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Cobrança digital converte inadimplente em cliente fiel

Cobrança digital

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O Brasil chegou a um número recorde de pessoas em situação de inadimplência: subiu de 59,3 milhões de brasileiros em janeiro de 2018 para 70,1 milhões em janeiro de 2023. O valor médio da dívida neste período subiu 19%, para R$ 4.612,30, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

A cobrança digital é uma solução cada vez mais eficiente, facilita a renegociação de maneira prática e humanizada e também tem um efeito potente de fidelização.

“O melhor cliente é o que a empresa já tem”, diz Luiz Ojima Sakuda, diretor de marketing e inovação da MFM Tecnologia, responsável pelas plataformas Negocia Mais e Negocia Fácil. “Os sistemas tradicionais de cobrança, via telefone, incomodam as pessoas e são muito fáceis de bloquear, situação que vai se intensificar com a implantação do prefixo 0304. Segundo o Raio X da Inadimplência Brasileira, apenas 11% das pessoas preferem ser abordadas por telefone para negociar dívidas. É melhor trazer o cliente de forma amigável para fazer a sua negociação nos canais digitais e automatizados, com uma estratégia de comunicação integrada que otimiza o esforço conforme o perfil do inadimplente.”

CANAIS DE COBRANÇA DIGITAL

Quais os canais de cobrança que são mais adequados para o contato com o cliente em situação de inadimplência? Veja alguns:

  • Portal de cobrança: white label (com a identidade do credor) ou multicredor. São portais de auto-atendimento que atendem via plataforma digital, nos dispositivos de preferência do consumidor (celular, computador etc).
  • Chatbot: Trata-se de um programa de computador que simula a conversa com um humano. São geralmente implementados em plataformas como Whatsapp, Telegram, Messenger, sites e aplicativos.
  • Voicebot: Assim como o chatbot, o voicebot é um programa de computador que simula a interação humana, porém, neste caso, por voz. Através dele, é possível automatizar todo o processo de cobrança de forma interativa, inclusive com o envio de boletos de negociação.
  • Apps de mensagens: Plataformas como Whatsapp, Telegram e Messenger são ferramentas práticas para fazer contato com os clientes, com baixo custo para utilização. Eles permitem um atendimento mais humanizado, aproximando o cliente da empresa e diminuindo possíveis atritos.
  • SMS e e-mail: Esses são canais de cobrança mais diretos e até mais rápidos, para negociação e acompanhamento de acordos. É possível até mesmo o envio de código de barras de boletos para pagamento, segunda via de boletos e lembretes de data de vencimento para evitar atrasos e quebra de acordos.
  • Mídias sociais: Aqui é preciso um cuidado redobrado para não invadir a privacidade do cliente na hora de abordá-lo sobre pendências financeiras. Quando bem feito, torna a abordagem mais humanizada e permite uma comunicação mais eficiente.

Dentro desse contexto tão delicado, é preciso uma atuação ética e profissional, respeitando o Código de Defesa do Consumidor, evitando abordagens abusivas e indevidas.

AS PLATAFORMAS DE COBRANÇA DA MFM TECNOLOGIA

Com mais de vinte anos de atuação, a MFM oferece duas plataformas de cobrança digital que têm grande aceitação no mercado: Negocia Mais e Negocia Fácil.

Negocia Fácil

A MFM Tecnologia é pioneira na criação de uma poderosa plataforma de cobrança digital White Label, o Negocia Fácil. Esse sistema permite a personalização do site de cobrança, de modo que dará sensação de que a plataforma é própria da empresa que contratou o serviço.

Segundo a pesquisa “Raio X da Inadimplência Brasileira”, realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a MFM, 65% preferem pagar as dívidas diretamente com seu credor.

Portanto, o ambiente personalizado é ideal para a negociação das dívidas, que é realizada em ambiente seguro, controlado e com a marca e “look and feel” da empresa.

Negocia Mais

Essa é uma plataforma da MFM que centraliza as operações de dívidas em um único lugar. Em outras palavras, o seu cliente pode consultar e negociar online dívidas com diferentes empresas, de maneira centralizada.

O Negocia Mais amplia as chances de recuperação de crédito porque todas as empresas que participam do Marketplace de cobrança aproveitam todo o fluxo de clientes inadimplentes, no momento em que o usuário entra na plataforma para a consulta ou negociação de outras dívidas.

A plataforma até informa o cliente sobre dívidas que já estavam esquecidas. Ao final da negociação, o cliente recebe o boleto por e-mail.

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