Pesquisar
Close this search box.

Contratações do setor de logística crescem 86% na Gi Group em 2022.

Compartilhe este conteúdo:

A era pós-pandêmica foi caracterizada por aumentos rápidos e significativos na demanda por mão de obra em setores-chave da economia. Na Gi Group Holding, empresa especializada em outsourcing, recrutamento & seleção e gestão de mão de obra, um dos destaques é a área de logística com 17.045 contratações em 2022, um crescimento de 86% comparado com as 9.117 em 2021. Os dados englobam trabalhadores efetivos, temporários e contratos de serviços gerenciados. Houve ainda um expressivo aumento, de 153%, de mulheres contratadas para diferentes cargos na área de logística também. 

Para Rogério Falzoni, diretor executivo da Gi BPO, divisão de outsourcing da Gi Group Holding, os resultados mostram uma evolução do setor, impulsionada, principalmente, pela expansão da atividade no comércio eletrônico, o que vem exigindo das empresas uma estratégia para aumentar a eficiência na logística de distribuição. Esse cenário reflete no crescimento das equipes e abertura de novas posições.

“Em muitos casos, como datas sazonais, por exemplo, as empresas precisam responder de forma rápida a picos de demanda com a contratação imediata de profissionais especializados. Nesse sentido, o setor de serviços de Recursos Humanos vem implantando abordagens inovadoras para reduzir a escassez de mão de obra, oferecendo soluções ágeis de profissionais para cargos operacionais até liderança em requalificação, transições e gerenciamento de carreira. Outro ponto importante ao recorrer a serviços de empresas especializadas em terceirização é a segurança jurídica na contratação, especialmente de temporários, terceirizados ou serviços gerenciados de outsourcing, com o cumprimento rigoroso da legislação trabalhista”, afirma Rogerio Falzoni. 

O crescimento das contratações por meio da Gi Group Holding foi expressivo em grandes empresas do ramo de e-commerce e bebidas. “A nossa constante busca por soluções inovadoras, integradas aos demais players da holding, vêm atraindo, cada vez mais, o interesse de grandes empresas. Com o crescimento exponencial da demanda do e-commerce, terceirizar o setor de logística, para muitas empresas, também foi uma saída para continuar entregando um serviço de qualidade, e estávamos preparados para atender a essa demanda por mão de obra. Sem dúvida, esses números reforçam a nossa presença no setor e expertise para o desenvolvimento do mercado de trabalho”, disse o diretor da Gi BPO. 

Cinco estados tiveram crescimento no número de novas vagas em 2022, com destaque para Minas Gerais (238,59%) e Paraná (184,89%), seguidos por Rio de Janeiro (92,22%), São Paulo (86,48%) e Rio Grande do Sul (4,92%). A maior parte das contratações de 2022 se concentra em São Paulo (11.045).

Cargos em alta

No ano passado, os cargos de auxiliar de logística, conferente, ajudante de serviços gerais e auxiliar de operações tiveram mais contratações. Neste ano de 2022, o cargo de auxiliar de logística segue como o primeiro com maior número de contratações, registrando uma alta de 104% em relação ao ano passado.