Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Como construir uma equipe engajada e motivada? - WITRI

Como construir uma equipe engajada e motivada?

Como construir uma equipe engajada e motivada

Compartilhe este conteúdo:

Quando uma equipe está engajada, os membros são mais motivados, produtivos e têm um senso de propósito em relação ao seu trabalho. Eles estão dispostos a investir esforços extras, têm um alto nível de comprometimento com os objetivos da empresa e estão mais propensos a contribuir de maneira positiva para o ambiente de trabalho e para o sucesso da organização como um todo.

Valéria Bax, Master Business Coach e Mentora, Sócia do Instituto EVEX, explica que o engajamento da equipe é o nível de dedicação, entusiasmo e comprometimento dos membros da equipe em relação ao seu trabalho, aos objetivos organizacionais e ao sucesso geral da empresa.

“É uma medida do vínculo emocional e psicológico que os colaboradores têm com a organização em que trabalham.”

Valéria Bax

O comprometimento dos colaboradores é um fator crítico para o sucesso de qualquer negócio. É como em um jogo de futebol. Quando a equipe está entrosada e tem um técnico que joga junto, vencer passa a ser um objetivo de todos. Você tem no time pessoas mais produtivas, satisfeitas e propensas a permanecer mais tempo na empresa.

Desafios de construir uma equipe motivada

  • Não ter uma comunicação clara e eficaz;
  • Não reconhecer ou valorizar as conquistas das pessoas e da equipe;
  • Não ter clareza dos objetivos da empresa, das áreas e de cada membro da equipe;
  • Ter um ambiente onde existem muitos conflitos pessoais;
  • Sobrecarga de trabalho ou pressão equivocada;
  • Não ter pessoas alinhadas com os valores da empresa.

Para se ter uma equipe motivada e engajada é importante ter uma comunicação clara e transparente a partir do líder. Reconhecer o trabalho bem feito e valorizar os esforços de forma autêntica, oferecer suporte e orientação para a equipe sempre que necessário, acompanhar e dar feedbacks assertivos e construir uma cultura forte que seja positiva, gera autonomia e equilíbrio. “Com uma equipe motivada os desafios ficam mais leves, as pessoas mais participativas e se sentem parte da empresa. Os resultados ficam mais fáceis de serem alcançados”, destaca Valéria.