O empreendedorismo feminino sempre foi recheado de desafios ao longo dos anos. O machismo ainda presente no mercado de trabalho, a falta de apoio familiar ou dos órgãos públicos, dentre outras situações, ainda contribuem para essa realidade. Embora as adversidades, de acordo com o Sebrae, no Brasil, 34% dos negócios são comandados por elas e esse número só cresce.
Márcia Machado, empresária, mãe e moderadora do Grupo Amor de Mãe BH, conta que essa é uma realidade na qual a maioria das empreendedoras já estão familiarizadas. Sendo assim, elas conseguem contornar a situação de forma mais eficaz.
“A maioria das mulheres, principalmente após a maternidade, empreendem devido a necessidade. O mercado de trabalho ainda é muito complicado, preconceituoso e oferece poucas oportunidades para quem é mãe. Diante disso, elas se veem obrigadas a recorrer a uma alternativa. E devido a isso, elas conseguem se readaptar rapidamente a novas necessidades.”
Márcia Machado
Dessa forma, em meio as dificuldades, as mulheres também podem se recuperar mais rápido ou pensar em opções para o desemprego. “Geralmente, elas optam pelo empreendedorismo, pela oportunidade de fazer o que sabem e de forma rápida. Além disso, sendo donas do próprio negócio, é possível conciliar com a rotina familiar e ficar mais perto dos filhos”, afirma Márcia.
Oportunidades do empreendedorismo feminino
Esse crescimento exponencial em meio às adversidades se deve a algumas características que favorecem a gestão dos negócios. Por exemplo, as mulheres tendem a aliar sensibilidade, intuição e cooperação com atitudes como coragem, determinação e iniciativa. Veja alguns exemplos práticos:
- Planejamento: pequenos negócios precisam antecipar problemas e soluções. A mulher, como consegue fazer várias atividades e ações simultâneas, muitas vezes antecipa problemas e conduz vários processos ao mesmo tempo;
- Gestão do tempo: resultante da necessidade de conciliar melhor suas atividades profissionais com as pessoais. Isso dá mais estabilidade ao negócio, uma vez que problemas de fora não têm tanto impacto sobre a empresa;
- Atenção e cuidado aos detalhes e às pessoas: principalmente com os clientes. O que facilita sua fidelização, criando uma base sólida e duradoura de consumidores;
- Capacidade de adaptação e resiliência: lutar diariamente contra as dificuldades;
- Flexibilidade para resolver conflitos: nos ambientes empresarial e familia.