Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Conheça 3 gestoras negras em empresas para servir de inspiração - WITRI

Conheça 3 gestoras negras em empresas para servir de inspiração

Conheça 3 gestoras negras em empresas para servir de inspiração

Compartilhe este conteúdo:

O Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, entre o Primeiro Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana. Desde lá, esse é um dia marcado internacionalmente pela luta e resistência da mulher negra contra o racismo, desigualdade de gênero e exploração de classe.

No mercado de trabalho e lideranças de empresas, essa luta é ainda maior. Foi realizado um levantamento em 2022, pela consultoria Gestão Kairós, que é especializada em diversidade, e os dados revelaram que entre 900 lideranças ouvidas, a nível de gerência em diante, apenas 3% são mulheres negras.

Na contra-mão desses dados, algumas empresas trabalham para incluir essas mulheres na liderança das organizações, veja 3 exemplos abaixo que podem servir de inspiração.

Andreza Maia, CPO e cofundadora do Futuros Possíveis

Andreza Maia é CPO e cofundadora do Futuros Possíveis, plataforma de inteligência e geração de diálogos. A empreendedora é especialista em inclusão com foco em tecnologia, inovação e comunicação inclusiva, Linkedin Top Voice, um dos 50 perfis mais inovadores do Brasil e entre os 30 mais influentes do Linkedin.

Palestrante e articuladora de futuros, acredita na educação como potencial transformador de realidades e só este ano impactou mais de 80 milhões de pessoas. Especialista em Africanidades e Cultura Afro Brasileira e lei da igualdade comparada pela Universidade de Stanford e direitos humanos pela USP, é uma figura inspiracional para a comunidade de mulheres, pessoas negras e periféricas.

Com mais de uma década de experiência em Recursos Humanos, atuou em várias das mais relevantes empresas do Brasil. Hoje, além dos cargos no Futuros Possíveis, é especialista sênior de desenvolvimento organizacional com foco em inclusão na maior foodTech da América Latina.

Marina Franciulli, da B2Mamy

Mãe do Gael e do Ian, comunicadora que atua pela perspectiva de diversidades, equidade e inclusão, Marina Franciulli é Head de Diversidade e Inclusão e lidera a frente de sustentabilidade financeira e projetos de impacto da B2Mamy – Socialtech que conecta mães e mulheres em comunidade tornando-as líderes e livres economicamente por meio de educação, empregabilidade e pertencimento. Além disso, ela também é responsável pela coordenação da comunicação institucional do Instituto Update (organização que pesquisa e fomenta a inovação e a imaginação política na América Latina).

Com mais de 15 anos de experiência e atuação nos setores de comunicação e estratégia, a executiva é especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global e transita pelos ecossistemas de inovação tecnológica, política e social.

Josy Santos, da Semente

Formada em administração, Josy também é mestranda em Empreendedorismo e Negócios pelo BRITO Instituto. Atualmente, ela é Líder da Unidade de Negócios de Empreendedorismo Feminino na Semente Negócios, empresa que desenha soluções que valorizam a vida, ela é especialista em negócios liderados por mulheres, diversidade e inovação. Possui vivências à frente de projetos com foco em empreendedorismo, em especial o feminino e periférico, desde 2015. Atua ainda como gestora de projetos de empreendedorismo feminino (SEBRAE Santa Catarina, SEBRAE Mato Grosso do Sul e ENGIE, no programa Mulheres do Nosso Bairro), consultora de inovação social e facilitadora de workshops, oficinas, mentorias coletivas, consultorias individuais e demodays (DELAS, VAI TEC, Projeto Horizonte, AGIR, START RS).