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Dia Global do Empreendedorismo Feminino (19 de novembro)

Empreendedorismo Feminino

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Há cada vez mais mulheres empreendedoras no Brasil. A constatação pode ser feita, inclusive, por meio de inúmeros estudos. De acordo com dados de um levantamento realizado pelo LinkedIn, por exemplo, houve um salto de 41% entre as mulheres que começaram algum negócio em 2020, frente ao registrado em 2019. Outra pesquisa, realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, coletadas com apoio do Sebrae e do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), aponta que o Brasil tem cerca de 30 milhões de mulheres empreendedoras, o que coloca o país na sétima posição entre as nações com maior número de empresárias.

Não à toa, as mulheres empreendedoras têm um dia para chamar de seu. Em 19 de novembro é celebrado o Dia Global do Empreendedorismo Feminino. Veja abaixo algumas histórias de empreendedoras que venceram desafios diversos para manter suas empresas de pé:

– Carla Jasmini: criadora da Bela Russa, 1ª rede de franquias de estúdios especializados no método russo original de cuidados com as unhas. Economista, Carla tinha o hábito de roer as unhas e já tinha tentado de tudo – de blindagem a alongamento das unhas – para solucionar essa questão. Ao mesmo tempo, estava em busca de um negócio para investir na área da beleza. Durante suas pesquisas, Carla encontrou a RNSA School – instituição de ensino especializada no método russo original de cuidado com as unhas, fundada em 2020, por iniciativa da professora russa Olga Radionova e Cassio Pantoja. Depois de conseguir ver suas próprias unhas longas e saudáveis depois de passar pelo procedimento realizado por Olga, Carla resolveu levar a sua experiência a outras brasileiras que, frustradas com as técnicas limitadas do mercado nacional, buscam serviços e produtos capazes de recuperar, cuidar e valorizar suas unhas naturais. Carla Jasmini contratou a RNSA School para realizar uma consultoria para a criação de um autêntico estúdio russo em Goiânia (GO), cidade onde vive. Foram necessários apenas 3 meses para o sucesso da Bela Russa acontecer. A inauguração bem-sucedida chamou a atenção da RNSA School, que adquiriu a marca Bela Russa. Essa união deu origem ao Grupo RNSA, que hoje é formado por três empresas: a RNSA Franchising, franqueadora especializada em estúdios russos de cuidados com as unhas; a RNSA School, focada em capacitar manicures no método russo original, e a RNSA Hunter, empresa dedicada ao recrutamento e seleção de candidatas com alto potencial para atuar nos estúdios BELA RUSSA. Atualmente, a rede Bela Russa é composta por 5 franquias, entre abertas e contratadas, localizadas no Centro-Oeste do país, e tem como meta fechar o ano de 2022 com 10 operações.

– Juliana Paffaro: apesar da formação em moda, negócios e marketing, aos 36 anos, Juliana decidiu mudar de ramo de atuação e, enquanto buscava novos rumos, aceitou um trabalho temporário em um e-commerce de produtos de luxo na Inglaterra. Na época, ela vivia no país por conta de um curso que estava fazendo. Ela conta que a experiência no e-commerce foi ótima, mas em determinado momento percebeu que não podia ser feliz trabalhando a maior parte do tempo atrás de uma máquina. Sua paixão era lidar com pessoas. Ainda na Europa, Juliana se deparou com o crescimento de redes de alimentação com o conceito de ingredientes frescos e com rastreabilidade. Decidiu, então, fazer um curso de açougue e preparo de carnes em uma fazenda orgânica no interior da Inglaterra. Segundo ela, a experiência foi fantástica e a fez voltar ao Brasil determinada a abrir um modelo de negócio fast food, mas com produtos de qualidade, rastreabilidade e manejo controlado. Foi nessa época que ela conheceu o Mania de Churrasco !, que já tinha um modelo de negócio nesses parâmetros e estava buscando parceiros com competências semelhantes às dela para expandir a rede com as melhores pessoas. Assim, Juliana embarcou em seu sonho. A empresária conta que abriu a primeira unidade do restaurante em 2015 com ótimos resultados. Hoje, 7 anos depois do início das operações da 1ª franquia, ela já contabiliza mais três endereços da marca. Todos os restaurantes estão localizados na região do ABC Paulista. As unidades comandadas pela empresária passaram bem pelos momentos críticos da pandemia. Tanto, que Juliana investiu na ampliação de uma das franquias, que agora conta com um amplo espaço kids. Juliana pretende continuar crescendo e se aprimorando nesta área, que tem forte prevalência masculina. Ela acha natural, pois homens são em grande parte apaixonados por carne e churrasco, mas muitas mulheres, como ela, também são e quando decidem se lançar em áreas predominantemente geridas por homens podem ter desempenho tão bom quanto ou até melhor se souber valorizar seus diferenciais.