Pesquisar
Close this search box.

Canal de vendas: WhatsApp é o queridinho do e-commerce

Canal de vendas WhatsApp é o queridinho do e-commerce

Compartilhe este conteúdo:

O WhatsApp é o aplicativo que os brasileiros mais abrem durante o dia, e o segundo em que passam mais tempo, de acordo com um levantamento da Mobile Time em parceria com a Opinion Box, realizado no final de 2022. Apenas essas informações já dão uma ideia da importância da ferramenta, mas ainda existem outras vantagens que tornam a tecnologia essencial para os negócios, principalmente para aqueles que têm lojas virtuais. No Brasil, 74% das empresas utilizam o WhatsApp como a principal ferramenta de vendas digitais, aponta o Sebrae.

Para o especialista Eduardo Werner, CEO da Wx3, empresa de tecnologia especializada em e-commerce, o WhatsApp é um dos principais instrumentos que revolucionaram as vendas no comércio eletrônico nos últimos tempos. “A troca de mensagem instantânea, sem restrições físicas ou geográficas, possibilitou que as marcas passassem a se relacionar com os clientes de forma mais rápida e próxima, já que a maioria das pessoas está sempre conectada”, explica Eduardo.

O aplicativo vem ajudando as empresas diretamente com os processos de experiência do consumidor e com o aumento nas vendas, possibilitando ações como envio de respostas rápidas, soluções de problemas em curto prazo, oferta de produtos ou serviços com detalhes e atendimento personalizado.

Importância do WhatsApp nas lojas virtuais

Na Wx3 e-commerce, o WhatsApp já é um dos principais canais de atendimento ou venda implantados nas lojas virtuais dos clientes.

“A empresa acredita que, para o consumidor, é muito mais cômodo acessar um aplicativo que ele já utiliza para realizar outras tarefas do que impor novas formas de contato. Para os negócios, a ferramenta se torna um caminho prático para criar um relacionamento firme e duradouro com o usuário.”

Eduardo Werner

Incorporar o WhatsApp ao e-commerce pode trazer diversas outras vantagens para as marcas. Entre elas, destacam-se a excelente forma de comunicação broadcast, sem custos adicionais, com eficácia maior que disparos de e-mails; elevada taxa de conversão, uma vez que é possível divulgar promoções específicas, lançamentos e novidades; e a criação de grupos com interesses em comum, de até 1024 pessoas. Tudo isso viabiliza relacionamentos mais próximos com os consumidores, com grandes chances de fidelizá-los. Vale destacar o baixo investimento, por não precisar de nenhum software, apenas do gerenciamento adequado.

“Com o mercado cada vez mais competitivo, é importante que as marcas invistam em tecnologias e estejam sempre atentas às mudanças de comportamento dos consumidores. Para as empresas que desejam alcançar o sucesso de vendas, o segredo é estar sempre onde o seu cliente se encontra e oferecer aquilo que ele deseja”, conclui o executivo.