Com presença destacada nas plataformas de tecnologia das maiores concessionárias de do país, sendo responsável pelo gerenciamento de dados de mais de 2,3 milhões de consumidores, a CAS Tecnologia acaba de lançar sua primeira solução de Inteligência Artificial voltada especialmente para o setor de energia. A plataforma Neuron realiza o diagnóstico do sistema de telemedição por meio de inteligência artificial. A companhia investiu aproximadamente R$6.000.000,00 (seis milhões de reais) no desenvolvimento do produto Neuron, sendo que parte deste montante foi realizado com o apoio do BNDES.
De acordo com a companhia, o Neuron realiza o acompanhamento temporal por meio da análise de uma grande quantidade de informações, utilizando inteligência artificial, o que promove maior eficiência operacional, com impactos positivos nos altos custos das distribuidoras. O gerente da CAS Tecnologia, Octavio Brasil, explica que a solução funciona como um mecanismo capaz de identificar rapidamente as perdas, reais ou potenciais, e ter uma visão georreferenciada das anomalias, trazendo resultados significativos na recuperação da receita.
Ainda segundo Brasil, as redes neurais podem ser aplicadas na detecção de falhas e no diagnóstico de problemas em todo o sistema de telemedição do setor de distribuição de energia. Isso permite a identificação precoce do problema, reduzindo o tempo de inatividade da comunicação, dos processos e do faturamento, otimizando até mesmo alguns processos de manutenção.
“Dessa forma, as distribuidoras reduzem os índices de perdas não-técnicas, sejam elas ocasionadas por desatualização cadastral dos consumidores, por algum tipo de fraude ou por necessidade de reparar equipamentos de medição. Isso traz benefícios que melhoram os indicadores de produtividade das distribuidoras de energia.”
Octavio Brasil
O Neuron está integrado à plataforma Hemera, a plataforma de gestão e análise de dados da medição das distribuidoras, responsável pelo gerenciamento e monitoramento contínuo do grande volume de dados de seus clientes. Essa integração combina inteligência artificial e automatização de processos, seguindo os princípios da Indústria 4.0. De acordo com a CAS Tecnologia, anteriormente, a eficácia das inspeções situava-se entre 10% e 30%. Com a introdução da inteligência artificial nos sistemas de telemedição, que já conta com sistemas de comunicação Internet das Coisas (IoT), esse número aumentou, podendo chegar a 80%.
“A inteligência artificial pode ajudar a melhorar o gerenciamento das redes em várias frentes. Na previsão de demandas, com base em dados históricos, na otimização da distribuição de energia e no gerenciamento da rede, identificando padrões que podem ser usados para identificar as oportunidades de melhorias da rede”, conclui Brasil
CAS Tecnologia
A CAS Tecnologia conta hoje com produtos e soluções inteligentes de gestão de dados de telemedição, automatização de processos, gestão e suporte à tomada de decisão. Suas soluções contribuem para a sustentabilidade, a maior eficiência operacional, o que é importante para a qualidade dos serviços prestados, além da geração de valor agregado aos diversos processos de negócio dos seus clientes — entre eles 31 das 42 maiores concessionárias de energia do país. As soluções de Smart Grid são o principal foco da empresa. A Plataforma Hemera, da CAS Tecnologia, gerencia dados de mais de 2,3 mi de consumidores.