Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Empresa cria metodologia própria para preparar startups e empreendedores em operações de exit - WITRI

Empresa cria metodologia própria para preparar startups e empreendedores em operações de exit

Empresa cria metodologia própria para preparar startups e empreendedores em operações de exit

Compartilhe este conteúdo:

Desde a sua concepção, a Questum desenvolveu uma metodologia de M&A específica para atuação com startups, focando na estratégia dos negócios, na governança corporativa e no apoio a sua jornada de captação de investimentos e exit. Com esses processos, em três anos a empresa catarinense participou das operações de venda de sete startups e agora caminha para uma nova fase, com a expansão gradual para novas regiões e o fortalecimento em outros ecossistemas de inovação.

“Atualmente, estamos em um momento do ecossistema em que não apenas há corporates apostando no valor da inovação e adquirindo startups, como também muitas startups capitalizadas buscando negócios para acelerar ainda mais seu crescimento”, comenta Rafael Assunção, fundador e Managing Partner da Questum, que assessorou as operações de vendas das startups PagueVeloz (para Serasa Experian), Lett (para Neogrid), Ipê Digital, Effecti e Mercos (para Nuvini), Mercadapp (para Linx) e Zipper (para CRM&BONUS).

As movimentações recentes do mercado demonstram como o tema M&A permanece aquecido, mesmo com os desafios que impactam os investimentos em startups.

“O cenário está diferente de 2021, algumas regras do jogo mudaram, mas ainda há muito espaço para o crescimento, a captação de recursos e o exit de bons negócios, sobretudo quando se tem o apoio de quem entende as particularidades de um projeto de base tecnológica”, argumenta o empreendedor. Segundo ele, construir uma boa transação não é só alcançar um bom valuation, mas também garantir uma negociação em que a startup tem espaço para continuar crescendo e realizar uma boa integração com a empresa compradora.

Experiência em assessoria para M&A

Criar, investir, mentorar e vender startups: o empreendedor Rafael Assunção passou diversas vezes por cada uma dessas fases. Após iniciar sua trajetória empreendedora criando a Capston, empresa de tecnologia implementadora do CRM e ERP da Microsoft, vendida para um grupo dinamarquês, ele chegou em Florianópolis em 2011 e se envolveu com o ecossistema local.

Na região, que se mostrava um pólo inovador em formação, participou da criação de uma aceleradora de onde saíram diversas startups, como a Decora, que virou case após ser vendida por USD 100 milhões para uma empresa norte-americana. Rafael acompanhou e mentorou todo seu crescimento e processo de exit, assim como fez com outras startups — Total Voice (vendida para a Zenvia) e Edools (fundida com EADBox para formar a HeroSpark) são exemplos. Foi assim que, após quase dez anos da sua chegada na capital catarinense, ele decidiu estruturar o trabalho que já vinha fazendo, como conselheiro e investidor, e criar a uma assessoria especializada em M&A para startups, a Questum.

“A Questum nasceu a partir da minha necessidade como mentor e investidor. Eu percebi que existiam muitas oportunidades no mercado, por conta da demanda de grandes empresas para acessar inovação. Porém, não existiam assessorias especializadas em fazer essas conexões e que entendessem das peculiaridades desse tipo de operação”, explica o fundador.

Em 2019, Anderson Wustro, que foi diretor e mentor na aceleradora Darwin Startups e já participou de processos de investimento e fundraising em mais de 50 startups, entrou como sócio do negócio. Para consolidar a atuação da assessoria em outros estados do país, novos nomes devem ser incluídos a partir a partir deste ano.

Sobre 

A Questum é uma assessoria especializada em M&A para startups. Fundada em 2019 pelo empreendedor, mentor, investidor-anjo, board member e advisor de startups Rafael Assunção, a empresa tem sede em Florianópolis (SC) e oferece serviços para apoiar startups em sua jornada de captação de investimentos e exit. Para isso, a Questum atua na estruturação das operações, elaboração da estratégia de negócios e governança corporativa das startups, visando ajudá-las a alcançar o melhor valuation para uma futura venda.

A empresa também promove pesquisas e negociações e executa todo o processo de M&A, acompanhando as startups até o momento do deal. A Questum já assessorou operações de vendas de startups como PagueVeloz (para Serasa Experian), Lett (para Neogrid), Ipê Digital, Effecti e Mercos (para Nuvini), Mercadapp (para Linx) e Zipper (para CRM&BONUS).