Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Dia da Indústria: desafios e as oportunidades para o Estado do Rio - WITRI

Dia da Indústria: desafios e as oportunidades para o Estado do Rio

Dia da Indústria

Compartilhe este conteúdo:

Somente os industriais fluminenses sabem a batalha diária que enfrentamos, seja com a violência presente em nosso estado, seja com o ICMS elevado, seja com as condições das vias para a chegada de insumos e envio de nossas mercadorias.

Nos últimos dois anos e meio, com a criação da Rio Indústria, conseguimos fortalecer o diálogo entre o setor público e as indústrias, buscando desta forma tornar o Rio de Janeiro um lugar mais receptivo para o nosso setor e, também para tornar o Rio de Janeiro mais competitivo. Queremos que o Rio de Janeiro volte a ocupar o lugar de destaque nacional de outrora, quando ocupávamos o segundo lugar em base industrial do País. Hoje amargamos a sexta posição neste ranking.

O papel da Rio Indústria tem sido fundamental para ajudar a definir políticas públicas para o setor. Nos quase três anos de nossa atuação, temos trabalhado junto ao governo estadual para desenvolver soluções e pleitos que visam melhorar o ambiente de negócios e gerar um ambiente mais favorável aos investimentos, harmonizando os interesses dos industriais com o poder público.

Apesar dos desafios, existem muitas oportunidades que devemos aproveitar. O estado do Rio de Janeiro tem grande potencial para atrair novos investimentos e fortalecer atividades econômicas em setores como petróleo e gás, siderurgia, metalurgia e alimentos.

Além disso, podemos explorar novas frentes de atuação em áreas como tecnologia e inovação, que têm sido fundamentais para o crescimento das empresas em todo o mundo.

Outro ponto que podemos destacar, foi o estudo realizado pela ALERJ, visando a criação de um Complexo Econômico-Industrial da Saúde aqui no Rio de Janeiro. Durante a pandemia vimos a necessidade de fortalecer a produção de insumos médico-hospitalar em nosso país, para não ficarmos mais à mercê de outros países.

A Construção deste Complexo, certamente favoreceria as indústrias, e não somente as indústrias farmoquímicas e farmacêuticas, mas também as indústrias de base Mecânica, eletrônica e de materiais, que são responsáveis pela produção de próteses, órteses, equipamentos para diagnósticos, além dos materiais de consumo hospitalares.

Esse é um dos caminhos para a reindustrialização do estado, que inclusive até poucos anos atrás, abrigava grandes indústrias farmacêuticas, que infelizmente trocaram o Rio de Janeiro por outros estados mais competitivos nesta guerra fiscal que vivemos diariamente.

Precisamos destacar também que o governo estadual está trabalhando para tornar o Rio de Janeiro um ambiente propício para as indústrias, tendo como uma de suas principais pautas, o fortalecimento dos distritos industriais, como na construção de 18 novos distritos industriais e reforma dos já existentes, além de linhas de créditos para o nosso setor.

A criação de novos distritos, e a reforma dos já existentes, certamente trarão o ambiente propício, com segurança e com as condições necessárias para que novas industrias se instalem no Rio de Janeiro.

É por isso que a Rio Indústria está firmemente comprometida em fornecer todo o apoio necessário neste projeto do Governo. Nos colocamos a disposição do estado para que estes distritos industriais sejam um sucesso. Temos certeza que esta é uma das formas de reindustrializar nosso estado e fortalecer as indústrias que aqui já se encontram.

Durante este período de atividades da Rio Indústria, o Estado tem sido sensível à muitos setores econômicos ao dar condições de competitividade para os segmentos empresariais através de incentivos que auxiliam a indústria fluminense, e ajudam a não continuar com o esvaziamento econômico do Rio de Janeiro.

É nesse sentido que, como associação, buscamos estar sempre na vanguarda das mudanças, promovendo o diálogo entre os empresários e instituições governamentais, buscando sempre que o nosso setor evolua e prospere no Rio de Janeiro.

Juntos, podemos enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam. Estamos empenhados em continuar avançando para que a indústria do Rio de Janeiro siga fortalecida e vença os desafios impostos pela atual conjuntura.