Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Empreendedorismo em fotônica será tema do 4.º Webinário do Sisfóton organizado pelo CPQD - WITRI

Empreendedorismo em fotônica será tema do 4.º Webinário do Sisfóton organizado pelo CPQD

Empreendedorismo em fotônica

Compartilhe este conteúdo:

O empreendedorismo na área de Fotônica no Brasil será o assunto central do 4.º Webinário do Sisfóton-MCTI, programado para os dias 16 e 17 de março, em formato híbrido. As atividades presenciais acontecerão no CPQD que, como Laboratório Integrador do Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton), é o responsável pela organização do evento – que terá transmissão online para os interessados em acompanhar as principais novidades nessa área.

“O evento é mais uma iniciativa destinada a fortalecer a formação do ecossistema de inovação em fotônica no Brasil”, afirma João Batista Rosolem, coordenador do projeto Sisfóton no CPQD. Ele explica que, desde o início, o objetivo do Sisfóton sempre foi levar para o mercado os resultados das inovações desenvolvidas nos 11 laboratórios que integram essa rede.

“Para isso, é fundamental a aproximação com indústrias, startups e empresas usuárias dessa tecnologia, em um ambiente único e aberto voltado ao desenvolvimento de soluções para desafios reais do mercado.”

João Batista Rosolem

Na 4.ª edição do Webinário do Sisfóton-MCTI, serão discutidas as boas práticas, os problemas, bem como iniciativas bem-sucedidas de empreendedorismo do ecossistema de fotônica do país. As quatro mesas redondas programadas – duas por dia, todas com o tema Empreendedorismo em Fotônica – irão reunir laboratórios do Sisfóton, startups e empresas com atuação nas áreas a serem tratadas: Saúde, Energia e Indústria, Agronegócio e Telecom. Além disso, a programação do evento inclui duas palestras de convidados sobre o tema Deep Techs – uma com foco no ambiente técnico-científico e a outra, em investimentos. Também estão previstas visitas ao Laboratório Sisfóton da Unicamp e ao Sirius/ Fonte de Luz Síncrotron, que deverão ocorrer no período da tarde.

O Sisfóton é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que tem como objetivo promover o avanço científico, tecnológico, inovador e empreendedor da área de fotônica no país. Além do CPQD, que atua como Laboratório Integrador, a rede de Laboratórios do Sisfóton é integrada pela EMBRAPA, CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), SENAI Joinville, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Espírito Santo, Unicamp, UNESP Araraquara e USP São Carlos.

Os interessados em participar do 4.º Webinário do Sisfóton-MCTI podem fazer sua inscrição, gratuitamente.