Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Construhub inicia terceiro ciclo de incubação de startups, em Londrina - WITRI

Construhub inicia terceiro ciclo de incubação de startups, em Londrina

Construhub inicia terceiro ciclo de incubação de startups, em Londrina

Compartilhe este conteúdo:

O Construhub, o hub de inovação da construção civil do Sinduscon Norte-PR, em Londrina, inicia o terceiro ciclo de incubação de startups a partir de quarta-feira (26). Sete projetos foram selecionados para participar da trilha de inovação, com metodologia aplicada pelo Sebrae/PR. As atividades encerram em fevereiro de 2024.

O coordenador do Construhub do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon Norte-PR), Murillo Braghin, diz que o diferencial desse ciclo é a participação de startups com soluções para o mercado imobiliário, cidades inteligentes e as greentechs, voltadas para a economia verde.

“Nos dois primeiros ciclos, focamos na construção civil, mas percebemos que podemos trazer startups de outras áreas que podem solucionar problemas do setor”, conta.

Segundo Braghin, nos dois primeiros ciclos, o Construhub apoiou 15 startups. Os projetos trazem soluções diversas, como arquitetura modular, novidades para o mobiliário urbano e blocos de concreto e até criações no metaverso. Consolidado como um espaço de incentivo a novos negócios na construção civil, o hub acaba de fechar parceria com uma universidade da cidade, que irá ceder laboratórios para pesquisa e desenvolvimento de protótipos das startups.

O consultor do Sebrae/PR, Rubens Negrão, destaca que o ciclo traz essa nova temática da economia verde a partir dos resultados do primeiro Hackathon Green Tech Ambiental realizado na cidade. Projetos iniciados na maratona receberão mentorias para modelar os negócios no Construhub. O objetivo é escalar as soluções no mercado.

“O Construhub é fruto de todo trabalho que o ecossistema de inovação de Londrina vem fazendo desde 2017. Estamos conseguindo atrair iniciativas de outros setores que têm como público final a construção civil.”

Rubens Negrão

Uma das startups beneficiadas com a incubação é a Catena X – Tecnologia, que tem entre os sócios o engenheiro civil Gabriel Antonio Saraiva Barbosa. Ele conta que levou para o hub o seu projeto de conclusão de curso, de arquitetura virtual no metaverso. A ideia inicial era comercializar apartamentos no metaverso para uso no ambiente virtual.

“Percebemos que ainda é cedo para vender artigos virtuais, então, decidimos usar o metaverso como um canal de vendas para o mercado imobiliário”, afirma.

Os clientes potenciais são construtoras e imobiliárias, que podem usar o sistema desenvolvido pela Catena X para lançar apartamentos no ambiente virtualizado, para que pessoas de qualquer lugar do mundo possam visitá-los.

Programação

A programação do terceiro ciclo de incubação do Construhub, do Sinduscon Norte-PR, conta com dois encontros presenciais no mês para abordar temas como modelo de negócios e proposta de valor, editais de inovação, mentalidade empreendedora, segmento e nicho de cliente, comunicação criativa, oficina de pitch, pesquisa de mercado, estrutura de custos e fontes de renda, feedback com mentores, e outros.

5/5 - (1 vote)