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Conheça seis características que um empreendedor de startup Micro-SaaS deve ter

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Segundo cofundadora da Start Growth, ser resiliente é uma delas

Uma Micro-SaaS é uma Startup SaaS que se destaca por ser de pequena escala, auto financiada e administrada por uma equipe enxuta. Este modelo de negócio concentra-se também em oferecer soluções de software como serviço – como uma empresa SaaS comum-, porém, com um escopo mais restrito e uma missão bem clara: atender necessidades específicas do seu nicho de mercado.

Segundo Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e cofundadora da Start Growth, Venture Capital que investe em startups e cria máquinas de marketing e vendas para potencializar o crescimento e a performance das organizações, quem deseja ter uma startup do tipo, além de visionário, precisa ter algumas habilidades e características. “Especialmente quando se trata de um empreendimento autofinanciado e com poucos recursos humanos”, diz. 

Confira seis características importantes que um empreendedor de Micro-SaaS deve ter, segundo a mentora:

  1. Visão focada em problemas específicos – De acordo com Marilucia, o empreendedor precisa desenvolver uma habilidade aguçada para identificar e compreender problemas específicos e muito bem nichados. “Uma visão direcionada a resolver desafios específicos é fundamental para o sucesso”, explica. 
  2. Ser altamente adaptável – Dada a natureza ágil do progresso em Micro-SaaS, que por ser mais focado tende a ser ainda mais acelerado, o empreendedor deve se ajustar rapidamente às mudanças no mercado e segmento, segundo a mentora. “Ele deve ser atento e rápido ao aplicar às mudanças que os feedbacks dos usuários apontam e se ajustar às tecnologias”, afirma.
  3. Entendimento sólido de tecnologia e desenvolvimento de software – Caso o empreendedor não tenha essa aptidão, a orientação é que tenha um sócio que a tenha. “O empreendedor deve ser apaixonado por inovação para garantir que a solução oferecida seja relevante e competitiva”, diz Marilucia.
  4. Customer Obsession – Uma compreensão profunda do cliente é fundamental. Para a cofundadora da Start Growth, o negócio de micro-SaaS precisa manter o foco das iniciativas direcionadas de maneira muito assertiva para o que o cliente alvo deseja. “Para isso, é crucial manter o cliente no centro da operação”, orienta.
  5. Compromisso sólido com a experiência do usuário – “A facilidade de uso e a simplicidade na interação com o software são elementos críticos, pois usuários de Micro-SaaS muitas vezes buscam soluções que não adicionem complexidade desnecessária, mas que sejam claras em seu objetivo”, explica Marilucia. 
  6. Resiliência – Finalmente, a especialista explica que a resiliência é crucial para um empreendedor de Micro-Saas. “Você deve ter uma mentalidade de crescimento, encarando os desafios como oportunidades de aprendizado e melhoria contínua.  resiliência em micro-Saas fará com que o empreendedor se comprometa com a competição de mercado, tendo a ciência de que não vai ficar mais fácil do que seria com qualquer outro modelo de negócio”, finaliza. 

Sobre a Start Growth

A Start Growth começou a investir em startups em 2014 e, de lá para cá, vem ajudando no desenvolvimento de negócios escaláveis e na formação de empreendedores.  Através do método Start Growth Method, a Start Growth já ajudou a tirar muitos negócios do “vale da morte”, possibilitando “exits” muito rentáveis para os acionistas.