competitividade.

Para Rafaela Santana – Project Manager na M3 e uma das líderes do comitê, o local é um lugar de acolhimento:

“Eu me senti acolhida quando soube que a M3 teria um comitê de diversidade, porque ter um lugar onde podemos nos expressar, aprender, ouvir e olhar ainda mais para as pessoas, nos faz entender que cada um tem suas particularidades. Além disso, como uma das líderes, tenho a chance de colocar em prática muito do que vivo no dia a dia da agência, pois tenho a oportunidade de fazer com que todos se sintam assim como me senti ao conhecer o Diversos”.

Uma pesquisa da Harvard Business aponta que as organizações que investem em diversidade têm redução de até 50% dos conflitos, em relação às outras, e funcionários mais engajados e dispostos a irem além de suas responsabilidades.

Vale lembrar que os conceitos devem estar sempre alinhados e precisam ser revistos sempre que necessário, para que os colaboradores lembrem-se do tamanho da importância da temática que deve estar cada vez mais presente no dia a dia, não só da empresa, mas da vida de cada um.

Sobre a M3 

Fundada em 2014, a M3 é uma empresa especializada em implantação e evolução de e-commerce B2B, B2C, Marketplaces, Cross Border e Omnichannel na VTEX, estando entre os parceiros mais valiosos do ecossistema da plataforma. Aliam estratégia, técnica e desempenho em uma abordagem 100% colaborativa. Além do Brasil, está presente em mais três países: Colômbia, Argentina e México, somando um total de 100 colaboradores.