Pesquisar
Close this search box.

Edtech F10 completa duas décadas gerenciando informações de quase 300 mil alunos

Edtech F10 completa duas décadas gerenciando informações de quase 300 mil alunos

Compartilhe este conteúdo:

O mundo recém experimentava o então protagonista da comunicação virtual, o Skype, em 2003, e as novidades proporcionadas pelo uso de pen-drives e do primeiro smartphone, o Black Berry, quando o que viria a ser uma das mais notáveis edtech brasileiras estava por nascer. Em meio à ebulição digital do início do século XXI foi constituída a base da empresa que hoje está presente em 22 estados, além do Distrito Federal: a F10 Software que, atualmente, em apenas um dos produtos, gerencia o acesso de 10 mil usuários por dia, que por sua vez administram a vida escolar de 270 mil alunos. Genuinamente paranaense, a empresa, especializada em gestão e performance operacional para instituições de ensino, comemorou duas décadas de atuação em novembro de 2023.

Ao longo da sua trajetória, a F10 permaneceu focada na apresentação de soluções para que as instituições ofereçam plataformas que atendam às características da sociedade contemporânea, cada vez mais digitalizada. A principal expertise é atuar como ponte na transição das escolas para a era digital e, por isso, foi preciso projetar produtos que integrem diferentes serviços. Uma das áreas em ascensão é a criação de ferramentas que englobam sistemas de gestão e de comunicação, tecnologia para atividades em sala de aula e sistema de análise de dados no ensino. Atualmente, a empresa atende aproximadamente 500 instituições, desde o ensino regular até institutos de formação profissional e de cursos livres, oferecendo múltiplas soluções, independentemente do dispositivo usado, além de diversos serviços e ferramentas para todos os setores da instituição.

As ferramentas desenvolvidas auxiliam as instituições a se digitalizarem de maneira rápida e com menos custos, sempre acompanhando as tendências do mercado e as demandas da sociedade. Ao completar 20 anos, passou a oferecer, por exemplo, um sistema para pagamento das mensalidades via PIX Cobrança, o meio de pagamento criado pelo Banco Central em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos e sem taxas adicionais. A solução integrou outros serviços oferecidos, como automatização de notas fiscais, indicadores gerenciais e aplicativos. 

A F10 oferece uma ampla variedade de soluções para a gestão escolar, abrangendo desde o controle comercial, pedagógico e financeiro dos alunos até indicadores gerenciais que proporcionam uma visão abrangente do negócio. Além disso, a plataforma facilita a comunicação com o poder público para emissão de notas fiscais e acesso a históricos escolares, assim como a interação direta com os alunos para disponibilização de conteúdos e realização de pagamentos de mensalidades online. Também garantimos uma integração fluida com instituições bancárias, permitindo a geração automática de cobranças via PIX para os alunos, tornando o processo de pagamento mais eficiente e conveniente para todos os envolvidos.

O diretor de operações da F10, Rafael Moreira, atribui o sucesso da empresa em parte por conseguir atender rapidamente à demanda gerada durante a pandemia de Covid-19, demonstrando que tem muito a oferecer em um país que ainda registra defasagem no nível de maturidade tecnológica corporativa, especialmente o sistema educacional. Outro segredo, segundo ele, é estar atento às mudanças impostas pelas inovações tecnológicas. 

“Após 20 anos, as soluções para a administração escolar que imaginávamos estão quase que na totalidade modificadas. Hoje os negócios e a tecnologia exigem que se tenha muito mais interação e integração.”

Diretor de operações da F10, Rafael Moreira.

A procura por soluções abre caminho para novos investimentos em tecnologia. A F10 é apenas um exemplo das inúmeras empresas do setor que devem fazer parte desta dinâmica, sobretudo com o advento da Inteligência Artificial (IA) Generativa e outras tecnologias que estão acelerando a transformação digital em 2023. Moreira afirma que a F10 fechou o ano com um crescimento de quase 40% em número de clientes e faturamento. O percentual está acima da média estimada pela consultoria IDC, em estudo que aponta que as soluções de automação, com o uso da IA, vão superar US$ 214 milhões no Brasil, um crescimento de 17% sobre 2022.  

Outro motivo para o crescimento está baseado no resultado do Censo do Ensino Superior 2021, divulgado em novembro de 2022. O levantamento mostra uma expansão da modalidade EaD (ensino à distância) no Brasil. Em 2021, foram mais de 3,7 milhões de matriculados em cursos à distância. O número representa 41,4% do total. Isso mostra de forma concreta para qual direção caminha a educação superior: o modo online. O cenário abre caminho para as edtechs como a F10, que atuam como fornecedoras de soluções para a transferência de conteúdo e para a gestão de novos serviços. 

“A F10 hoje é responsável não só entregando um produto que proporciona a completa administração dos negócios, como também possibilitando a comunicação completa com o aluno, com seu responsável, assim como total integração com bancos, poder público além de outros sistemas, para que nada passe despercebido do administrador da instituição atendida”. 

CEO da F10, Marcos Pegoraro.

Pegoraro destaca que a capacidade de atender às peculiaridades de um país continental também foi um diferencial ao longo das duas décadas de atuação. “Como estamos presentes em 260 municípios distribuídos em todo o território nacional, criamos uma expertise em responder às demandas e às solicitações de forma eficiente, sempre respeitando a diversidade cultural brasileira, características regionais, exigências locais, além de nomenclaturas usadas de diferentes formas em distintas regiões do país”.