O metaverso já é, além de uma tendência, realidade em certos casos – empresas de diversos setores, da educação à moda, têm investido em criar mundos virtuais que repliquem o nosso, por exemplo. Assim, surgem novas oportunidades de trabalho – com a criação de cargos que não existiam antes, como storyteller do metaverso e gerente de segurança do metaverso.
Mas, os profissionais que já trabalham em outros cargos também podem se beneficiar ao aprender sobre o metaverso. O instrutor de tecnologia na Udemy Glaucio Daniel dá três dicas sobre como conhecer mais sobre o tema:
1- Aprenda antes que os outros
Larry Page e Sergey Brin, os fundadores do Google, viram o potencial de organizar as informações da internet antes de todo mundo. Algo similar, descobrir uma tendência antes dos outros, pode acontecer com quem decidir embarcar no metaverso agora, de acordo com Glaucio Daniel.
“Quem estudar o metaverso desde já pode se destacar quando ele for adotado em massa”
Glaucio Daniel
2- Faça cursos online
Os cursos online em plataformas como a Udemy são uma forma eficaz de aprender sobre o metaverso, segundo Daniel, pois são atualizados constantemente. “Além disso, poucas instituições de ensino tradicionais, como universidades, já oferecem cursos sobre o assunto”, afirma ele. Segundo Daniel, o futuro dos cursos online pode, inclusive, ter a influência de tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada, ambas usadas no metaverso.
3- Desenvolva habilidades relacionadas
Aprender sobre realidade virtual, realidade aumentada, realidade mista, inteligência artificial, 5G, redes sociais, criptomoedas, LGPD e Web 3.0 é uma maneira de conquistar conhecimentos relacionados ao metaverso, habilidades que podem ser muito úteis combinadas.
“O metaverso é uma mistura de tecnologias e conceitos e será, sim, uma realidade para todos, mas talvez não da maneira como o imaginamos hoje”
Diz Glaucio Daniel
Sobre a Udemy:
A Udemy (Nasdaq: UDMY) fornece desenvolvimento de habilidades de forma flexível e eficaz para capacitar empresas e indivíduos. O marketplace da Udemy, com milhares de cursos atualizados em dezenas de idiomas, fornece as ferramentas de que alunos, instrutores e empresas precisam para atingir os seus objetivos e o seu potencial máximo.
Milhões de pessoas aprendem na Udemy com especialistas do mundo real, em temas que vão desde programação e ciência de dados até liderança e team building. A Udemy Business oferece para os seus clientes corporativos uma plataforma de treinamento e desenvolvimento de funcionários, com acesso por assinatura a milhares de cursos, learning analytics e a capacidade de hospedar e distribuir o seu próprio conteúdo.
Entre os clientes da Udemy Business, estão o Glassdoor, a GoFundMe, a On24, o Banco Mundial e a Volkswagen. A Udemy tem sede em São Francisco (Estados Unidos), com hubs em São Paulo (Brasil), Ancara (Turquia), Austin (Estados Unidos), Boston (Estados Unidos), Mountain View (Estados Unidos), Denver (Estados Unidos), Dublin (Irlanda), Melbourne (Austrália) e Nova Délhi (Índia).