Nos últimos anos, o marketing digital emergiu como uma ferramenta poderosa que nivelou o campo de jogo entre pequenas e médias empresas (PMEs) e grandes corporações. De janeiro a junho de 2023, o investimento em publicidade digital no Brasil cresceu 11% em relação ao 1º semestre do ano passado, movimentando R$ 16,4 bilhões.
Antes, as grandes empresas dominavam o cenário de marketing com seus grandes orçamentos e recursos ilimitados. No entanto, com o surgimento do marketing digital, as PMEs agora têm a oportunidade de competir de maneira mais eficaz, aproveitando suas vantagens únicas como:
- Alcançar um público mais amplo e global por meio da presença online;
- Garantir que o site da empresa seja facilmente encontrado pelos usuários nos mecanismos de busca através de estratégias de SEO;
- Atrair leads qualificados interessados em seus produtos ou serviços;
- As redes sociais oferecem um canal para as PMEs se envolverem diretamente com os clientes, respondendo a perguntas, recebendo feedback e construindo relacionamentos duradouros;
O marketing digital nivelou o campo de jogo, permitindo que as PMEs compitam de maneira mais eficaz com grandes empresas, aproveitando sua agilidade, criatividade e capacidade de se conectar de forma mais próxima com os clientes.
Para falar mais sobre esse assunto, Henrique Michelini, publicitário, CEO da Beelieve e certificado pela Gupy como Líder Inspirador em 2021, tem disponibilidade para dar entrevistas e esclarecer melhor sobre como as PMEs podem tirar melhor proveito do marketing digital, como encontrar modelos e estratégias compatíveis com o negócio e como aprender sobre esse novo método.