Warning: Undefined array key "options" in /var/www/html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192 Com ajuda de software da Boxlink, Conexão Premium otimiza processos logísticos, aumenta envios e reduz em 30% os custos do frete - WITRI

Com ajuda de software da Boxlink, Conexão Premium otimiza processos logísticos, aumenta envios e reduz em 30% os custos do frete

Com ajuda de software da Boxlink, Conexão Premium otimiza processos logísticos, aumenta envios e reduz em 30% os custos do frete

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A Conexão Premium, empresa que oferece fabricação, embalagem e logística de mercadorias para pessoas físicas que criam produtos a serem vendidos na internet, contava com 80 clientes antes da pandemia de Covid-19 e cresceu cerca de 400% nos últimos três anos. A digitalização acelerada trouxe 50 outros possíveis clientes interessados em manter a operação de suas lojas por meio do fulfillment – sistema que organiza processos de logística para outras empresas -, mas eles precisaram recusar clientes em um primeiro momento. Isso porque, na época, a operação não permitia tamanha demanda sem uma otimização dos processos. Foi quando optaram pela busca de softwares que integrassem os processos de forma personalizada ao serviço da Conexão Premium, e optaram pela Boxlink.

O aumento da demanda por produtos vendidos na internet exigiu uma adaptação rápida por parte das empresas e tecnologias de gestão foram chaves importantes no processo. Na Conexão Premium, dos 50 clientes interessados em contratar no início da pandemia, 30 puderam ser atendidos com a otimização interna da operação. Agora, 70% da empresa funciona com a tecnologia para gestão de logística da Boxlink e 30% ainda será adaptado ao programa. “É uma área da operação que ainda precisa ser integrada ao software. Percebemos que ela nos gera muito trabalho e ainda tem mais custos de manutenção”, conta o gestor operacional da Conexão Premium, Moacir Marques Paula.

Antes de contratar a Boxlink, a Conexão Premium contava com mais de três sistemas para fazer captação junto aos clientes, processar documentos de transporte e pesquisar a melhor logística para cada uma das regiões de entrega dos diversos produtos fabricados na rede. São cinco centros de distribuição em diferentes estados do Brasil e eles conseguiram padronizar os processos em um único sistema com as melhorias na operação

“A gente tinha três ou quatro pessoas contratadas só para fazer a passagem de dados de um sistema para o outro, hoje não é mais necessário. Tenho a etiqueta, a nota fiscal e todo o processo que foi simplificado.”

Moacir Marques Paula

Primeiro cliente Fulfillment da Boxlink, a organização das informações de gestão e logística foram adequadas às necessidades da Conexão Premium no programa, possibilitando inclusive o fluxo de informações nos cinco pontos de distribuição com melhorias significativas. No fluxo de caixa, a redução é de 15% de despesas ligadas aos processos operacionais, além da economia com insumos e mensalidades de demais plataformas. Os fretes também apresentaram 30% menos custos no valor dos envios e passaram de uma média de 1 mil envios por mês em maio de 2022 para 30 mil no primeiro trimestre de 2023. Ou seja, menos despesas, mais consumidores, frete fixo em parceria com os Correios e mais resultados em caixa para todos os ativos do negócio.

Crescimento continuado do comércio eletrônico

Dados da ABCoom (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) mostram que as vendas no comércio eletrônico alcançaram R$169,6 bilhões em 2022, um aumento de 5% com relação a 2021. Já para 2023 a previsão é que as transações no setor cheguem a R$185,7 bilhões. Ou seja, o crescimento segue mesmo após a pandemia da Covid-19, até porque há muito espaço disponível no mercado brasileiro para que as empresas se digitalizem. “As vendas pela internet são adotadas por negócios nascentes, que se lançam ao mercado já com sites, e por aquelas consolidadas. Na indústria, por exemplo, muitas marcas adotaram o comércio eletrônico para estar em contato direto com os clientes”, explica Ricardo Friedemann, fundador da Boxlink.

Software para gestão de logística

Foi no mercado de logística que Ricardo percebeu uma dor entre os clientes: “Muitas vezes, nos casos de entrega para longas distâncias de compras online, as marcas perdem parte do controle sobre o envio do produto porque a responsabilidade é delegada às transportadoras”, explica,. O software da Boxlink possibilita que as entregas sejam padronizadas e acompanhadas de perto pelas empresas que estão na internet. A startup oferece dados de preços e operação de mais de 2.000 transportadoras, com análise dos melhores perfis de entrega e preços. Além disso, são integrados à plataforma com ferramentas de nota fiscal, packing, tracking, nota fiscal e outros.

“O negócio de logística não é simples de operar porque tem toda a questão de nichos de atendimento, a armazenagem e rastreamento dos produtos e o faturamento disso tudo. Nós construímos um painel com todas as informações para a gestão, e também possibilitamos que a rastreabilidade do produto pelos consumidores finais da loja em uma landing page personalizada com as informações da marca”, afirma Friedemann.