Pesquisar
Close this search box.

Divisão de facilities da Sapore fecha 2022 com crescimento de 80%

Divisão de facilities da Sapore fecha 2022 com crescimento de 80%

Compartilhe este conteúdo:

A Sapore, multinacional especializada em alimentação e facilities, deu mais um importante passo para se tornar referência no segmento de serviços e soluções integradas. A divisão de facilities da empresa terminou 2022 com um crescimento de 80% e mais que dobrou o número de clientes.

“Notamos que a demanda de serviços de alimentação e de facilities com gestão integrada está cada vez mais alta, então há um grande mercado para crescermos. A proposta é conquistar ainda mais espaço, principalmente entre os clientes que já temos dentro da Sapore. Nossa meta para 2023 é levar a divisão de facilities para, pelo menos, 10% dos clientes da empresa, mas sem perdermos de vista quem ainda não é”, explica Rafael Coelho, diretor Comercial Food, Facilities e Marketing. E, para isso, está apostando na gestão inteligente e na tecnologia, implementando novas ferramentas e processos que otimizam as atividades diárias.

Entre elas, por exemplo, está um QR Code, que é implantado após mapeamento das áreas que precisam de limpeza ou manutenção, facilitando o atendimento e gerando indicadores detalhados sobre as condições do local. Outra inovação da divisão de facilities é a possibilidade de usar Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) para controle, monitoramento e gestão das atividades.

“Essas tecnologias são muito úteis e chegam para agregar valor, mas é preciso usá-las com gestão inteligente, de forma que otimize as atividades e ofereça um tempo de resposta mais rápido”, explica Rodrigo Zanardi, diretor das operações de Facilities. “Com essas tecnologias, podemos identificar e resolver questões simples, como um problema de cabeamento que pode gerar queimas excessivas de lâmpadas numa sala, até questões críticas, como uma rede de proteção para evitar que um data center tenha qualquer anomalia em sua infraestrutura identificada antes que possa gerar qualquer tipo de dano”, completa.

Trajetória e crescimento

A área de facilites da Sapore surgiu em 2015, com a aquisição de empresa do segmento, mas ganhou força em 2020, quando a pandemia de Covid-19 reforçou a importância desse segmento.

“A pandemia trouxe novas rotinas de trabalho, que antes eram secundárias ou, muitas vezes, até inexistentes. Com essa nova realidade, as empresas buscaram alternativas e soluções para seus problemas, que impactam em seus resultados.”

Rafael Coelho

Em junho de 2021, após a compra de outras empresas, a divisão de facilities é revisada e aprimorada, com foco no Técnico, Operacional e Comercial. Um ano depois, no segundo semestre de 2022, ocorre a grande guinada da área, quando a divisão cresceu de forma expressiva.

Atualmente, a companhia possui mais de 60 clientes de diferentes portes e segmentos, como hospitalar, escolar, entre outros, em todo o país. A divisão de facilities da Sapore atua nas frentes soft e hard, indo da limpeza, conservação e recepção até manutenção predial, por exemplo.

Para 2023, além dos objetivos comerciais e de crescimento, também há o de conscientizar os clientes. “O conceito de facilities aqui no Brasil ainda é embrionário, por isso, temos que estar muito próximos dos clientes e mostrar todas as oportunidades e as possibilidades”, finaliza Rodrigo Zanardi.