Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Criminosos repetem falsas imagens de documentos e ‘selfies’ em tentativas de fraude - WITRI

Criminosos repetem falsas imagens de documentos e ‘selfies’ em tentativas de fraude

Criminosos repetem falsas imagens de documentos e ‘selfies’ em tentativas de fraude

Compartilhe este conteúdo:

Em cada três mil tentativas de fraude com documentos e fotos digitais em transações de negócios, cerca de 28 são praticadas utilizando-se imagens falsificadas já apresentadas em pelo menos uma tentativa anterior.

Há casos extremos, no entanto, em que as mesmas imagens são reapresentadas em até 20 tentativas em um período de apenas três meses. A constatação destes dados é da  Flexdoc, uma rede de extração, validação e back-office de transações por imagem. A empresa realiza a aquisição e processamento de imagens para bancos, redes de varejo, escritórios de advocacia, governo e empresas de serviços. 

Com um movimento diário de 300 mil pacotes digitais sendo processados em sua estrutura, a Flexdoc registra, mensalmente, em torno de 84 mil imagens já previamente negativadas pelos mecanismos de checagem. Este total inclui imagens repetidas de documentos como CNH e RG não fidedignos, além de ‘selfies’ reincidentes que já haviam sido contestadas pelos algoritmos biométricos.

O atual banco de imagens gráficas e faces humanas negativadas da Flexdoc superou os 60 milhões de registros quando se consideram também as imagens falsas não reincidentes.

De acordo com o analista de dados Luiz André Lima Lemos, sócio-diretor da Flexdoc, embora a maioria das imagens seja apresentada em apenas um intento, a constituição da base negativada ajuda a aumentar a velocidade de detecção de fraudes na operação. “Este checagem preliminar permite otimizar a segurança, reduzir o atrito operacional e melhorar a experiência do usuário”, comenta Lemos.

Para autenticar acessos de usuários e validar seus documentos e informações, a rede da Flexdoc emprega um processo de visão computacional combinado com o cruzamento da tipificação gráfica documental, seguindo os padrões dos órgãos emissores.

Simultaneamente a estes fatores, a plataforma confere os algoritmos biométricos das selfies, das fotos constantes nos documentos e os padrões de assinaturas de clientes.

Também é verificado o comportamento digital e financeiro dos indivíduos junto a bases de dados públicas ou pertencentes á própria Flexdoc e seus clientes. 

Entre julho de 2021 e julho deste ano, a Flexdoc conferiu 46,91 milhões de imagens em processos transacionais. No período, negou a validação de 25,08 milhões, sendo 9,12 milhões destas negativas marcadas como “tentativa de fraude”, e as restantes apenas direcionadas para uma verificação manual devido a inconsistências.

Sobre a Flexdoc

A Flexdoc é uma empresa especializada em automação de processos, validação de dados e documentos, e sistemas de processamento de documentos por imagem, auxiliando os clientes a acelerar o crescimento através da implantação de fluxos inteligentes e gerenciáveis com alto grau de automação e confiabilidade nos dados, documentos e processos.

Nos últimos 12 meses, a Flexdoc processou mais de 40 milhões de pacotes de transações como aberturas de contas bancárias, crédito, compensação de cheques, onboarding de trabalhadores remotos ou de clientes e orquestrou fluxos de imagens digitais de documentos em áreas como pesquisa científica, benefícios sociais e varejo. Presente em todo o País, a Flexdoc conta com dois Data Centers e Centros de Desenvolvimento em São Paulo e no Distrito Federal.