Pesquisar
Close this search box.

Como fazer bons negócios nos leilões?

Leilões

Compartilhe este conteúdo:

O mercado de leilões é um dos ambientes mais oportunos para aqueles que estão em busca de fechar um bom negócio. Carros, mobiliários, apartamentos e até peças de vestuário podem ser adquiridas na modalidade, que recentemente podem ser realizadas completamente online, dispensando a presença física do licitante para uma eventual arrematação. A inovação que transformou completamente todos os mercados pode causar confusão pela simplicidade no seu funcionamento e até mesmo, em sua fiscalização. Na teoria, é simples: o maior lance, vence. Na prática, é preciso tomar alguns cuidados para não se enrolar na hora de bater o martelo e muito antes: na hora de encontrar e escolher os editais para se dar um lance.

“Costumo dizer que o edital é o documento que é o mapa do tesouro de um leilão. Ler e entender o que é contém no edital é primordial para dar o primeiro passo rumo ao sucesso”, diz uma das principais referências no mercado brasileiro de leilões e a maior influenciadora especializada no ramo, Isabella Peracchi.

Mas, afinal, como ficar sabendo da existência dos leilões? Os leilões judiciais costumam ser divulgados em jornais de grande circulação (normalmente na área de classificados), nos sites dos tribunais, e também no Diário Oficial da Justiça, sempre com a data, local e horário dos leilões. Já nos leilões da Caixa, são colocados imóveis usados (casas, apartamentos e terrenos aptos para uso) de propriedade da CAIXA, disponíveis para compra as disponibilidades podem ser consultadas em https://venda-imoveis.caixa.gov.br/sistema/download-lista.asp. “Utilizar sites de busca como o Google podem ser boas formas de ficar por dentro de leilões. Mas, é preciso cuidado para saber sobre a veracidade de cada um deles”, explica Peracchi.

O primeiro passo para saber se um leilão é verdadeiro, é observar o site em que se dá o lance. Segundo a especialista, uma boa forma é verificar se o domínio é “.com” ou “.com.br”, além de buscar quem é o leiloeiro responsável pela plataforma. “Depois de saber quem é o leiloeiro, confira se ele está devidamente cadastrado na junta comercial do estado e não bata o martelo antes de ligar para o telefone oficial cadastrado na junta para conferir”, alerta Isabella. Todo estado tem uma junta comercial e seus contatos podem ser facilmente encontrados no Google.

Apesar da variedade, é preciso estudar e tomar alguns cuidados. “O mercado de leilões é a oportunidade perfeita para quem tem interesse em multiplicar o seu dinheiro ou economizar na compra de um bem ou produto. É como se fosse uma ‘black friday’ que dura o ano inteiro”, diz Isabella. “Como qualquer mercado, os leilões requerem estudo e análise”, completa a especialista.

Para quem se interessa em investir no mercado de leilões, Isabella Peracchi dá dicas diárias em suas redes sociais, e também fundou a Escola do Leilão, que já transformou a vida de centenas de alunas e alunos, tendo como grande objetivo facilitar o conhecimento sobre o mercado de leilões, para que cada vez mais pessoas possam ganhar dinheiro e aproveitar as grandes oportunidades desse mercado. Siga @isabella.peracchi e saiba mais!